Publicado por: Breno B | 17 outubro, 2007

Iberostar Praia do Forte

Antes de começar a falar sobre o Iberostar, saiba o seguinte: resort é resort. Se você nunca engordou em um, saiba que as principais atividades são (na ordem): comer, beber, tomar sol, comer, encher a cara e dormir. Você pode (tentar) queimar o “bacon frito e donuts recheado” do café da manhã com uma aula de hidroginástica, vôlei de praia ou no futebol da tarde. Mas, acredite, você não vai.

saida_piscina.jpg

Pra isso eu tenho uma teoria. Sempre desconfiei da existência de alguma substância misteriosa escondida naquelas pulseirinhas coloridas que te obrigam a colocar no pulso, logo ali no check-in. Suspeito de algo estranho que faz aumentar o apetite e diminuir a disposição. O jeito é encarar o destino, acabar de vez com a dieta e se entregar às tentações gastronômicas. Depois, empanturrados, só nos resta esfregar um tubo de protetor no corpo e relaxar na piscina à espera da próxima refeição. Ô vida dura…

entrada.jpg

O Iberostar Praia do Forte funciona como a maioria dos resortões brasileiros, ainda que apresente as suas particularidades. Começando pelas belas piscinas que foram construídas para dar a sensação de estar em uma praia caribenha pois varia suas cores do verde claro ao azul turquesa. Melhor ainda é a divisão delas. A piscina das crianças fica a uma distância considerável da outra piscina principal, que por sua vez é dividida entre os “beberrões” - onde fica o lindo bar da piscina – e os “lagartões” – onde o bronzeador come solto. Aqui tem lugar para todos.

piscina.jpg

Os apartamentos - por volta de 600 – são divididos em três blocos de três andares, separados pelas piscinas e consideravelmente pertos da praia. Os quartos são amplos o suficiente e possuem banheira, frigobar e TV. Só o travesseiro que é horrível. Tem que ser dobrado umas três vezes pra ficar com uma altura aceitável. E não se esqueça de ligar o ar condicionado e fechar os blackouts caso não queira acordar suando ao raiar do sol.

bar_quarto.jpg

As principais refeições são servidas no restaurante Meu Rei, o maior e mais central de todos. Além dele, existem outros quatro restaurantes temáticos que servem o jantar mediante reserva: comida japonesa, mediterrânea, brasileira e francesa. Dentre eles, o melhor é o recém inaugurado francês, que eu não fui. Isso porque, pasmem, exige-se traje social na entrada. Sinceramente, acho ridículo usar calça e sapato dentro de um resort na Bahia. Por isso fui duas vezes ao divertido japonês com sua chapa central para pratos quentes, sushi, sashimi e muito sakê. O mediterrâneo eu não gostei e o brasileiro é tipo um rodízio pra europeu ver.

japones.jpg

Falando nisso, o Iberostar pode ser considerado um pedacinho da Europa dentro da Bahia. Não importa a época do ano, nós brasileiros seremos sempre, acreditem, minoria. Basta dizer que a música oficial (cada resort tem a sua) é cantada em espanhol! Nada mais comum numa rede espanhola. Ou não? Outro sinal da massiva presença européia são os sempre lotados “shows-piegas” de danças típicas brasileiras, com mulatas de minishorts e dançarinos de calça branca e camisa florida. Juro que esse foi o meu primeiro resort onde esses shows não ficavam às moscas.

Em linha com os hábitos do público-alvo do Iberostar, a equipe de animação é pequena e comedida. Sou mais os famosos G.O.’s do Club Med que espantariam qualquer alemão careta no primeiro contato. Mas como eu estava ali na Europa, nem liguei. E se você, como eu, prefere algo mais pesado a uma aula de hidroginástica para gringos cansados, esqueça! A academia também é para eles, ou seja, minúscula e extremamente mal equipada. Para los chicos brasileños, a melhor saída é o Brasil x Europa no futebol da tarde. Dá pra deitar e rolar em cima dos pernetas. Para las chicas brasileñas, o melhor é fazer uma caminhada de 3 km pela praia até a vilinha da Praia do Forte para umas comprinhas, já que as lojinhas do Iberostar são fracas – ainda que tenha uma H. Stern para babar.

pelo.jpg

Apesar de estarmos sob o constante efeito letárgico das pulseirinhas, resolvemos dar um pulo em Salvador para variar o cardápio. Leva em média uma hora de carro até Salvador. Chegamos já de noite para um passeio pelo Pelourinho antes do jantar. Como não era fim de semana nem nada, estava vazio. Foi minha segunda vez no pelô, e com certeza a mais estressante. A situação chegou num ponto em que foi impossível continuar caminhando entre os pedintes que nos cercavam atrás de esmolas. Juro que tentei, mas do jeito que o pelourinho está eu infelizmente não volto mais. Pra acabar a história, minha máquina quase foi parar lá embaixo quando uma tiazinha – muito mais bêbada que eu – esbarrou na minha máquina quando estava tirando essa foto do Elevador Lacerda. Pra mim deu.

elevador.jpg

A praia do Iberostar não é das mais calmas. Nem tem águas das mais claras. Portanto, não se deixe levar pelas fotos tipo mar caribenho que a CVC te mostrar. Mas a faixa de areia é suficiente pra quem curte um bronzeado com maresia ou um topless que é inexplicavelmente proibido na piscina.

praia.jpg

Com uma diária a preços justos para um sistema tipo all-inclusive, o Iberostar é uma boa alternativa para quem gosta de relaxar num resort com muito sol, praia, piscina e comida à vontade. Considero esse tipo de hotel como a melhor opção para uma viagem em grupo (estávamos em onze pessoas) porque consegue unir e agradar a todos, nos poupando daquelas discussões chatas do tipo “o que fazemos todos juntos agora”. Apesar de tudo, eu não voltaria. Prefiro os macaquinhos do Eco Resort – o melhor que eu já fui – ou tentaria o Vila Galé.

PS: Não bloguei ao vivo a viagem por dois motivos: (1) a velocidade da internet do Iberostar é pior que linha discada e são cobrados de R$20,00 a R$50,00 por dia! (2) estava sob o efeito das substâncias tóxicas da pulserinha que me deu uma leseira baiana das brabas.

About these ads

Responses

  1. Olá

    Desculpa pois meu comentário é sobre o seu post anterior. Estarei em Caracas entre 07/11 e 13/11 e ainda não consegui reservar hotel. Preciso de informações de localização e valores de hoteis, trajeto aeroporto / hotel e tambem dicas sobre a cidade. Se for possível pode mandar email para abelcorreia@ig.com.br

    Obrigado

    • Senhores , boa noite, aprovo essa iniciativa de pessoas alocarem opinioes para futuros viajantes (meu caso). Vou ao Hibero Star PF no dia 22/04/2010 e certamente em meu retorno estarei passando minha impressao a respeito. Nao consigo tirar muitas conclusoes após ler absolutamente todos os comentários, a nao ser de que existem pessoas muito diferentes e com consepcao de férias ou descanso bem diferentes – Ha pessoas que utilizam os dias de folga para julgar, analisar, criticar, testar e estressar-se. Pessoalmente prefiro relaxar e aproveitar o que de melhor estiver ao alcance das acomodacoes. Certamente se estiver muito ruim, serei o primeiro a passar para os futuros hospedes. Podem confiar que estarei DE OLHO no servico prestado, mas de maneira alguma irei lá para me chatear, chegarei tranquilo para atrair coisas boas e estas certamente virao. Mas eu conto na volta, Abcs e parabens pelo espaco.

    • Senhores leitores, acabo de chegar do resort Praia do forte e só tenho elogios. O lugaar é bem tranquilo e agtado se vc desejar. Pode-se descansar em picinas calmas a ponto de ler um livro ou aproveitar as picinas mais animadas com som e jogos bem legais para todas as idades. Alem disso as opcoes de comidas sao inúmeras e o que nao faltou foi bom atendimento até onde pude observar. Muita hospitalidade, conforto e qualidade impecável nas acomodacoes. Eu recomendo de olhos fechados e quem for e nao gostar pode me cobrar. Para nao dizer que tudo sao flores, a Internet é paga, acho que nao precisava m as isso nao me impede de dar uma nota 10 ao lugar onde passei 1 semana com minha esposa e filhinha de 2,5 anos. Abcs, Julio mende.

      • Aproveite para ler na próxima vez um bom livro de português, assim nossa pobre lígua pátria não será tão machucada. PISCINA – IBEROSTAR – CONCEPÇÂO

  2. Muito boa sua descrição do hotel.

    E as fotos continuam belas e ao mesmo tempo in formativas

    Um abraço

  3. Breno,
    Me ha gustado muito la descripción del resort y me he reído un montón con esas anécdotas, típicas de un resort.

    Eu tampoco entiendo que se deba de ir arregladíssima a un restaurante muy caluroso y tropical, por ejemplo en un Melià en el Cayo de Santa María, donde las personas para ir a cenar se ponían un poco de perfume y eran devoradas por los mosquitos.

    Eu he conseguido nâo ponerme nunca las pulseras en um resort (en Eco Resort Arraial d’Ajuda e en Vila Galè y en otros resort en Cuba o en España, eu digo que me da alergia, o que no puedo dormir si lo llevo etc, etc…). Eu lo llevo en el estuche de la cámara de fotos o suelto en el bolsillo del pantalón o en el monedero.

    La comida puede estar bien, en algunos resorts, pero al cuando han pasado unos días toda la comida te sabe igual.
    Tchau e bemvindo.

  4. “A situação chegou num ponto em que foi impossível continuar caminhando entre os pedintes que nos cercavam atrás de esmolas.”

    É Brasil, está explicado!

  5. Breno,
    minha primeira visita ao seu site, fui pela propaganda no VnV. Me diverti muchíssimo!!! rsrs Até de uma noite estressante dá para vc tirar risada. Muito espirituoso seu texto!

  6. i am not able to pick this language but i can soll feel the beayty of the place ,

  7. ESTAS OBSERVAÇÕES SERÃO ENCAMINHADAS PARA BLOGS E SITES DE TURISMO E PARA MINHAS LISTAS PESSOAIS.

    estivemos meu marido e eu no iberostar de salvador-bahia pela segunda vez este ano em um enconto de médicos.

    qual a minha perplexidade e indignação de descobrir várias falhas de um hotel tão badalado=
    1-o hóspede que chega mais de cinco da tarde não tem opções para comer nem um pão dormido.
    apesar de 5 estrelas, O RESORT nao dispõe de serviço de quarto.
    telefonamos para a recepção e fomos informados de que deveríamos procurar algum local aberto junto à piscina. O único local aberto não servia absolutamente nada àquela hora.
    meu marido reclamou e lhe disseram que enviariam um sanduíche no quarto. Depois de mais de uma hora, sem a promessa ser cumprida, o restaurante abriu.

    2-ofereceram uísque da marca old eight dizendo que o red label encomendado pela comissão organizadora havia acabado. É inconcebível que em um hotel do tipo se compre e se sirva tal marca de uísque.

    3- nao encontramos touca de banho do WC e a camareira disse que estavam em falta.

    vamos avisar a quem deseje se hospedar em um local que promete mas não cumpre, que leve touca de banho, lanche e uísque bom.

    vale no entanto ressaltar que o atendimento dos raros funcionários que encontramos é impecável, mas só os vimos nas horas das refeições.

    att
    angelina bulcão nascimento

  8. Estive no Iberostar-Bahia e só tive aborrecimentos : está tudo incluído, qdo tem, pois enquanto estive hospedada ficamos sem agua de coco por tres dias, justificativa : problema de logística. Não possuem cadeirinha suficiente para crianças. Se vc tiver sorte qdo for ao restaurante consegue uma cadeirinha para o seu filho, ou ele come no seu colo. Comida para bebê nem pensar !!! Solicitei comida especial qdo cheguei e vcs nao vão acreditar, minha filha nao conseguiu comer nenhum dia (fiquei hospedada 10 dias). Um dia faltava beterraba, no outro esqueciam… Salve as papinhas da nestle !!!!

  9. Olá, sou portuguesa e também estive nesse resort, estou de acordo com você, embora ache que os shows do hotel não fossem lá grande coisa.. Também fui a Salvador da Bahia, mas fui de dia e gostei muito, os pedintes não foram muito chatos, exeptuando uma mulher, no pelourinho que se agarrou a mim…é Brasil, mas continuo vos dando força para conseguirem ser um país melhor!!!

    • TAmbem desejo que Portugal seja um dia muito melhor.

  10. [...] dos Reis Depois de curtir umas férias em terras espanholas no litoral baiano, dessa vez acabei me rendendo aos colonizadores portugueses aqui no Brasil. Não, eu não voltei no [...]

  11. gostaria de obter resposta, vou sair de ferias com filho, e estou na duvida de qual resorts, vila galé marés, iberostar ou beach park em fortaleza.

  12. Estive no Iberostar no período de 26/05 a 30/05/2008 e posso afirmar que o Hotel é muito bom. Todas as informações passadas neste blog são fidedignas. Lá, os gringos são sempre a maioria e em razão disso há uma cobrança exorbitante no valor das corridas de táxi. Do aeroporto ao Iberostar o preço varia. Dentro do saguão do aeroporto R$195,00 (só ida), lá fora R$ 150,00 (só ida) e o receptivo da Grou R$120,00 (por pessoa ida e volta), optamos por este último. Por 8 km de trajeto entre o Iberostar e a praia do Forte são cobrados R$ 20,00 só para ir. Se vc quiser andar pela praia até a vila são aproximadamente 50 minutos apreciando uma bela paisagem. É possível pegar o ônibus na estrada do Côco, que custa R$ 1,50 e o veículo é rodoviário (de uma porta apenas), nesse caso é preciso andar do saguão do hotel até a estrada numa caminhada de 20 minutos. Não senti problemas de insegurança quanto a roubos e nem a presença de mendigos na região, mas é bom não dar brechas em sua segurança.

  13. Ah, já ia esquecendo do hotel, fora alguns escorregões no atendimento (suco do tipo Tang servido nas piscinas, suco de fruta aguado nos restaurantes e as camareiras meio sem noção) o turista poderá ficar o dia inteiro comendo e bebendo à beira da piscina sem maiores preocupações. Não esqueça de levar alguns prendedores de roupa pois há um varal externo para secar as roupas de banho, dispenser de xampú e sabonete e um secador de cabelo em todos os apartamentos. E não se esqueça de levar repelente se vc vai andar pela praia, ela é infestada de mutucas e outros bichos. Ouvi dizer que a dengue é também endêmica. Boa sorte.

  14. Johnny,

    Agradecemos pelas dicas. Volte sempre!

    Abraços,

    Breno B.

  15. A procura de referências sobre o Iberostar na internet aqui cheguei e para minha surpresa elas foram negativas.
    Conhecendo 2 pessoas que lá estiveram e tiveram uma estada maravilhosa, arriscarei e passarei uma semana lá em meados de setembro.
    Acho que todos nós deveriamos lembrar de postar fatos positivos sobre os locais por onde andamos, pois via de regra só lembramos ( eu incluso) de xingar quando dá tudo errado.
    Ao voltar de lá comentarei minhas impressões sobre tudo e espero poder ajudar alguém depois.

  16. Henrique,

    Os posts desse site são impressões absolutamente pessoais dos locais onde estive e não representam de forma alguma um consenso ou opinião geral das pessoas que estiveram por ali.

    Considero o Iberostar, como escrevi nesse post, um ótimo custo/benefício para uns dias de descanso. Mas posso te garantir que existem resorts bem mais interessantes no Brasil.

    Aguardamos sua opinião e uma boa viagem!

    • Por favor me indique qual vc acha melhor que o iberoestar bahia. Obrigada

    • Gostaria que você me indicasse um resort melhor que o Iberostar Praia do Forte.

      Obrigada,

      Estela Leão

  17. Breno,

    Desculpe se o tom do meu comentário foi agressivo, não era de modo algum a intenção.
    O que eu queria dizer é que , via de regra, os comentários registrados nas respostas são negativos pois as pessoas se esquecem de dar sua opinião quando dá tudo certo…
    Concordo com vc que há resorts mais interessantes, mas neste caso pesaram os seguintes fatores:

    Vôo direto, rápido e “barato” desde São Paulo.
    Relativa proximidade do Aeroporto.
    Custo x benefício das diarias all inclusive.
    Infra estrutura

    Eu realmente não achei outro que atendesse a essas premissas…

    Voltando deixarei minha opinião aqui, boa ou má…

    Boas viagens a todos !!!

  18. Estive por duas vezes no Iberostar Bahia Hotel. Inclusive, no dia da inauguração. Sinceramente, não tenho o que reclamar. O QUE TENHO QUE FAZER, É ELOGIAR!!. O atendimento é de primeiro mundo, a comida é excepcional, e a administração do hotel é gentil e delicada para com os hóspedes, dispensando excelente atendimento. Tanto é verdade o que afirmo, que estou voltando, agora, no mês de novembro, no Iberostar Praia do Forte, que é o resort mais novo do local. Esse é o meu testemunho. GRATO.

  19. Breno e amigos,

    Aqui vão minhas impressões sobre o Iberostar, de onde acabo de chegar:

    Ao chegar no hotel tive que carregar minhas malas até o saguão, pois fui solenemente ignorado pelos mensageiros, ocupados com uma Sprinter que chegara antes. Ao sair esperei por 30 minutos minhas malas, mesmo tendo agendado sua retirada no dia anterior , o que me obrigou a correr acima do limite de velocidade permitido para não perder meu vôo.
    Não acredite no agendamento de horário, ELE NÃO FUNCIONA ! Saia do quarto mais cedo ou você pode perder seu vôo. Detalhe: no horário em que saí do hotel, só tinham mais dois casais fazendo o check-out. Imagina no horário de pico !!!

    O chopp é Kaiser e a cerveja é Bavaria comum, ou seja , só tomava cerveja quando ia a vila…O atendimento nos bares em geral é bom e os destilados são de segunda linha, mas honestos. Drinks como caipirinhas, margueritas, etc são bons também.

    A comida é mediana, melhor nos restaurantes de especialidades e nos restaurantes da praia, quando feita na hora ( paella, moqueca, churrasco). Nos buffets , MUITA ATENÇÃO aos peixes e frutos do mar , no segundo dia comi algo estragado que me tirou de circulação por uma noite e um dia , passado a base de água de coco. Nos restaurantes da praia moscas pousam em alimentos desprotegidos na área de saladas, prefira os hamburgers, fritas e hot dogs.

    O kids club é ótimo, monitores atenciosos e bom divertimento das 9 as 21:30 h . Meu filho amou !

    As piscinas são ótimas, tanto a “tranquila”, quanto a “divertida”. No lado divertido reina a praga das espreguiçadeiras, se vc quiser um lugar acorde as 8 horas e reserve a sua, senão ao chegar lá pelas 10 h verá um mar de cadeiras sem gente e com toalhas em cima .

    A caminhada até a vila é penosa para quem não tem o hábito, se não é seu caso, vá de táxi.

    Antes de chegar a vila existem as piscinas naturais de “Papa gente”, leve o snorkel e vá na maré baixa, vale muito a pena. Dá cerca de 30 minutos de caminhada em direção a vila.

    Se você odeia ficar preso, pode alugar um carro. A Grou me pediu R$ 250,00 pelo tranfer ida e volta de 2 adultos e 1 chd. Paguei R$ 442,00 por 7 dias de carro na Lupa Rent a Car, com retirada e devolução no aeroporto. Uma viagem a Salvador e três a vila mostraram ter sido uma boa idéia. O pelourinho fica a 90 km do hotel, cerca de 1 h e 30 minutos pela avenida paralela ou quase duas horas pela orla.

    De modo geral esperava mais do Iberostar, saio com a sensação de que não voltarei mais, pois prefiro estar em lugares menos suntuosos, mas com atendimento melhor.

    Abraços a todos.

  20. Henrique,

    Agradecemos imensamente os seus comentários. Gostaria de poder contar com suas opiniões nas suas futuras viagens.

    A somatória de experiências sobre o mesmo local é sempre importante no planejamento das viagens de todos.

    Mais uma vez obrigado e boas viagens!

    Abraço,

    Breno B.

  21. Olá pessoal,
    Estou aqui lendo os comentários e preocupada, pois vamos em uma turma de 20 pessoas para o IberoStar Praia do Forte que inaugura em outubro. Tenho experiência maravilhosa de dois anos consecutivos no Club Med Itaparica – para mim sem defeito – fantástico. Mas resolvemos mudar um pouco. Fiquei impressionada em saber que servem suco TANG e não natural? Outra coisa, o que vc diz de bebidas destiladas de segunda linha? Quais são elas? Não pretendemos sair do Resort, conhecemos bem Salvador e gostamos mesmo é de curtir o hotel. Espero que seja feliz na minha viagem. Aguardo recomendações. abraço, Marcia G

  22. Breno, eu é que agradeço e dou os parabéns pelo espaço. Ficarei “freguês” do seu blog …

    Marcia, não precisa ficar preocupada com o Iberostar, o suco de laranja na piscina é Tang, mas o de abacaxi e o de limão são naturais. No café da manhã ele é natural…
    Quanto aos destilados de segunda linha, são Black & White, Red Label e os licores não são Drambuie, 43, Amarula, etc, mas sim similares Bols.
    Os espumantes eram Miolo e Salton (bons) e os vinhos eu não me recordo, mas eram sofríveis. Fique no espumante ou como disse meu filho ” leva um pack de skol “.
    A equipe de animação é simpática (não estive no Club Med que deve ser melhor neste quesito) e se esforça muito para agradar.
    As garçonetes são muito simpáticas e prestativas, pedindo com educação elas fazem o possível e quase o impossível para atender.
    Em relação ao conforto Márcia, pode ficar tranquila que vocês estarão bem servidos no hotel, as instações são ótimas.
    Eu realmente fiquei chateado em ter problemas com as malas na entrada e na saída e com o fato de não ter cerveja no hotel (kaiser e bavaria não são cervejas, em minha opinião), fora isso pequenos deslizes fazem parte de qualquer coisa muito grande.
    Espero ter ajudado.
    Abraços e boas viagens a todos !

    P.S. Fiz também o passeio para ver baleias c/ a Bahia Adventure, que apesar de me garantir que era impossível deixar de ver as baleias foi exatamente o que aconteceu. Ficamos por 3 horas chacoalhando no mar até metade do barco passar mal e nada de baleias . Se vocês não são fãs de ecoprogramas, fiquem na espreguiçadeira do hotel, pois as baleias também somem. Nem a devolução do dinheiro do passeio pagou o desconforto do programa de índio.

  23. Esqueci de mencionar que o modem da Vivo para acesso a internet funciona muito bem lá e o sinal da Claro é bom na piscinas e inexistente nas áreas sociais.

  24. Marcia,

    Na minha opinião, para manter o nível do Club Med, eu iria ao Ecoresort Praia do Forte e não ao Iberostar.

    Os preços são diferentes assim como a diversão.

    Abraços,

    Breno B.

  25. Breno e amigos,
    achei super interessante este espaço. Li todos os comentários, a maioria desapontada com o Íbero da Praia do Forte e apesar de nunca ter estado lá, sempre ouvi muitos desagrados.
    Mas estou certa de se pode aproveitar bem os dias de descanso neste local, principalmente se visitarem a PRAIA DO FORTE, são 40 minutos de caminhada pela praia, onde se pode ver as piscinas naturais, ou de taxi R$20,00.
    Na vila tem muitos lugares legais para conhecer e comida muito boa!!!
    Aconselho para se divertir durante a semana o BAMBÚ GASTROBAR, com som ao vivo todos os dias e pratos diversificados.
    No sábado a diversão está no SOUZA BAR, com pista de dança onde pode-se aproveitar o maravilhoso bolinho de peixe.
    Compras em geral: tem loja para todos os gostos na vila. Se o seu interesse são jóias, bijuterias finas, adornos em pedras, visite a SANCY BRAZIL.

  26. Eu, meu esposo e nossa filha de 03 aninhos etivemos hospedados no Ibero Star em fevereiro de 2008. Adoramos o resort, suas áreas de lazer, as acomodações super bem decoradas, coloridas. limpas e novíssimas! As picinas são ótimas e imensas para todas as idades. Tem kids club e várias atrações durante o dia na picina. De fato para quem tem bebê o hotel não é dos mais práticos pois não possui serviço de quarto e a copinha é meio linge, assim como os restaurantes, devido ao tamanho do complexo. mesmo assim, adoramos a estada o atendimento, o café da manhã, fartíssimo e o lugar em si. A prai que fica em frente é agitada, porém pode-se desfrutar de lindas picinas naturais a poucos kilomentros do hotel, indo à pé pela praia, à cavalo ou mesmo de taxi, marcando a hora para buscarem. Adoramos passear na vila da Prai do Forte onde há restaurantes e lojinhas diversas! Recomendo o Ibero Star para todos, pois é novo, lindíssimo e dispõe de muitas atrações para os hospedes (jantares, bares, lojas, disco, shows diários!). Dá pra relaxar legal pra quem gosta de sol, calor, coquiros, picina, pina colada, água de côco e cerveja à vontade durante o dia. Mas não espera comer camarão á vontade na beira da picina! Só foi servido no bar da praia uma vez na semada e teve disputa… Os almoços e jantares foram dentro do esperado. Mas se quiserem comer algo bem típico da Bahia tem que ir almoçar ou jantar na Vila, pois a qualidade dos pratos típicos é bem melhor!!!! Tem que ir para conhecer…hoje em dia o Ibero é considerado o maior e mais novo resort do Brasil!

  27. Eu já estive no Club Med Itaparica, Iberostar e no Marulhos (Porto de Galinhas), e o que eu mais gostei foi o Iberostar. Tanto é, que em dezembro estarei indo para o Iberostar Praia do Forte. O Club Med tem os GOs que são animadíssimos e uma estrutura para esportes bem legal, mas os quartos são ruins e a praia da frente tb não gostei. Já o Iberostar achei maravilhoso !!! Realmente a comida (exceto dos restaurantes de especialidades) não é das melhores e a bebida, como vinho, tb não é grande coisa, mas a estrutura do resort é maravilhosa !!! O bar é legal e tem diversas opções de restaurantes.

  28. Casamento marcado e lua de mel contratada no Iberostar. Poucas semanas depois de fechar o pacote com a CVC li o tópico /comentários acima e fiquei assustado: Old Eight? Falta de água de coco? Falta de comida as 17:00 horas?

    Fiquei realmente assustado… mas… como já não dava p/ fazer mais nada… aguardei o dia chegar.

    Casamento na sexta, descanso no sábado e IBEROSTAR no domingo!

    Como era Lua de Mel, nos colocaram em um quarto muito especial, com vista para o mar e para a piscina principal…. cheguei no bar da piscina e, SIM, tinha Red Label… mas não tomei… preferi as caipirinhas/caipiroskas!

    Comida? Comi de tudo! Eu juro! Tudo o que foi possível comer eu comi! ABSOLUTAMENTE TUDO PERFEITO (na minha humilde opinião)!

    No período da noite… tinha até Black Label (no teatro, no bar do lobby e na discotequinha).

    Restaurante preferido: mediterrâneo! Aquela lasanha de camarão estava maravilhosa (mesmo após comer várias porções na piscina no mesmo dia).

    Gostei também do GOURMET (ou francês)… mesmo cometendo algumas gafes com aquele monte de talher! rs… No final foi só risada…

    Dica: ao pedir uma caipiroska, peça com Smirnoff, caso contrário será feita com RAISKA; se pedir uma caipirinha, peça com Ypioca, do contrário será feita com 51; se quiser uma MARGUERITA, peça com José Cuervo, do contrário será feita com outro tipo de tequila.

    Do que reclamar: apenas e tão somente da falta de amendoim (a máquina de torrar quebrou), o qual no entanto foi compensada com muito camarão, nuggets, picanhinha fatiada, fritas…

    Maior arrependimento: ter saído do resort poucas horas…. Ao chegar na vila após visitar o TAMAR saí como um louco gritando: TAXI! TAXI! TAXI! Voltei e já tinha uma bela PAELLA sendo servida! Que maravilha…

    Outra coisa legal é poder jogar volei tendo no mesmo time um alemão, um belga, um português e um espanhol e as vezes até algum “hermano ARRENTINO!” rs…! Um barato!

    Bom é isso aí… pode ter sido sorte… mas mesmo assim eu certamente voltarei pra ficar no IBEROSTAR PREMIUM (que será inaugurado no próximo dia 15)!

    []s e parabéns pelo blog!

  29. Breno, adorei seu blog e, com certeza, na medida do possível, estarei participando…

    Bem.. vou dizer a verdade: me desesperei ao ler os comentários e, ao mesmo tempo, me aliviei ao ler o post do Raphael…
    Acabei de fechar um pacote para o Ibero no valor de R$9.000,00 para eu, meu marido e minha filha. Quase surtei ao ler essas coisas…

    Mas, considerando que estamos falndo do povo da Bahia, é esperado um atendimento mais lento… O povo é simpático demais…morei na Bahia por alguns meses, já fiquei hospedada na Costa do Sauípe e sei o que eh isso… Como alguém disse: Relaxe e goze.. rs..

    Fui na Costa do Sauípe em janeiro de 2007 e simplesmente A M E I!! É lógico que, alguma coisinha errada, sempre tem, mas tolerável…

    Optei pelo Ibero, porque muita gente me falou muito bem, e também porque foi eleito como melhor resort do ano pela quatro rodas!

    Bem galera! Estarei por aqui e quando voltar da viagem em janeiro de 2009, ainda, conto minhas aventuras… rs..

  30. Outro detalhe: fui ao Blue Tree de Angra em janeiro de 2008 e odiei…. fui cheia de expectativa, pois eh um Blue Tree… fui também no início de janeiro e peguei aquela fase da intoxicação que houve no hotel no revéillon… triste… camarão, frutos do mar, muqueca… esquece… só file ao molho madeira e frango… rs
    Decepcionante… fora aquela estrada péssima pra retornar pra SP… nunca mais!

  31. otimo o forum pessoal….mas acabei ficando em duvidas se vou ou nao para o iberostar bahia…me ajudem por favor..na verdade gostaria mesmo de algumas dicas sobre resorts no brasil e com o sistema all incluse 24 hs por dia….obrigado ighor!

  32. gostaria de saber tambem sobre o IBEROSTAR em relaçao ao sistema all inclusive….bebidas alcoolicas e refeiçoes sao mesmo ilimitadas 24 horas por dia??? a cerveja era apenas kaizer e bavaria….nossa isso me é ridiculo….obrigado mais uma vez…

  33. Estive no Iberostar Bahia em agosto deste e gostei muito. Muita fartura, tudo muito à vontade atendimento muito bom pelos funcionários (afinal estávamos na Bahia). O que me deixou encucado é com relação às cores das pulseirinhas. São várias e ninguem, mas ninguem mesmo lhe dá satisfação. Só desculpas esfarrapadasQuanto ás cervejas, da kaizer é chopp gente! Por sinal, delicioso. O restaurante Meu Rei, um “self” de todo tamanho, só fecha para refeições dos atendentes reabrindo logo depois. Recomendo. Irineu

  34. Bom acabei de voltar do Ibero e fiquei muito satisfeita, lógico teve alguns pontos q desagradou a mim e a meu marido,nós não agradamos muito das refeições, inclusive com os restaurantes de especialidades o q mais gostamos foi o japonês.

  35. bebidas ilimitadas 24 horas por dia????

  36. Ighor, o chopp é kaiser e a cerveja bavaria, sem choro. Eu comprei Bohemia na vila e levei pro hotel.
    E a comida e a bebida é 24 h por dia, sempre tem algum lugar aberto pra vc comer ou beber.

  37. Oi Breno, voce pode por favor enviar o nome da música que encerra as atividades de entretenimento do Iberostar Praia do Forte?
    obrigada,

  38. Silvana,

    Eu não me lembro direito nem da letra da música!

    Desculpe não poder ajudar…

    Abraços,

    Breno B.

  39. Eu e minha mulher estivemos recentemente no hotel Iberostar e constatamos o que foi dito anteriormente aqui neste site: que a cerveja é de péssima qualidade, pois em se tratando de kaiser vc nao pode chamar de cerveja. Tb tivemos dificuldade em encontrar espreguiçadeiras disponíveis à beira da piscina e não conseguimos reserva no restaurante Gourmet, apesar de termos conhecido os demais. No mais, achamos a comida servidas nos restaurantes reservados de excelente qualidade e a comida dos buffets razoáveis. Tb achamos o atendimento e a animação de boa qualidade. Abraço a todos!

  40. Gostei do seu blog e já desmarquei minha viagem de férias para o hibero; pois é férias, e quero tomar muita bohemia gelada e não kaiser. Queria pedir uma dica de um resort no qual não é preciso sair dele pra nada e que seja all inclusive.

    • Inacreditável, tem gente que desmarca viagem pelo fato da marca do Chopp. Eu estou indo para este hibero, sou tomador de original, bohemia alem das importadas de trigo de qualidade bem superior, mas isso para mi é um mero detalhe, apesar de ser meu ganha páo…(trabalho com cervejas importadas), De qq forma tentarei ver outras coisas boas e oportunidades e depois volto para contar, me parece que nada desabona de verdade este super hotel, veremos. abcs a todos.

  41. Olá Breno, seu Blog é show de bola!
    A Silvana parece que precisa saber o nome da música tocada no Iberostar.

    Anotem aí:
    Song name: Dale Pa’lla, Dale Pa’ca
    Group: Mestizzo
    Album: El Ruletero

    É tema da rede em todo o mundo e quem já esteve no Iberostar Bahia deve ter ficado com ela na cabeça.

    Um abraço.

  42. Gerson,

    Obrigado pelas informações e agradeço sua visita!

    Agora a Silvana poderá matar a saudade do Ibero em casa…

    Abraços,

    Breno B.

  43. Pessoal,

    Acabei de voltar do Iberostar Praia do Forte, cheguei ontem dia 12/12 e sinceramente gostei de tudo do hotel.
    Este novo hotel Praia do Forte ficou bem melhor do que o Iberostar Bahia. Os restaurantes são melhores, as bebidas são melhores, e o atendimento é superior.
    Não me parece pelo fato de servirem Kaiser e Sol ser um problema tão sério, bem gelado desce redondo também…
    O resort é incrível e tem tudo pra bombar. No quarto tem roupões, pantufas, e outros minos pros hospedes.
    O hotel ainda é novo e tem alguns detalhes ainda na estrutura e jardins para arrumar.
    Recomendo a todos é a segunda vez que fui pra lá e posso dizer que no Brasil é dificil um resort a altura do Iberostar pelo conforto, mordomia, e beleza…
    abs

  44. Estive no Iberostar entre 15 e 22 de novembro de 2008 com minha esposa e filha de 7 meses. Ficamos muito satisfeitos com o Hotel. Já estivemos em muitos resorts do Brasil e do exterior. Fiquei muito preocupado em ler algumas críticas postadas no bolog, mas como já havia pago a viagem, fomos conferior e valeu a pena. O resort é excelente, muito lindo, a comida e as bebidas são boas, o serviço dos funcionários é ótimo e as papinhas de bebê são realmente boas. Não há o que criticar e recomendo a todos que estejam procurando um bom resort para se hospedar.

  45. Ola, estive no iberostar em julho e achei tudo perfeito com excessao da comida que salvo a paella ( que teve so um dia) deixava muito a deseja rpra voces terem uma ideia uma noite reservamos um jantar na “churrascaria” e o churrasco era feito numa geringonça tipo forno de padaria a gas, simplesmente uma vergonha .
    Quero voltar mas no Premium ,so espero que a alimentaçao seja de primeira pois no iberostar foi decepcionante.

  46. Vou passar minha lua de mel no Iberostar na Prai do Forte de 03 a 10/01/2009. Acabei de encontrar este blog na internet e vejo uma certa divisao de opinioes. Espero me surpreender com o resort e volto para contar o que achei. Agradeço desde ja ao Breno por nos permitir saber mais sobre estes lugares.

  47. Anielle, não precisa se preocupar com o hotel. Já estivemos em outros resorts do Brasil e também de outros países e te adianto que o Iberostar está no nível dos melhores. Todo hotel têm seus erros e suas virtudes, o mesmo vale para o Iberostar mas muito do que li no blog de pessoas que foram em outras épocas já não estavam presentes quando nós fomos, ou seja, o hotel se preocupou em melhorá-las, isto é um virtude. Vá tranquila e curta sua lua de mel num dos hotéis mais legais do Brasil.

    • Anielle,

      O Iberostar é um bom resort… não se preocupe.

      Pessoalmente, se estivesse em lua-de-mel (e o corte da gravata do noivo tivesse rendido um bela grana), procuraria ficar no Nannai. Acho que os bangalôs combinam perfeitamente com esse tipo de viagem.

      Agradeço a visita e por favor volte para nos contar o que você achou.

      Abraços e boa viagem!

      • Já paguei uma viagem para o iberostar bahia em janeiro de 2010,vou com meu namorado.Tenho vontade de mudar para o premium pois ouvi comentários melhores a respeito.Para isso,terei que desembolsar mais 1800,00 reais,pois comprei o pacote quando ainda estava mais barato!Vocês acham que vale a pena?No ano passado,fomos ao All inclusive ,na Costa do Sauípe,o que deixou muito a desejar e não queria ter a mesma sensação… Obrigada!

  48. No praia do forte onde ficamos agora tinha Paella todo dia, e pelo menos 2 tipos….
    O hotel é novíssimo e excelente.

    A churrascaria do Praia do Forte (maresias) vale a pena pois tem até lagosta no cardapio.
    abs

  49. Só um comentário. Se vc for com criança:
    Leve o seu carrinho, os do hotel estão sempre ocupados…
    Não leve babá, as do hotel são ótimas e mais baratas do que pagar a viagem da sua babá.
    Olhe a validade do leite da cozinha das crianças, eu encontrei todos vencidos e tive que reclamar…
    Leve baldinho, pois o hotel não tem pra emprestar.
    Acorde cedo para reservar seu lugar perto do canto raso da piscina e para tomar café com seu filho sentado no caderão.
    Vá almoçar e jantar cedo, se quiser um pouco de silêncio pois o restaurante lota!!!!!
    Leve repelente para as crianças.
    Curta a viagem, e lembre-se que nunca mais você vai tomar champagne comendo pipoca….
    Se vc for de lua de mel… !!! Aproveite para ver bem como é bom formar uma família e ter crianças, pois esse é o perfil do hotel.

  50. Bom dia pessoal,
    Tenho uma loja no Iberostar Praia do Forte e converso muito com os hospedes que visitam minha loja. Já ouvi algumas reclamações, mas nada que deva preocupar, pois como o hotel é novo, ja foram feitos alguns ajustes e as reclamações diminuiram em 90%.
    Em geral, todos adoram o hotel e até agora não vi ninguém reclamar do chopp que é Sol e Kaiser.
    Fico o dia inteiro vendo os hospedes tomando um choppinho bem gelado e eu passando vontade, pois não posso.
    Bom, é isso, para os que virão, tem certeza que terão uma ótima estada e tbm corre o risco de encontrar no hotel o Rubinho Barrichelo, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Sheyla Carvalho e outros sempre presentes.
    E para quem gosta de pedras preciosas, joias e semi joias, visite a Sancy Brazil, pois serão bem recebidos.
    Feliz 2009 para todos.
    Abraço

  51. Nossa falar que o Restaurante do Praia do Forte lota é brincadeira….. são super tranquilos.!
    Puts será que o hotel tem o dever de emprestar até baldinho??????
    Quando estive lá conheci um senhor de Sampa, que era muito chato por sinal que queria um ANDAR INTEIRO COM AR CONDICIONADO estava indignado…..
    Bem acho que o pessoal ta confundindo os hoteis, pois no Praia do Forte são 6 piscinas diferentes e não uma como no I. Bahia.
    abs

  52. ola, estou qse fechando uma viagem para o iberostar bahia!! vendo esses cometarios fiquei realmente em duvida!!! fiquei no renaissance na costa do sauipe e gostei muitoo! sera que compensa ir para o iberostar ou voltar no renaissance??? o que vcs acham???

  53. Gibba,

    Eu já fiquei no Renaissance em Sauípe também e acho o Iberostar melhor.

    Abraços,

    Breno B.

    • Olá Breno, achei o máximo seus comentários, e todos com muito fundamento…
      Estou marcando férias para Fev/11, e gostaria de sua dica: Vou para o Club Med Itaparica ou vou para Iberostar (Bahia ou Praia do Forte) ?
      Vou com meu marido e duas filhas… não somos do tipo que procuramos todo sossego… gostamos de ter algo pra fazer após o jantar, o que não aconteceu no Sauipe, tinhamos que jantar e em seguida ver novelas… que tédio!!!
      aguardo seu palpite…
      obrigada,

      Samara

      • Samara,

        Nunca passei pelo Med Itaparica mas minha família já foi e não gostou muito da estrutura.

        Tenho impressão que o Iberostar é uma opção melhor para quem procura agito por conta da estrutura e também proposta do resort.

        Abraços e boa viagem!

  54. obrigado pela dica Breno!!mais vc ficou no ibero bahia ou praia do forte??

  55. Amigos
    tive a indicação do Iberostar e hoje me disseram que o novo Iberostar Praia do Forte é melhor do que o outro. É verdade Breno?
    Preciso saber se tem agito a noite, pois minha intenção não é descansar. Acabei de chegar do Termas de Jurema no Paraná e já descansei bastante.
    Aproveitando que todos são amantes de resorts aqui, gostaria de saber se alguém já foi para Punta Cana e se vale a pena. Se sim, em qual hotel ficar?
    Já conheço Cancun e minha expectativa é alta!
    Preciso desta resposta meio logo para confirmar o pacote nacional ou internacional.
    Um abraço

  56. Oi Pessoal
    Comecei vendo os primeiros post e fiquei preocupada.. reservei para a lua de mel o ibero praia do forte.. meu sonho era o bangalo do nanai.. mas pelo preco vai ficra pra proxima…
    Fiquei preocupada com os drinks.. sao bons?? bom da cerveja nao me importo.. nao gosto.. gosto de pina colada caipirinha etc… Os drinks sao bons???
    E a parte de sport?? tem algum esporte aquatico?
    Tava em duvida de fechar o superbreeze ou o ibero qual e o melhor??
    Valeu!! adorei esse blog

  57. Breno, vai uma dica para quem for com crianças ao Iberostar Bahia. Estive lá em novembro de 2008 com minha esposa e filha. Adoramos o hotel e o recomendamos a vários amigos e parentes. Mas uma coisa nos incomodou em alguns momentos: os carrinhos de golf utilizados pelos funcionários. Alguns deles correm alucinadamente com os carrinhos competindo com os hóspedes em meio a caminhos estreitos, ou você fica atento ou corre o risco de ser atropelado, como ocorreu agora no final de ano com um garoto de 7 anos filho de conhecidos nossos que sofreu uma fratura muito grave na tíbia após ser atropelado por um funcionário. O hotel prestou todos os cuidados necessários à família auxiliando no retorno para São Paulo e nos procedimentos iniciais do atendimento, disso ninguém pode reclamar, mas as férias de todos terminaram da pior forma possível e disso, o hotel não poderá se retratar nunca. De qualquer forma, tomando-se cuidado com este perigo e o hotel tomando as providências necessárias, recomendamos o hotel.

  58. estive no iberostar Bahia em setembro/08, e pretendo retornar no Iberostar Praia do forte ainda este ano.
    Posso dizer que depois que se hospeda no iberostar fica difícil p/ se escolher outro resort no Brasil, estive em quase todos, comparando custo/benefício não há outra escolha, se come e bebe à vontade 24hs, concordo que na piscina é servido Tang, mas em qq dos restaurates abertos vc pode pegar água, coca…direto da máquina !, os funcinários são super educados, não se encontra sujeira no chão, jardins impecáveis, carpas , à espera de um pãozinho,apesar da maioria ser estrangeiro, as lojas não são caras, os taxis que levam até o projeto Tamar, cobram 20 reais sem exceção, quartos bem decorados com banheira, eu que fui com 2 crianças, tive o máximo de conforto.
    Quem escolheu este resort , não cancele…vá !!!

  59. ola ja estive no hotel por duas vezes acho que da primeira vez em que vim a expectativa era maior e agora pela segunda vez ja voltei com uma perspectiva maior, mas pelo que conheco de outro hoteis na regiao como a costa e vila gale, o iberostar tem uma estrutura invejavel, pois atende a um publico do qual nao quer se incomodar com conta para pagar e com espera de um lanche ou horario para comer, lah vc come e bebe a hora que quiser tem um restaurante que funciona 23 horas por dia soh fechando para limpeza.os shows se divedem entre comedia e danca e a animacao e muito bom, profissionais super animados que sempre estao com um sorriso para lhe dar informacoes..
    adoreeiiiiii

  60. tenhio muitas fotos quero saber como posso postalas..
    abracos e uma boa hospedagem

  61. Estive agora em janeiro 2009 no Iberostar Bahia e gostei.
    Comida e bebida razoáveis incluídas na diária. Ótimas instalações e acomodações. Em qualquer hora do dia ou da noite há algum lugar em que se pode comer e beber. O vinho do all inclusive realmente é ruim. Creio que poderiam melhorar isso, pois há vinhos chilenos e argentinos razoáveis e com preços acessíveis que poderiam ser servidos. Porém, tem uma carta opcional para os que quiserem algo melhor. Em suma, uma boa relação custo benefício.

  62. qual o melhor : tivoli ou iberostar premium praia do forte ???? reservei o premium mas fiquei apavorada com o s comentários .. help meeee

  63. O premium é maravilhos Patrícia. Também conheço o Ticoli, que é maravilhos também, mas o premium realmente me impressionou. Antes de viajar, fiquei assustado com os comentários aqui postados, mas precebi com minha estada no Ibero, que eram totalmente infundadas, feita por gente que não tem muita milhagem em resorts.As intalações são perfeitas, as piscinas maravilhosas. principalmente a redonda com a água quentinha. A comida é tão farta que no 3º dia dia voc~e pode até ficar enjoada, só de ver. Mas não de provar nada. Partcipe de todas as brincadeiras propostas pelos stars friends(Renato,Jota, Jorginho, Eduardo, Franci, Flávias, Leila, Edgard )entre outros super animadores. Não deixe de participar, na boa.. não se isole, ria, pague mico,faça amizades, cumprimente a todos com bom dia, boa tarde, boa noite, você será correspondida com um belo sorriso no rosto. Algumas pessoas se isolam e parecem estar com o rei na barriga, se achando ….. Não deixe de falar com os cheffs, reynaldo e Juan, eles fazem umas paellas maravilhosas bem ao lado da piscina, além das moquecas imperdíveis. AH!!! não deixe de provar os acarajés da Ana, todos os dias ela está lá com os melhores da bahia. Não se esqueça do Sr. francisco no restaurante Pêlo, Um senhor muito simpático, que faz de tudo para te agradar. No bar molhado, converse com o joelson,casildo, José, Ricardo entre outros, são pessoas simples e super simpáticas, peça caipirinhas de Umbu, siriguela , e a pina colada, que mais parece um delicioso sorvete. No café da manhã tem de tudo, você, no 2º dia vai até enjoar…. Se puder escolher o bloco, fique no 6, lá vc. vai encontrar a conciergè,mais atenciosa de todos os hotéis do Brasil, Carolina é o nome dela, Pois desde o primerio instante que ela te atende, o sorriso é o seu forte, e sincero.Na recepção, todos são gentis, especialmente o Thiago.Se precisar de algo fale com ele. O dj da boate também é super bacana. AHH! não esqueça, se precisar de umas bebidinhas, comidinhas, sorvetes… fale com o chef dos bares Andson, no Looby ou na boate. Portanto, vá sem susto… é tudo ótimo, maravilhoso. Se vc. for no carnaval, pode estar um pouco cheio, mas se vc. procurar essas pessoas que estou indicando, tudo será perfeito.
    Aproveite por mim, e divirta-se. Levante cedo, heim!! o dia passa rapidinho!

    • FIQUEI PREOCUPADA COM AS INFORMAÇÕES POSTADAS AQUI, SOBRE O iBEROSTAR, MAIS COMO SABEMOS QUE É IMPOSSIVEL AGRADAR A TODOS, ESTOU INDO NO FINAL DO MÊS, VOU CONFERIR PESSOALMENTE.

  64. Patrícia!! escrevi tudo rapidinho, desculpe os erros de digitação.

  65. Pessoal,

    Esse post é de longe o mais debatido e comentado.

    Agradeço de verdade a todos que deixaram suas impressões por aqui e que contribuíram diretamente para informar as pessoas que pretendem viajar para o Iberostar.

    E nunca se esqueçam de que as impressões pessoais escritas aqui representam apenas experiências individuais que nunca podem ser interpretadas como um consenso.

    Boas viagens a todos!

    Abraços,

    Breno B.

  66. Olá…
    Estava vendo o Iberostar como um dos possíveis destinos para minha lua-de-mel, por sorte achei seu blog… O melhor que podemos ter para um auxílio nessas horas, são as opniões de pesoas comuns que já tiveram a oportunidade de frequentar esses resorts, que como você mesmo comentou, se transformam nas fotos da CVC e nas fotos do próprio site. Adorei o seu post!!! Me considero uma pessoa muito exigente em certos aspectos, e no seu post pude perceber que a minha exigência não é nada incomum…hehehe
    Vou dar mais uma olhada nos resorts indicados para nós, mas caso você possa nos indicar algum ficaríamos muito gratos!!
    Abraços!!!

  67. Camila,

    Eu sou fã do Nannai. Vale a pena ficar em um dos bangalôs. Garanto que sua lua-de-mel será inesquecível.

    Procure nos meus posts que tem um falando sobre ele.

    Abraços e bom casamento,

    Breno B.

  68. Iberostar é maravilhoso…. as comidas são de excelente qualidade e assim como ja tive grande oportunidade de passar temporadas em outros lugares, sibnceramente vale super a pena conferir… como todos os lugares sempre ocorre alguns deslize mesmo pq agradar 100% a todos sempre será complicado, porém a diversidade é grande e nos deixam a pá de dificéis escolhas. A iberostar continua crescendo e acredito se algumas coisas estão em adaptação, talvez eu seja suspeita de falar pq sou uma verdadeira fã deste lugar… já fui sozinha, com a familia, com amigos, com colegas de trabalho e agora irei com meu amor… mesmo frequentando outros ainda termino opitando por este incrivel e apaixonante local!
    abraço

  69. Voltei ontem do Brasil, estive no novissimo Iberostar Praia do Forte inaugurado em Outubro de 2008, o Hotel é maravailhoso, animadores fantásticos…a comida deixa a desejar para um hotel daquela categoria e dimensão. Não faltava nada, apenas a qualidade da comida deixa a desejar. Mas mesmo assim é um destino inesquecivel.

  70. Olá Breno!
    Vamos para o Iberostar praia do forte em setembro, de lua de mel…
    O $$ está em falta, por isso buscávamos um all inclusive, assim não temos gastos depois da viagem. E como eu tenho birra da Costa do Sauípe, pois todo mundo q eu conheço critica muito, acabei optando por esse.

    Li em outro lugar que o chopp do Ibero é kaiser, em outro li que é Nova Schin e aqui nos comentários do seu blog vi que é Sol… Vc pode me confirmar a marca? Eu e o noivo somos fissurados por chopp… O Sol até dá pra encarar, mas se for outra marca, vai ser f…. rs

    Tks

  71. Ah…detalhe: não vamos para o bahia! Vamos para o Praia do Forte mesmo!

  72. Bom dia,
    Ótimo blog, li todos os posts do Iberostar. Obrigado a todos.
    Vamos ao Iberostar Praia do Forte em Julho com as crianças e estou preocupado com o surto de dengue em Salvador. Isto afeta a área do resort? Alguém ouviu falar de algum caso atribuído a estadia por lá?
    Quando voltar pretendo postar minhas impressões. São sites assim que ajudam a todos: turistas, resorts e agências a melhorarem o turismo. Legal!

    • Bom dia,
      Retornamos de uma estadia de 7 dias no Iberostar Bahia e gostaria de participar mais uma vez do blog com minhas impressões. Fomos eu e minha esposa, meu filho de 16, minha sogra e o sobrinho de 7, ou seja, pessoas de 7 a 67 anos de idade. Para resumir, foram férias maravilhosas para todos. Deu tudo certo!
      Minha preocupação inicial (surto de dengue) era completamente infundada. O hotel fica longe das áreas afetadas e ninguém foi sequer picado por mosquitos. Não tivemos necessidade de usar nenhum tipo de repelente.
      Quanto ao resort, só temos elogios. É importante notar que não estava com lotação nem perto da completa (estimo 50%).
      Recepção rápida, encaminhamento de bagagens OK, sem problemas.
      Ficamos no bloco 1, primeiro andar, pois queríamos mais silêncio à noite. Só se ouve o rumor das ondas, bem ao fundo. Em compensação, precisávamos andar um pouco para chegar aos restaurantes e à piscina. Para resolver o problema, saíamos de manhã rumo ao café da manhã já preparados para o dia, ou seja, vestindo roupa de banho, carregando protetor, óculos, chapéu e demais ‘acessórios’ de praia, e depois do café da manhã, usávamos qualquer um dos inúmeros banheiros bem equipados para a toillete pós-refeição. Se o turista quiser, só precisa retornar ao quarto ao final do dia para se preparar para a noite (jantar+show).
      As atividades de animação de piscina foram gostosinhas, o pessoal de animação não foi chato e insistente, nos deixou ficar à vontade se não quiséssemos participar. A musiquinha é cativante, ao final estávamos dançando a coreografia na fila do check-in do aeroporto, maior mico! Os shows à noite lotaram, foram produzidos e apresentados com esmero, os dançarinos foram ótimos (e ótimas, eh eh!) apesar das condições ‘mambembes’ se fôssemos comparar com teatro profissional, é claro, mas estávamos de férias num resort de praia.
      Os restaurantes tiveram cardápio variado, não vimos problema. Como sugeriu o Breno, o resort é um espaço de ‘engorda’, depois de uma semana você fica meio farto da fartura. As reservas nos restaurantes exclusivos foram feitas facilmente. Não nos foi exigido traje de espécie alguma no Gourmet, apesar de que claramente não é um espaço para bermuda/camiseta/chinelo. Como li os posts antes de ir, fomos preparados.
      As bebidas não desagradaram (mas ninguém da família é extremamente exigente no quesito). Os vinhos, bem… nota 6,5.
      O mar é bravíssimo, sugiro extrema cautela. Por ser contra a lei ambiental, não há serviço de praia.
      Passeamos na praia até as piscinas naturais. Foi uma caminhada de mais de meia hora, desafiadora para os menores, sugiro acordar cedo e começar antes das 9:00h para aproveitar mais a maré baixa. Essenciais: calçar papete (havainas escapam dos pés; descalço impossível) e levar máscara, snorkel, água e …. pão! Os peixes vêm aos montes e as fotos ficam ótimas.
      Por 25 pax (inclusa entrada no parque) fomos ao projeto TAMAR, obrigatório, bem bolado e com aquários interativos para os menores tocarem em bichos marinhos. O restante dos dias, só na piscina (enorme, com um gostoso bar que infelizmente, lota, poderia ter mais barmen).
      Nos quartos, limpeza, espaço e conforto. Toalhas fofas e novas. Colocamos todos os valores no cofre. Tranquilidade. Não se usa dinheiro no resort, a não ser para ‘comprinhas’ nas lojas e barraquinhas de artesanato.
      Assistência médica é cobrada à parte. Isto é avisado no check-in. Meu sobrinho se arranhou nas pedras e o curativo simples saiu por R$35. O bom foi perceber uma estrutura bem razoável de atendimento, há recursos. No dia seguinte ligaram para saber se ele estava melhor o que achei especialmente atencioso.
      De todos os funcionários com os quais lidamos, só temos boas impressões. Não sei se foi sorte, treinamento ou carisma (ou um pouco de cada), mas todos foram encantadores.
      O check-out era às 12:00, como nosso translado sairia dali a três horas e meia, optamos por ficar mais um tempo com os quartos por R$20,00 a hora extra por quarto. Ao final, nem nos foram cobradas. Ponto positivo para a cortesia.
      Até aqui, campeão!
      Um fato isolado ‘carimbou a taça’ do resort, qual foi um membro da minha família ter vislumbrado um cozinheiro preparando massas pegando macarrão já cozido de um pote diretamente com as mãos nuas para aferventar e servir. Pegou mal a falta de higiene. Observando todos os demais profissionais, quero crer que tenha mesmo sido um fato isolado (até os mais atarefados barmen colocavam o canudinho no copo usando o pegador de gelo).
      Reparo final: o DJ do clube noturno tem que variar o list, toda a noite tocava a mesma coisa.
      Enfim, recomendo de olhos fechados. Boa viagem a todos!
      Um abraço,
      Mauro

  73. Mauro, estou indo para lá agora em abril e também estou preocupada com a dengue, pois vou com minha filhinha.

  74. Olá Mauro e Lilian ,voltei de lá pela 4° vez em março apesar do surto de dengue em Salvador por lá não tinha nada,mais vale a pena levar o repelente por precaução.

    e a pergunta da Mariana o chop lá é Sol e Kaiser.

    Bom é isso pessoal sou um pouco suspeita pra falar de lá ,só esse ano fui 4x e amei!!!!
    Abraços e curtam bem a estadia ,façam todas as atividades comam bastante …rsrsr

  75. Já fui no Eco Resort em Itaceré minha Lua de mel foi lá, eu e minha esposa, amamos o Resort. Estamos propenso em ir ao Iberostar Praia do Forte. Qual a Diferença entre o IBEROSTAR BAHIA E O IBEROSTAR PRAIA DO FORTE?

  76. Oi Marcelo,

    O Iberostar Bahia é mais antigo e mais barato o Iberostar Praia do Forte é mais novo. Quem está no Bahia não pode utilizar o Praia do Forte e quem está no PF pode utilizar o Bahia.
    A decoração e acomodações do mais novo são mais bonitas e modernas.
    Estive em Abril no Praia do Forte e adorei.
    Os funcionários são muito atenciososos, a comida boa ( melhor são as dos restaurantes temáticos no jantar), a bebida é normal, só não gostei muito do suco, pois no restarante era natural e na piscina artificial O quarto amplo e confortável e banho idem! Não encontrei touca de banho, mas todos os outros itens de higiene foram repostos diariamente.
    As toalhas são muito fofas e branquinhas, realmente maravilhosas, trocadas todos os dias.
    As piscinas são ótimas! Enfim, gostei muito e pretendo voltar com minha família.
    Não vi pernilongos. Claro que sempre ocorre algum probleminha, porém os pontos positivos se sobressaem ( e muito) na avaliação total!!
    Gostei muito dos shows e da equipe de animação. Vale a pena ir para descansar e curtir com a família.

  77. PERFEITO, esta palavra define o Iberostar Praia do Forte , estive lá do dia 18 a 25 -04, de cara no primeiro dia show do Netinho só p o hotel .
    Comida e bebida, não se preocupem , chopp tem Kaiser e Sol , lanchinho de madrugada servido no quarto tbém tem!
    Os funcionários são muito educados , os restaurantes noturnos têm uma decoração lindíssima , a boite é ótima.
    Enfim, só indo p confirir tudo de perto!!!

  78. Estivemos no Bahia no periodo de 07/04 a 14/04, estrutura realmente magnifica, como já citado anteriormente. Curtimos muito as piscinas naturais da praia do forte, leve máscara e snorkel, vale a pena. Caminhe de manhã bem cedo quando a maré ainda esta baixa pois a areia é um tanto quanto fofa na parte superior da orla. Normalmente fazíamos as caminhadas até as piscinas naturais pela manhã e de tarde ficávamos largados na beira da piscina tomando todas, nos três primeiros dias era só manguaça mas foi demais pro fígado, mudamos radicalmente para água de coco e coquetel de frutas sem alcool. Faça suas reservas nos restaurantes onde isso é necessário, faz parte do show, comida muito boa vinho nem tanto, alias estou sendo benevolente, o vinho estava ruim demais. A piscina pode ser usada até as 19:00 hrs, depois deste horário é feito o tratamento da água. Concordo com as pessoas que não acharam a comida grande coisa, o café da manhã é até simplório se comparado com alguns quatro estrelas da região sul do país, sei lá, é grandioso mas falta-lhe a “gramour”, como diria Lady Kate. Pra quem não curte a muvuca de vendedores na praia ou a ladainha de venda de passeios avulsos, quem prefere animadores mais tranquilos, esse é o lugar certo, tudo é muito tranquilo, sem erro mesmo, pelo menos para quem assim prefere. Recomendamos demais!

  79. A nossa experiencia no Iberostar PFo. nao foi totalmente positiva. Infelizmente o resort deixou(a) a desejar em dois pontos que eu considero fundamentais: recepçao e segurança. Chegamos num dia de chuva fortissima. Deixamos as malas no saguao e preenchemos o formulario na recepçao. Fomos até o quarto so’ com as nossas bagagens de mao, pois disseram que a mala maior seria entregue pelo mensageiro. Fizemos o percurso na parte coberta, mas para localizarmos o nosso quarto, tivemos que passar por outros blocos que estavam praticamente alagados, porque os canalizadores de agua estao mal projetados: a agua do andar de cima cai exatamente em cima do muro da sacada do andar inferior. Enfim, chegamos no nosso quarto molhados. A frente da nossa porta estava completamente alagado. Meu filho de 5 anos se molhou bastante. Tiramos a roupa dele e o deixamos de toalha, porque na nossa bagagem de mao nao tinhamos uma troca. A mala que deveria ser entregue pelo mensageiro e que em hoteis normais ele mesmo nos acompanha, la’ no resort PFo foi entregue com quase TRES horas de espera, isso porque o meu marido foi pessoalmente reclamar na recepçao (eu ja’ havia interfonado mas de nada adiantou). Meu marido mesmo se ofereceu a trazer a mala, mas o mensageiro nao lhe permitiu.

    Outro incidente ocorreu no penultimo dia de estadia. Esquecemos em cima do murinho da sacada em frente ao nosso quarto uma frasqueira contendo dois celulares e um relogio rolex. Lembramos do esquecimento meia hora depois, mas ja’ era tarde demais. A segurança foi chamada, a chefe de RP também, mas eu senti que as providencias tomadas foram muito “protocolares”. Faltou empatia com o nosso estado de espirito. Como nao podemos saber se foi um funcionario ou um cliente que roubou o nossos pertences, ficou um clima muito chato. A chefe de RP nos garantiu que e’ impossivel que um funcionario tenha feito isso, porque eles passam por detectores de metais na entrada e saida do serviço. Mas e a saida da praia? Nao acho impossivel que um funcionario tenha pego a frasqueira e entregue a um amigo na praia mesmo.
    Ainda tivemos que assinar um documento do hotel dizendo que tinhamos sido liberados do pagamento das ligaçoes internacionais (nossos celulares eram italianos, tinhamos que bloquea’-los) pelo motivo citado. Acho que era o minimo que podiam fazer.

    Fico aqui perplexa com varios comentarios sobre insatisfaçao com comida, uisque, etc, mas eu particularmente acho que um resort, por mais novo que seja, nao pode apresentar falhas na recepçao e na segurança (os espaços sao amplos demais, cade as telecameras?). Meu marido, que e’ italiano e muito “viajado”, disse que da boca dele para os amigos proprietarios de agencias de turismo que sempre mandam pessoas para o Brasil, bons comentarios nao sairao.

  80. Quem já foi para os dois (Ibero Praia do Forte e Ibero Bahia), acha que vale a pena gastar 300,00 reais a mais para ficar no Praia do Forte ou seria bobagem?

  81. Tem gente que compra rolex na 25 de marco, leva celular pra praia deixa sumir e ainda reclama do hotel…… putz….. Acho então que o Resort perfeito seria o do United Emirates e não o do Iberostar, ….

    Celular em Praia…..afé…. rolex…. uiuiuiu essa doeu…

    Tem gente que confunde o IberoStar BAHIA e Praia do Forte…. sem duvidas no Bahia tem mais gente e pode ser que acontece o sumiço de alguma coisa…. mas pera la…. culpar o hotel por tudo…. até pela chuva..

  82. Flavio Alexandre,

    olha, em primeiro lugar, o rolex do meu marido nao foi comprado na 25 de março e dos celulares nao podemos abrir mao por motivos de trabalho nem durante as ferias. Mas o que mais me revolta e’, ao contar o acontecido aos brasileiros, o comentario e’ sempre o mesmo: o trouxa foi a pessoa que, com o suor do proprio trabalho, comprou um relogio de valor e, por estar acostumado a te-lo sempre no pulso em areas do mundo mais seguras, age com ingenuidade. Ninguem se da’ conta do fato que, se por um lado a ingenuidade foi grande, a desonestidade foi enorme.

    Alem do mais, nao entendi o porque da sua ironia. E’ muito mais cabivel uma reclamaçao como a minha de um roubo do que as inumeras que li acima, sobre suco Tang, uisque. Isso, sim, eu acho indecente.

  83. Concordo que não pode acontecer um “sumiço” desses em um hotel como esses….
    Tbm entendo que a colega não estava reclamando da chuva, mas sim do projeto mal feito que permite que o hotel fique alagado qdo chove…

    Brasileiro é assim mesmo. Adora criticar quem tem um rolex, pq não pode comprar um. E adora criticar quem mora fora e conhece lugares bons, pq pra ele, só o que está no próprio umbgo é bom. O resto, é resto.

    Ah… sou brasileira, mas vivo indignada com pessoas que acham que roubarem um celular e um relógio é normal, só pq houve um pequeno descuido e foram deixados em área aberta.

    É por isso que o governo rouba todo o dinheiro que vc ganha qdo trabalha, por isso o congresso usa e abusa dos benefícios proporcionados pelo dinheiro do povo brasileiro e por isso que políticos corruptos são sempre re-eleitos… Pq tem gente idiota, que acha isso normal.

    Ps: sou brasileira, e não desisto nunca.

  84. Pessoas,

    Não queria polemizar esse assunto até porque esse não é o objetivo desse blog, mas lembrei de um fato que ocorreu quando estive lá.

    Meu sócio estava a caminho do campo de futebol e fez um pit stop no banheiro do lado do lobby (por sinal muito bonito). Esqueceu um celular Palm Treo (na época era chique!) em cima da pia por quinze minutos e quando deu falta e voltou já não estava mais lá.

    Fez a ocorrência mas até hoje nada.

    Segurança precária e cuidado com os pertences.

    Assunto encerrado!

  85. Sim, assunto encerrado. Como os acontecimentos desagradaveis marcam mais, eu esqueci, no meu primeiro post, de destacar o lado bom. Bem, aquilo ali e’ um pedaço de paraiso… A minha nota 10 mesmo vai para o mini clube, em especial para o Garga. Voces imaginem que no nosso penultimo dia de estadia o hotel ficou praticamente vazio, entao o programinha para as crianças à noite la’ no salao de eventos teve que ser cancelado, afinal so’ tinha o meu filho… O Garga pegou varios DVDs e pediu para o Paolo escolher um. Levou-o à boate onde tinha o aparelho e ficou com ele enquanto tentavamos resolver a questao dos celulares. Muito profissional!

  86. (editado por não adicionar mais nada ao post)

  87. Olá,

    Pretendo fechar com o Iberostar Praia do Forte. Tenho um bebê de 1 ano e 6 meses. Alguém sabe como são equipadas as copas? Se encontro leite, mingau, paipnhas Nestle??
    Estive no Club Med Rio das Pedras e lá os bebês tem um tratamento vip. Quero que meu reizinho possa aproveitar ao máximo!!

    Obrigada

  88. fui com meu filho ano passado, estava com 1 ano e 10 meses, a copa do bebê tem tudo : microondas, esterilizador de mamadeira, geladeira com maçã, banana, papinha, porém só leite Ninho tradicional, o Ninho 1+, eu levei de SP, em relação às papinhas Nestle…não tem, em todo o resort 24 hs, vc terá à disposição água, suco, yogurt, sucrilhos nestle… só senti falta do pão de queijo, meu filho adora, e só vi em 1 café da manhã… cuidado com o sol, visita ao projeto Tamar deve ser antes das 10hs ou depois das 16hs, de resto, notas 10.

  89. ah ! ano passado estivemos no iberostar Bahia, este ano devemos conhecer o novo iberostar, para quem optar pelo Bahia e estiver com criança pequena, escolha o prédio 2, que fica na metade do caminho de tudo, ficamos no 3, mas tem que andar muuuuuuuito, aliás, deveríamos ter ficado no andar térreo, iberostar Bahia não tem elevador, e fica difícil subir com o carrinho passeio do resort, com autorização de um funcionário deixávamos no andar térreo, num dos dias…cadê o carrinho ??? fui até a recepção e prontamente provideciaram outro, ainda bem que tinha, porque já vi reclamação de que em temporada e feriados faltam carrinhos e cadeiras p/ bebê

  90. Olá pessoal!
    Estive em lua-de-mel no Ibero PFo e voltei no último sábado, dia 23 de maio. O hotel é maravilhoso. Os restaurantes são demais, em especial o Maresia.
    Mas, resumindo, destaco os principais pontos:
    Pontos fortes: piscinas, shows, comida, bebida.
    Pontos fracos: antipatia de alguns funcionários, hotel não preparado para dias de chuva, pois há carência de atividades além dos fortes pontos de alagamento do hotel, em que os pobres funcionários ficam o tempo todo puxando a água com o rodo…. isso poderia não existir num hotel desse porte.

  91. Minha estadia no Ibero estar pfo. apesar do periodo de chuvas foi muito boa , pois estava muito bem acompanhado de minha linda esposa Giovana ( nossa lua de mel ) , porem os pontos de alagamento foram diversos , o hotel nao esta preparado para receber hospedes em periodo de chuvas , e o depto. de relacoes publicas do hotel nao tem flexibilidade alguma em resolver problemas relacionados a isso.
    Alguns funcionarios sao marrudos e demosntram nao gostar dos hospedes, outros sao muito receptivos !!! Mas no balanco geral …. muito agradavel !!!!

  92. Neste ano de 2009, estive 4 vezes no Iberostar Praia do Forte. Sinceramente, acho que rola na verdade muita frescura, tem gente que vai na CVC, compra um pacote em 10 x sem entrada(Casas BahiaTur), e fica tirando onda de milionário e coisas mais. E na verdade depois de 7 dias volta pra realidade, dormindo em sua caminha de colchão de espuma barata, e pão com ovo. Poxa!!!! na boa!!! colocar um rolex, numa frasqueira e esquecê-la…… o meu rolex está sempre no pulso, ou será que esse modelo não era a prova d`água???? E porquê a culpa tem que recair sobre os funcionários??? porque são mais humildes naquele momento. Ou será que todos os hóspedes são exemplos de honestidade???? Outra coisa!!! a comida realmente enjoa depois de 2 dias, mas conheci pessoas no hotel, que também não tinham um padrão muito apurado na degustação das iguarias, comprovando assim a minha tese de que alguns metidos afortunados semanais, não tem o hábito constante de frequentar restaurantes de primeira. Bem como percebia-se claramente o jeito esnobe de se dirigir aos funcionários e a breguice nas roupas espalhafatosas usadas em um local, que você está se hospedando para descansar e se divertir, sem ter que mostrar e provar nada pra ninguém.
    Quanto a celulares!!!celular qualquer cliente das casas Bahia tem. E por fim vamos parar de elogiar os países da Europa e os europeus, e criticar o Brasil com seus brasileros. Já que o BRASIL,é tão ruim, o que os gringos estão fazendo aqui, volta então pro paraíso, onde nada de errado acontece….vai então pra um resort no Caribe e divirta-se, com direito a rolex jogado pelos corredores e segurança …. muita segurança.

  93. Falou tudo que tava engasgado, Rolex da 25 sim!!!!! gente esnobe, clientes da C&A Turismo, comendo carne de segunda, arrotando caviar!!!!

  94. Acho que o Sr.Alexandre está confundindo as coisas. Este blog deveria ser utilizado para que se discuta as características do resort e que possa ajudar quem está na dúvida do destino de sua viagem e não ser utilizado para se vomitar tanto baboseira. Breno, censura nele ou seu blog caíra em descrédito.

  95. Rene e Alexandre,

    Os dois comentários escritos por vocês não acrescentam nada ao blog!

    Peço encarecidamente que utilizem o espaço para relatarem algo que contribua com os futuros viajantes.

    Fico triste em saber que o post pode tomar um rumo completamente oposto a qual ele se destina.

    Sendo assim, infelizmente, terei que censurar comentários que julgar inapropriados para o blog.

    Peço desculpas aos viajantes que vem até aqui para obter informações sobre suas viagens e destinos.

    Abraços a todos,

    Breno B.

  96. Eu adoro esse post!

    • sinico

      • hehehe… Rene… no fundo vc me adora vai… :P

  97. O próprio hotel recomenda que os hóspedes não deixem nada de valor nas áreas da piscina, porque, caso algo seja furtado, eles não têm como encontrar o culpado. É proibido por lei colocar câmeras de segurança em áreas públicas de hotéis e restaurantes (por questões de privacidade). O pior é pensar que a maioria desses crimes são cometidos por hóspedes \:

  98. Oi estou indo para o Ibero em 08|07|2009, com meu esposo, e meus dois meninos 14 e 13 anos e a menina de 8 anos, espero que seja bom pois vou comemorar meu niver de 40 anos e de casamento 16 anos. Eu e meu marido estamos indo para Argentina mas a gripe H1N1 mudou nosso planos de só love só love, para curtir a garotada, afinal nosso amor cresceu. Pensamento positivo, isso muda tudo, e o sorriso faz a diferença.

  99. Já estive no Iberostar Bahia, alguém pode me dar a dica em relação a que bloco ficar no Iberostar Praia do Forte, no Bahia fiquei no 3, e p/ quem vai com criança pequena é longe de tudo…, me aconselharam o 6 ou 7 , é isso mesmo ?

    • Olá Roberta, obrigada pelas dicas. Vou dar de presente para meus pais viajarem em abril e gostaria de saber se a reserva pelo site é confiável e tranquila. Realmente é bem mais barato que os pacotes. Outra questão: vale a pena pagar um pouco mais e ficar no Praia do Forte do que o Bahia? Obrigada mais uma vez.
      Abraço
      Lígia

      • Olá Ligia,

        Foi bem fácil e tranquilo reservar pelo site. Após a reserva eles mandam uma confirmação via e-mail. Liguei no hotel para confirmar se estava tudo certo e apesar da recepção ter se atrapalhado um pouco para encontra-la , ela estava lá!! :-)
        Mas se vc for precisar de parte área, talvez os pacotes sejam a melhor opção…
        Particularmente eu AMEI o Praia do Forte. Recomendo sempre. Vc paga um pouco mais e pode usufruir da infra dos dois!! E o conforto e beleza dos quartos tb são superiores!!

        Abraços

        Roberta

  100. Olá a todos,

    Estive no Ibero Praia da Forte de 17 a 24 de Junho com meu marido e filho de 1a e 6m.
    Foi excelente. Fiquei no bloco 7. A princípio tudo parece muito longe, pois a estrutura é enorme. Mas logo vc descobre os atalhos e se acostuma.
    Meu quarto foi térreo de frente para a piscina de atividades (mesmo com bebê, se vc vai pra se divertir e curtir o entretenimento, eu recomendo!!).
    A copa do bebê era bem equipada e com frutas, papinhas Nestle e sopinhas disponíveis 24hrs. Não faltou cadeirão nas refeições e eles tb tem carrinho e banheira disponíveis.
    O restaurante buffet (Pelô) bem farto e variado, bem como o restaurante da Piscina – Maresia. As sobremesas eram além de bonitas, deliciosas.
    O hotel estava com ocupação baixa, o que concentrou os hóspedes entre os blocos 6 e 7.
    As piscinas entre os blocos 5 e 6 ficavam vazias
    (bom para quem queria relaxar, ler um livro…).
    No bar da piscina, algumas vezes ficávamos esperando muito tempo pela bebida, mas logo chamavam reforços. Acho que pela baixa ocupação o quadro de funcionários estava reduzido. Inclusive é bom ressaltar que algumas funcionárias do restaurante Pelô eram bem carrancudas, mas a maioria era bem educada e solícita.
    Os restaurantes a la carte que visitei tinham seus prós e contras. Odoia (baiano) DELICIOSO. Já os dois que fui do Ibero Bahia (de Carne e Mediterrâneo) eram mais fraquinhos. Na verdade, depois de jantar no Mediterranêo, tive que dar uma passadinha no Buffet (Não recomendo pedir o Ossobuco!! Meu marido pediu peixe e disse estar muito bom).
    As bebidas eram servidas sem mesquinharia, mas quando pedirem uma caipirinha, por exemplo, peçam que façam com Ypioca ou Sagatiba, caso contrário vai de 51 ou Pitu. O mesmo vale para o Rum, peçam de Bacardi.
    O chopp não é minha praia, mas era Kaiser e Sol. Os vinhos e espumantes eram normais, nada espetacular, mas gostosos.
    Os shows eram muito bem feitos e animados. Vale a pena ver todos e ficar para a pista de dança após. Se desejarem uma bebida, há garçonetes no teatro, mas era mais rápido ir buscar no bar.
    A praia é bem agradável, o mar é forte, mas dá para brincar com as crianças na beiradinha.
    Não posso falar sobre o mini club pois só aceita crianças acima de 4 anos, mas tem brinquedos e uma piscina rasa.
    Resumindo, foi tudo muiiiito bom.
    Só para constar, eu reservei diretamente com o site Iberostar.com, o valor é em Euro e convertido para Dólar no cartão de crédito. Tem uma cobrança de 2,38% de IOF, mas mesmo assim, com o dólar baixo paguei bem menos que o pacote mais barato que haviam me oferecido. (somente terrestre pois usei milhas)

    Boa viagem a todos

    • Obrigada pelo retorno rápido! Foi muito simpática! Vou fechar o Praia do Forte!Abraço

      • nao to conseguindo reservar pelo site iberostar.com, como vc fez
        muito obrigada

    • Olá Ligia,
      Estou cotando pelo site da Ibero Star e realmente parece muito mais barato.
      Estou vendo pacotes aqui pelas agencias e fica por volta de R$ 2600,00 por dia, por pessoa.

      Pelo site da iberostar.com ele me dá um valor de 1221 €, que convertendo puramente (euro-real) sem taxas de conversão e impostos fica uns R$ 2900,00

      É essa mesmo a diferença que vc conseguiu?? Pois já estou pensando em reservar pelo site da iberostar.com mesmo.

      Aguardo resposta

      • Desculpe, a pergunta é para a Roberta, não para a Ligia.
        Aguardo a resposta. Obrigado!

      • Olá Paulo,

        Se você tiver a parte aérea garantida vale a pena!! Passei 7 dias e ficou o total, em torno de € 1300,00 / US$ 1900,0 , na época!! ,

        Abraços,

        Roberta

      • vc conseguiu como, pq no site iberostar.com nao aparece a disponibilidade
        obrigada

  101. Fui ao Ibero Bahia no Natal de 2008 com minha família e meu bebê de 1 ano 9 meses. Talvez por ser Natal e o hotel estar muito cheio, o hotel deixou a desejar em alguns pontos: berço muito pequeno e quebrado (tinha farpas de madeira!), não havia outros à disposição; Mini copa sempre IMUNDA, microondas quebrado por 3 dias(tinha q pedir para esterilizar mamadeira nos restaurantes; falta de papinhas (havia fila de pais nervosos à espera); piscina dos bebês com água turva e suja; falta de cadeirões nos restaurantes, motivo para disputa e briga entre pais.
    Para mim, q estava com bebê, não foi a melhor das estadias… mas era Natal e estava tão lotado…

  102. Estou de viagem marcada para Setembro no Ibero Praia do Forte……Tomara que as coisas tenha nudado pr lá…rsrsrsr…Agora já foi……Valeu!!!!!

  103. Oi voltei do iberostar a 6 dias tudo e muito lindo e grande se vc não tem senso de direção e perigoso ficar perdido por varios minutos, a comida e de cozina internacional, o cafe e horrivel , o suco de laranja não é de tang mais tem agua.
    Se sair do hotel esconda a pulseira do iberostar,fora do hotel todo mundo sabe que vc está no iberostar da medo, pois fomos disputados por motorista “alternativos “na vila dos pescadores para voltar para o hotel. E não consegui desconto em nada que comprei, acho que era a pulserinha, pois alguns artistas pode entrar no hotel e vender suas mercadorias, mais e bem salgadinho o preço no hotel, em adulto as pulserinhas são azul, menores de 18 anos branca, ele não serve bebida alcoolica para os menores o que achei otimo.

    O travesseiros são fedidos, os secadores só seca cabelo de bebe ou de careca, então leve o seu, por que o salão e muito caro 25,00 para lavar, 35,00 para secar, 100,00 a escova tudo e cobrado separado, e não tem horario tem que marcar assim que chegar que for usar o salão.

    Depois do show do iberostar tem a baladinha, então fui dormir depois das 3 h por que os meninos adoraram.

    O mar e muito bravo, logo os meninos tomaram um caldos e não abusaram mais. E vi o salva vida nadando para marcar a praia com bandeiras, o cara e bom nada muito bem.

    Bom um alerta, vi alguns rippes com aqueles cabelos jamaicanos, falando com uns 12 meninos dai um dos garotos foi com um dos rippes para o lado do projeto tamar, demorou quase 1h e meia para voltar, quando voltou deu para ver que estava chapado, ele perguntou para um dos meus filhos se tinha dinheiro porque ele tinha que pagar um barato para o rippe, bom ele não tinha ai foi com outros garotos, depois correu para hotel e voltou logo pagou o cara e se despediu em estilo de tribo, os rippes foram embora rapidinho não venderam nenhuna biju. e o menino deitou na areia e ficou rindo curtindo né.
    Bom foi a primeira vez que meus filhos viram uma pessoa curtindo o barato, acho que ficaram assustados porque o bombeiro teve que tirar ele da areia quando a mare começou a subir, não vi mais o menino.

    Mais fui muito bem atendida, e comi quando e o que queria, fora que conheci um monte de estrangeiros, em especial uma familia alemã.

    Vale apena, meus filhos não me deram trabalho nenhum, refri sorvete lanche. batata agua de coco a vontade

    Beijos.

  104. Oi, pessoal! Estava pensando em passar uma semana no “Iberostar Premium Praia do Forte”, em agosto, mas fiquei um pouco desanimada com o que li aqui. Bons travesseiros são fundamentais para quem gosta de uma boa noite de sono e fica de mau humor, em caso de noites mal dormidas. Será que já resolveram isso? E segurança é fundamental! Quando saímos de férias, não queremos nos preocupar se um funcionário ou um hóspede poderão “passar a mão grande” nos nossos pertences. Claro que, em qualquer lugar do mundo, não podemos vacilar com nossos pertences, pois caráter independe de nacionalidade, mas o mínimo que se espera é um pouco de tranquilidade dentro de um resort.

  105. Gostei muito deste blog e por isso gostaria de participar deixando minha opinião.
    Estive no hotel Iberostar Bahia em julho e AMEI!!!Li tudo que estava escrito aqui sobre o hotel e confesso que fiquei meio preocupada antes da viagem, mas quando cheguei lá, foi tudo maravilhoso. É verdade que as bebidas são na sua maioria nacionais mas é só colocar frutas, gelo e açucar que tudo fica muito bom. Fomos muito bem tratados por todos os funcionários (educadíssimos) e muito bem atendidos em todos os dias que passamos lá. O hotel é belíssimo, a turma de animação engraçada, a comida farta, toda hora tinha um restaurante aberto e quanto aos travesseiros e toalhas do hotel são ótimos.
    Quanto a internet, se vc levar seu laptop com wireless, ela é gratuita. Com certeza voltarei a este hotel.

  106. olá á todos, é um prazer falar com experts no assunto resort !
    bem estarei viajando para o iberostar bahia, seguna a sexta-feira com esposa e 02 filhas 14/16 anos, gostaria de dicas, principalmente na questão de segurança, pois com 3 mulheres; fico e ficam receosas.
    os passeios pela praia até o local onde o companheiro mauro citou é seguro? e no projeto tamar, quanto custa ida e volta?
    obrigado por enquanto e quem puder me dar umas ¨dicas¨, agardeceria muito !
    AH ! estive em St. Maarten no mes passado no West Dawn Beach Resort, quem quiser, posso postar comentários e trocar fotos,
    trata-se daquele cartão postal onde o avião passa a 30 metros de altura da avenida beira-mar e pousa no aeroporto princesa juliana, as duas pontas das pistas são água, muito legal,
    valeu e aguardo urgente o retorno dos amigos, pois embarco na segunda-feira as 9:00 , chato né?
    abraços

  107. EduardoV
    O passeio às piscinas naturais é feito com um dos Ibero Friends (turma de animadores) como guia. Eu sai mais cedo para aproveitar melhor a manhã. Fui com meu filho de 16 e o sobrinho de 7. É seguro, mas se você preferir, vá com o grupo. Como eu comentei no meu post, leve papete para andar sobre as pedras, máscara e snorkel. Ou um pouco de dinheiro para alugar de quem estiver por lá oferecendo. Uns 5,00 por pessoa deve dar. E leve pão para atrair os cardumes.
    O passeio ao projeto TAMAR custa R$25 por pessoa incluso o ingresso do parque. Compre na agência de turismo na recepção.
    Quanto à segurança, realmente não tenho o que contar de ruim, visto que não testemunhei nada de anormal.
    Boa sorte e boa viagem.
    Mauro

  108. obrigado pela ajuda amigo , valeu, se quiser dicas de st. maarten e st. martin posso lhe enviar por e-mail. quem sabe a gente se encontar por este mundão afora, grato

  109. por acaso, essa piscina natural é a praia Papa Gente ?. é inviável e/ou perigoso levar criança de 2 anos ?
    agradeço a informação

  110. É uma caminhada de uns 30-40 minutos na areia fofa, sob o sol, na ida e na volta.
    Nessa parte da praia, os recifes emergem perto da areia. Não há ondas. É uma grande extensão de pedras mais ou menos plana, mas que exige destreza para se andar, caso contrário corre-se o risco de escorregar e cair. Aqui e ali a pedra se abre nuns buracos enormes formando as piscinas. Na maré baixa, as piscinas são pouco profundas, em alguns lugares dá para um adulto ficar em pé dentro delas com água pela cintura.
    Eu vi pais com crianças pequenas no colo, vendo os peixinhos, sem problemas.

    • Mauro, obrigada pela atenção, acho que não vou arriscar, com criança todo cuidado é pouco, em 2008 visitamos o projeto Itamar, e mesmo indo logo no horário da abertura, ou seja cedo, pegamos um sol forte.

      • Projeto Itamar???
        Itamar Franco????

  111. olá pessoal , acabei de voltar do ibero bahia, ADORAMOS, COMIDA LEGAL,PESSOAL MUITO ATENCIOSOS , STAR FRIENDS MUITO DIVERTIDO, SHOWS BACANINHAS, DEMOS MUITAS RISADAS E COMEMOS MUITO, EU INDICO !

  112. Olá pessoal.
    Estou querendo ir no final de outubro para o iberostar praia do forte, porém como tenho um filho de 3 anos estou com receio devido a gripe suina. Vcs viram algum procedimento de cuidado devido a gripe suina ? Ouvi falar que 90% dos hospedes são estrangeiros, é verdade?

  113. OLÁ SELMA, SEGUNDO UMA STAR FRIEND, NÃO TIVERAM NENHUM CASO REGISTRADO, NO MES PASSADO TINHA UMA FAMILIA COM SINTOMAS , MAS FOI DESCARTADO, BOA VIAGEM

  114. Em meio a tantas experiencias, gostaria que me aconselhassem.. Vcs recomendam o Ibero Praia do Forte ou o Vila Gale Mares?

  115. Eduardo obrigada pela atenção. Depois eu conto como foi a viagem !

  116. Oi pessoal,estou escrevendo neste momento de dentro do Iberostar praia do forte,lá vão os comentários: tudo aqui é muuuuuuiiiiiiito distante,estou no bloco 5 e dá até preguiça de sair do quarto (o bloco 6 é o melhor), fora que a copa da mamãe também é distante de tudo e vc se perde ao procurá-la. o suco é tang mesmo no máximo vc encontra uns sucos daqueles concentrados, natural mesmo só no café da manhã, a comida é na base do quantidade (muita) mas não qualidade (regular) estou aqui há 5 dias e não vi nenhum camarão (juro!), mesmo os restaurantes temáticos deixam muito a desejar. Os funcionários são bem atenciosos, as piscinas são boas, a àrea infantil é ridícula não tem quase nenhum brinquedo. Os quartos são ótimos e a natureza aqui próximo é o que não deixa a desejar! Então para quem vai pensando que vai comer de tudo é mentira! Vcs vão comer muuuuiiito mesmo mas tudo que vc encontra no dia a dia de suas casas. Ano passado estive no Summerville em Porto de Galinhas e lá sim é tudo muito bom, talvez por isso estou tão decepcionada. Eu não voltaria!

    • Cara Luciana,
      andou com certeza desatenta, porque eu, nesses mesmos dias, vi camarões todos os dias nos acarajés que comi, para não falar dos camarões à disposição no rest Pelô.

      (editado)

      • Prezado Breno,
        Lamento ter editado o meu comentário. No meu país a censura terminou em 1974. Não voltarei, com certeza, a maçá-lo com os meus relatos de viagens que pretendia começar a fazer. Abraço.
        P.S. Se precisar de mais lápis azul é so pedir que eu envio prá você.

      • Fernando,

        Seus comentários são bem vindos, mas acredito que debochar de outras pessoas não contribui em nada para esse post. Portanto editei a parte que considero não somar nada a sua opinião, a qual eu não desprezo de maneira alguma.

        Por favor não fique zangado pois zelo para que esse blog possa ajudar muita gente da mesma maneira que fui ajudado. Os métodos para isso são discutíveis, mas as intenções inquestionáveis.

        Lápis azul eu não preciso, mas aceito o convite pra uma brahma beeeeem gelada pois tenho certeza que a gente tem muito a contribuir com o blog. E digo isso sem deboche, ok?

        Abraços e volte sempre!

  117. Sobre as piscinas naturais do Papa Gente, acho importante comentar o seguinte:

    1) As piscinas naturais são parte de um eco sistema muito frágil que são os recifes de corais.
    2) Na maré baixa, o que achamos que são pedras, na verdade são os corais. São criaturas vivas que facilmente deixam de existir quando pisamos nelas.
    3) No papagente existem algumas pequenas e estreitas trilhas que dão até próximo às piscinas. Vale a pena usá-las e evitar pisar nos corais. Mesmo porque possuem saliências que podem provocar ferimentos sérios.
    4) Jamais usem pão para atrair os peixes dentro das piscinas. Existem iscas apropriadas para isso. No pão, existem substâncias que chegam a modificar até mesmo a coloração dos peixes. Em Porto de Galinhas e em Maragogi criaram até campanhas de esclarecimento sobre isso.

    Portanto, pessoal, aproveitem a natureza, mas não se esqueçam de preservá-la!

  118. Cheguei ha 2 dias do iberostar praia do forte e recomendo vivamente. Boa comida, tranquilidade, condeguimos esquecer o mundo la fora. Higiene, simpatia dos funcionarios, tudo a descricao sem qualquer restricao, equipa de entretenimento fabulosa sem incomodar, shows de excelente qualidade, nada de mosquitos, levamos repelente e nem usamos. Em 12 dias la so vi 3 melgas. Enfim, se estiverem para ir, vao, se n estiverem, marquem! Jantei no bahia e a coisa ja n correu tao bem: atendimento mau e mais gente a monte. No premium p do forte n ha nada disso: no stress, o xente!”Animacao e muito bom!”

  119. Concordo totalmente com vc Fernando!!! Até me espantei qdo vi o post da Luciana.
    Qdo me hospedei, encontrava, inclusive, diariamente Paella muito bem servida, no mesmo local onde estavam os acarajés.
    E qto as distância das coisas, nada que vc não acostume e entenda já que estamos falando de um grande resort e não de uma pousada!!

    Abraços a todos

  120. Estive no Iberostar Premium Praia do Forte em agosto e recomendo muito. O lugar é lindo, a comida é boa e os funcionários são muito gentis. A Sandra, que atende no Pelô, é muito atenciosa e simpática. Quando estiverem no Pelô, procurem ser atendidos por ela e não se arrependerão. O resort é realmente bem grande, mas nada que impossibilite alguém de usufruir todas as maravilhas oferecidas. Caminhar não faz mal a ninguém. Fiquei no bloco 7, um pouco longe dos restaurantes, mas perto da piscina e do acesso à praia. Todos os dias são servidos acarajé a paella na barraca próxima ao restaurante da piscina. Recomendo muito! Não deixem de ir ao restaurante francês. Foi uma das surpresas mais agradáveis que tive no Ibero. É simplesmente maravilhoso! Vi camarão todos os dias no Pelô e ele também é servido em abundância no restaurante baiano. Até mesmo no restaurante francês comi bastante camarão. Aliás, o que mais fiz foi comer, andar e dormir. Recomendo também um dia no Spa. Vale a pena pagar 50 reais pelos banhos. O Steakhouse é fraquinho. Os sucos e as frutas do café da manhã deixaram a desejar também. Não tenho do que reclamar da limpeza dos quartos. As camareiras capricham mesmo. Na vila, recomendo uma ida ao Projeto Tamar e também ao Castelo Garcia D’Ávila. Não fui no passeio para ver a baleia, porque não queria perder um dia inteiro com isso. O passeio começa às 9h e só termina às 15h, e todo mundo precisa tomar Dramin. Não sei se valeria a pena correr o risco de ficar enjoada pelo restante do dia e não aproveitar a boa comida. Na praia, os funcionários acabam dando preferência aos gringos. Mesmo que você tenha chegado antes, eles arrumam primeiro a barraca deles. E por falar em gringos…eles são tantos que a gente acaba se sentindo em outro país. Brasileiros são minoria no Ibero. Não se espante se vierem falar com você em espanhol! E trate de se identificar como brasileiro na praia ou acabará pagando 40 dólares por um par de brincos que não valem nem 5 reais em qualquer lugar do Brasil. No mais, aproveitem todo o conforto que o Ibero tem a oferecer. Boa viagem a todos!

  121. Ola!
    Estou indo para o IBerostar Premium agora no final de setembro em lua de mel e gostaria de saber se vcs:
    1) Qual eh a marca do whisky servido e tb da cerveja
    2) Quais sao os melhores restaurantes do hotel? Vale a pena experimentar algum restaurante do Bahia?

    Obrigada!

  122. Estive no fim de agosto no Iberostar Praia do Forte e achei sensacional. Passei 4 noites lá e, na sequencia, 3 noites no Tivoli Ecoresort. Pude comparar bem e afirmo, sem sombra de dúvidas, que o Iberostar é superior. Viajei com minha esposa e filha de 4 anos. O Iberostar possui bem mais “atrações”, seja pra adultos seja pra crianças. Para estas, apesar de não ser perfeita, a recreação é bem superior ao Tivoli. Os shows são excelentes, a comida muito boa, achei fantásticas as opções do café da manhã e do buffet do jantar. As bebidas são variadas, embora possam melhorar (suco natural de laranja, por ex.) Já fui em vários resorts, Breezes, Comandatuba, Vila Galé Guarajuba, Summerville, dentre todos o melhor é o Iberostar Praia do Forte.
    Recomendo fortemente, portanto.
    Abraços a todos!!

  123. Estive no Praia do Forte na primeira semana de setembro, com minha mãe de 85 anos e uma amiga. Só tenho elogios para o Resort. Realmente superou as minhas expectativas. O local é lindíssimo, com uma arquitetura que me agrada muito. Sem falar nos jardins e nas piscinas, tudo muito bem cuidado. Os funcionários são atenciosos e só tenho elogios para o Ibero.
    Não deixem de ir ao Restaurante Gourmet, que apesar da frescura quanto ao traje ( exigem sapato fechado para os homens, mas pode ser tenis), serve uma comida muito saborosa. E a paella da piscina também é imperdível.
    Obrigada pelas dicas de todos e obrigada a vc, Breno, pelo blog.
    Lúcia.

  124. (editado)

    • Ana,

      Esse blog não é agência de turismo. Nós não comercializamos pacotes de viagem. E tenha cuidado ao divulgar seu telefone publicamente pois existem pessoas que podem se aproveitar da situação.

      Sugiro procurar uma agência de viagens para uma cotação de preços.

      Obrigado

  125. Breno
    Parabéns pelo espaço. As suas detalhadas descrições dos locais e as opiniões de vários viajantes ajudam muito quem está pretendendo viajar e quer saber detalhes. Estivemos meu marido e eu no Iberostar Praia do Forte há duas semanas e gostamos muito (e olha que preferimos locais pequenos, charmosos e com conforto). Somente achamos as refeições do restaurante Pelô bem deficientes, mas entendemos que comida feita em quantidade imensa não é igual aquela feita em quantidades pequenas. Nos restaurantes temáticos a comida foi excelente. No mais, limpeza impecável em todos os lugares, apartamento super confortável, local bonito e tivemos atendimento gentil em todos os momentos.

    • Maria,

      O mérito é nosso. São vocês que fazem desse blog uma referência para futuros viajantes.

      Obrigado por voltar para nos dizer como foi.

      Abraços e boas viagens!

  126. estive no iberostar bahia mês passado em lua de mel;recebemos uma cestinha de frutas e uma champanhe no quarto, alem de duas camisetas do hotel;o quarto é lindo, espaçoso, e com banheira no superior room ( não hidromassagem, porem confortavel );acessei a internet por cabo no quarto sem custo adicional ( so pegar o cabo na recepção ) e a velocidade se encontrava bem rapida.pontos fortes : tiro ao alvo com espingarda de chumbinho, piscina tipo jacuzzi, ambientes lindissimos e amplos, com pé direito alto;restaurante mediterraneo, onde rola camarao e peixe a vontade na entrada;vale a pena pra quem nao conhece fazer uma aulinha de golfe ( 125 reais o casal ) e pilotar o carrinho de golfe;ah, e no almoço, fica a dica de almoçar no restaurante coqueiro, pois neste fica mais vazio que o buffet meu rei, porem é onde rola a paella, moqueca, camarao e os famosos acarajes.
    ponto fraco: shows diarios fracos para turistas europeus.Em suma : o lugar é maravilhoso!
    parabens pelo forum e tenha certeza que estas foram as minhas sinceras impressoes
    victor k.

  127. voltei ontem do iberostar Praia do Forte, em 2008 estivemos no iberostar bahia.
    Ficamos no bloco 6, ótima localização, comparando o I. Praia do Forte com I. Bahia :
    gigante, porém se caminha menos p/ chegar aos restaurantes, passarela coberta ( excelente p/ o calor do meio dia ) para interlação dos blocos com recepção, teatro, lojas… decoração mais do agrado do brasileiro, comida farta, porém com qualidade questionável, suco Tang, playground infantil melhor no iberostar Bahia, aliás, pegamos 1 dia de chuva, e p/ quem vai com criança falta aquele espaço coberto com brinquedão, jogos eletronicos, cine infantil, mamães, devem levar baldinho, pazinha, na copa do bebê tem Ninho instantaneo, Toddy, Neston, Mucilon, comidinha pronta da Nestle, frutas, não deixe faltar fraldas pq o do resort é caro.
    Quarto do Ibero P. Forte é nota 10, super espaçoso c/ banheira, ducha, rede na varanda, frigobar cheio, se ainda assim com comida 24hs vc sentir fome, pode solicitar lanche no quarto…, ferro de passar roupa, cafeteira…
    camarão e acarajé todos os dias…, academia também nota 10, conclusão final : valeu a viagem e o valor pago pelo pacote.

  128. Oi,
    Até ontem eu desconhecia o Iberostar Bahia, fui na agência pra fechar o Praia do Forte mas já não tinha vagas, foi então que descobrimos o Bahia.
    Meu marido optou por fecharmos o pacote logo pra não perdemos a viagem.
    Fiquei achando que o Bahia era inferior até chegar no seu blog.
    Você não imagina como minha passagem por aqui foi proveitosa!
    Tenho um filho de 5 anos e estamos indo daqui a dez dias, levando o baldinho é claro,rsss
    Depois eu volto aqui pra contar!!! (acho que você vai virar representante da Iberostar,rsss, devia cobrar comissão em viagens por tamanha divulgação,rss)
    obrigado e
    a[ ]`s
    Tania

  129. Eu e minha noiva estamos fechando um pacote no IBEROSTAR PRAIA DO FORTE para o Carnaval 2010, gostaria de saber se nesse período tem muita bagunça no hotel, pois queremos descançar e não “pular carnaval”, se alguem puder dar uma dica.

    Abraços a todos

  130. gosto muito deste blog, pq ele muito informativo, parabéns.
    Bem já conheci o Iberostar Bahia e o Praia do Forte, dizem que agora fica difícil de se hospedar num all inclusive tão demais…alguém já esteve no Enotel resort em Porto de galinhas?

  131. Em resposta ao rogério, que quer descansar no Iberostar no carnaval. Bem!! estive no último carnaval, hospedado no praia. E realmente não tem muita agitação. na verdade as pessoas ficam no período da manhã no hotel e depois saem para Salvador, e só retornam de madrugada.Fica realmente muito tranquilo. Agora!!! também vc. não vai querer aquele velório, sem ninguém estar um pouco mais alegre no carnaval, né?? Pois se for pra ficar aborrecido com isto, não saia de casa neste período, é melhor. O Ibero, só vale a pena na minha opinião, se vc. participar das atividades e brincadeiras, que são durate todo o dia. Rogério!! é muito chato, vc em um resort, onde a alegria é o oxigênio de todos, se deparar com aquele casal mal humorado, porque não quer barulho nenhum, portanto não seja um deles. Coloque um sorriso no rosto, esqueça os problemas, e aproveite todos os dias. Um abraço.

  132. Estive no Praia do Forte em final de agosto, conforme já relatei acima. E a Su pergunta sobre o Enotel, em Porto de Galinhas. Tb estive lá em final de Setembro e gostaria de dizer que o Ibero é bem superior ao Eno em muitos itens, a começar pelo bar do lobby, dos restaurantes, do atendimento. Na verdade´, poderia dizer que o Eno é um mini Ibero que ainda tem muito a melhorar. Na minha opinião, o único item em que o Enotel ganha é a localização, pq a Praia de P de Galinhas é bem mais bonita, com suas piscinas naturais e aquele mar tão lindo. No resto, o Ibero é bem melhor, sem contar que o povo baiano é bem mais receptivo

  133. As repostas do blog negativas ao resort me desanimaram um pouco. vou para o Iberoestar praia do forte agora dia 12 com mais duas amigas espero curtir muito. eu queria saber que tipo de festas noturnas são lá ?
    Bom e quando eu voltar dexarei meu relato sobre o que axei do hotel.

    • Gabriela,

      Não desanime com os comentários negativos. Cada pessoa tem uma visão e leva consigo uma experiência pessoal do resort, o que nem sempre reflete uma verdade absoluta do local.

      Vários fatores podem influenciar nos comentários, bem como a sua interpretação de cada um deles.

      Eu sempre digo que se você estiver acompanhado de bons amigos, até um baile da saudades vira uma noite inesquecível.

      Espero que você se divirta. E não esqueça de voltar para nos contar como foi, ok?

      Abraços e boa viagem.

    • obrigada à Lucia pelo comparativo com o Enotel.
      Em relação a divertimento noturno, há shows todas as noites, e ficando no I. Praia do forte, pode passear nos dois resorts, mas posso dizer que o local mais disputado é o lobby bar: o Ibero Bahia é mais animado, achei o Ibero Praia do Forte mais comportado, frequentado por pessoas mais maduras, o Resort é uma imensidão, para se ter uma idéia vc vai se acostumar só no terceiro dia de hospedagem, são muitas piscinas, muitos restaurantes, um SPA maravilhoso, sala de ginástica com aparelhagem de última geração, enfim, daí minha preocupação em encontrar outro resort que ultrapasse nossa satisfação e pc um que seja all inclusive.

  134. Boa tarde.
    Por favor pretendo dar uma estadia de 5 noites para meus pais no Ibero PF e vejo que no site iberostar.com é bem mais em conta. Alguém já comprou pelo site? Existe algum contratempo? Obrigada.

  135. Gente, estou indo sábado pro Iberostar Praia do Forte pra passar o Ano Novo…
    Adorei todos os comentários, mas confesso q fiquei ainda mais ansiosa pra conhecê-lo… rsrs
    Passei os últimos anos em Comandatuba e no Eco Resort, q hoje acho q mudou de nome… Amei todos esses resorts, principalmente Comandatuba… Agora vou conhecer esse outro e vamos ver…
    Assim q voltar postarei meus comentários… rs

  136. Gostaria de saber o que levar para usar a noite no ibero praia do forte… Somente shorts, ou necessit de algo mais formal… Obrigadinha

  137. Olá Cintia, o pessoal costuma se vestir um esporte chic a noite nos restaurantes de especialidades principalmente o frances e na boate… bom proveito !!

  138. Conheço a maioria dos resorts no Brasil (Costa do Sauípe, Summerville, Vila Galé Marés, Beach Park Suites, Starfish, etc.) e adorei o Iberostar Bahia. Os shows noturnos são imperdíveis. Fechei pacote para o carnaval 2010 no Iberostar Praia do Forte e tenho certeza que será maravilhoso. Não tenho nada a reclamar do I. Bahia.

  139. Acabei de voltar do Iberostar Praia do Forte, onde passei o Reveillon com a minha família. Assim como a maioria, conheço grandes resorts como o Transamérica em Comandatuba e o antigo Eco Resort, tb na Praia do Forte. Não tenho o que falar de negativo desse hotel. Fomos muito bem atendidos em todas as solicitações, o pessoal do hotel é sempre simpático e atencioso… A comida é farta e variada. Eu particularmente fico com a comida do Eco, mas não dá para reclamar do Iberostar. Principalmente do quesito “frutos do mar”. Se bobear tem camarão até no café da manhã! Os restaurantes que requerem reservas são os melhores e o pessoal costuma ir mais arrumadinho, mas nada demais… A única coisa que posso reclamar – mas que não tem nada a ver com o hotel – é a má educação do brasileiro. Como é all inclusive, neguinho encosta no bar e “exige” uma cerveja ou seja lá o que for sem a menor educação ou sem respeitar uma certa “ordem de chegada”. Acho que rola um certo “desespero” desse povo que, caso tivesse que pagar, não beberia nem um copo d’agua. Gente, resumindo, o hotel é novinho, limpo, lindo e vcs só têm que aproveitar. Não falta cadeira pra tomar sol (sem esse de reservar às 7hs da matina), as piscinas são super limpas, a praia praticamente deserta, enfim, divirtam-se sem medo de ser feliz, pois vale muito conhecer esse hotel!

  140. Acabo de chegar deste hotel. Não considerem muito os comentários mal-humorados de alguns acima. O hotel é ótimo. Só posso compará-lo com mais dois resorts, onde já estive: Transamérica Comandatuba e Costão do Santinho. Resumo da ópera: o custo-benefício do Iberostar Bahia compensa. A infra é até melhor que do Comandatuba. A comida, porém, é pior, e eles têm um problema sério com reposições. Por isso, não almoce e nem jante muito tarde. Isso não significa que a comida seja ruim. Inclusive, há várias opções, conforme o gosto, e há, sim, comida praticamente 24 horas, Sra. Bulcão, (se você não se importar em comer hamburguer e batata frita às 17h00 ou às 03h00 da madrugada). Por fim, a equipe de animação é a melhor que já conheci, excelente ! (nunca fui a nenhum Club Med). Portanto, recomendo.

    • O hotel Transamérica Comandatuba nao se compara ao IberoStar em qualidade justamente por que nao é all inclusive. O Transamérica ganha infinitamente em qualidade. Nao tem comparaçao.

  141. Concordo com o Eduardo,as reposições da comida eram pessimas e irritante a travessinha de mamão no cafe da manha que de cd quatro ou cinco hospedes que se serviam acabava…..È muito bom,mas tem muito a melhorar…..

  142. Vi uma familia que esqueceu a filmadora no restaurante por volta da meia noite,onde so estavam 3 garçons e esta familia ,de manhã voltou buscar e NADA era um tal de garçom dizer que levou na recepção e recepção dizer que não sabia de nada……Eu assisti isso e achei muito grave.Cuidado com os pertences….

  143. Gente,
    Acho que atualmente os iberostar e os club med estão na mesma faixa de preço, e as pessoas tem comentado que os aptos dos iberostars estão num nível de conservação melhor que os club med, por serem novos… Fora que em sites como trip advisor as avaliações do iberostar são bem superiores aos club med (talvez o de Trancoso ainda fique bem na fita, mas mesmo assim sem o mesmo padrão de avaliação do Iberostar). Comparando então o Iberostar Praia do Forte com o Club Med Trancoso, os melhores das duas redes, qual levaria vantagem?
    Abs!

    • Olá Eduardo,

      Não conheço o Club Med Trancoso, mas o de Rio das Pedras. Acredito que os quartos são parecidos. E não tem nem como comparar com o Iberostar. No Club Med o quarto é bem simples, o banheiro minusculo (na verdade quase nem há divisão quarto banheiro). Se vc busca conforto, o Ibero Praia do Forte é o lugar. O quarto é grande, há sacada, Tv de LCD. banheiro com banheira separada do chuveiro. É infinitamente melhor. Mas é claro que estamos falando de quarto somente, pq o Club Med, principalmente o que conheci, que tem opçãoe de esportes aquáticos bem legais, é muuuito bom.
      Voltaria nos dois!!
      Abs

    • Eduardo,

      Tudo é questão de gosto. Eu com certeza iria para o Club Med Trancoso pela beleza do hotel e do lugar onde ele está. Prefiro o sossego ao agito.

      Ao meu ver, não tem como comparar Club Med Trancoso com Iberostar Praia do Forte visto que eles têm propostas totalmente diferentes para os hóspedes.

      Se você puder nos dizer o que espera de um resort, talvez podemos lhe dizer o que melhor irá te servir.

      Abraços,

      Breno

  144. Gente, obrigado pelas informações e dicas. coloquei o iberostar como parâmetro, já que estive no praia do forte ano passado e agora estudo ir a algum outro. Estou atualmente entre o Club Med Trancoso e o Comandatuba.
    Abs,
    Eduardo

  145. Parabéns pelo site, muito esclarecedor e abrange todos os tipos de pessoas. Estão quase fechando um pacote de lua de mel e quase certo no Ibero Praia do Forte, mais ainda com algumas dúvidas.
    No Praia do Forte:
    1) Qual o melhor bloco de localização?
    2) Vale a pena ir aos restaurantes do Bahia ou melhor ficar no PF?
    3) O PF tem elevador para os quartos?Todos os apartamentos te banheira ou apenas alguns tipos?
    4) Quais os restaurantes mais recomentados e se tem algum que exige vestimenta diferenciada?
    5) Quanto ao check-out tem surpresa com taxas extras?

    Ja agradeço pela ajuda.
    Obrigado

  146. Para Alexandre:
    1) Depende do que vc prioriza. Eu fiquei no 06 e achei ótimo. O melhor é vc escolher na hora do check in mesmo.
    2) Não fui no restaurante do Bahia e tb não acho que vc vá.
    3) Não tem elevador. Fiquei no último piso e não me importei em subir escadas (são 38 degraus). Acredito que todos os quartos tenham banheira, sim. Os banheiros são enormes e o quarto é ótimo (totalmente novo)
    4) O que mais agradou nosso grupo foi o francês. Leve uma calça e não se preocupe com o calor, pois o ar condicionado é super forte e a comida deliciosa. Vale a pena reservar todos que vc puder, pois esses (que requerem reserva) são os melhores.
    5) Nenhuma surpresa. Eu só paguei a massagem que fiz no spa. Tudo que consumimos no quarto estava incluso.
    Boa viagem!

  147. Fui no Iberostar Bahia no ano passado. Ameiiii. Não sou muito viajada, mas confesso que superou todas minhas espectativas. Eu fiquei poucos dias e não estava conseguindo vaga pro restaurante de Frutos do Mar. Mas com era meu niver, foi só eu falar que eles deram um jeito. Achei o máximo, mas com certeza, ir em turma é ainda melhor (e estava com meu marido).

    Breno, qual é o hotel dos macaquinhos a que vc se refere?

  148. Pessoal, estive no IBEROSTAR PRAIA DO FORTE com a minha noiva no carnaval, e só posso dizer uma coisa sobre o hotel.

    SENSACIONAL!!!!!!!!

    Tudo muito limpo, novo atendimento excelente, comida boa e farta.
    Destaque para o bar do loby, servem muito bem!!!!!
    Ja estive no Club Med Itaparica, e sinceramente o IBEROSTAR é muito melhor, muito sossego um lugar espetacular!!!

    Um abraço a todos!!

  149. Pessoal,

    preciso de informações sobre os serviços de BABY SITTER! Estou indo com meu bebê de 1 ano e 4 meses, e sei que eles disponibilizam um serviço ‘terceirizado’ (parece que é do pessoal das redondezas) de babá. Acho que pode ser útil para ir jantar com tranquilidade qdo ele estiver dormindo, ou algum dia que quisermos descansar mais.

    Alguém tem idéia de preço? Alguém que já utilizou o serviço pode falar mais sobre o assunto?

  150. Oi pessoal! Estou com uma viagem já agendada para o Iberoestar Bahia (o Premium não tinha vagas) e lendo os comentários aqui fiquei bastante preocupada. Sou tranquila, sossegada, e vou acompanhada. Será que o hotel melhorou desde 2008 ou piorou? As pessoas que foram em 2008 falaram muito mal. Obrigada.

  151. Agora eu vos digo , pro que tanto falaram mal, o IBEROSTAR é um dos melhores hotéis que eu já fui em toda a minha vida . O Club Med é maravilhoso , o Vila Galé Marés é perfeito , o Costa do Sauípe Conventions é bom demais e o IBEROSTAR Praia do Forte é melhor ainda . Quando tive a oportunidade de ir ao IBEROSTAR em uma convenção de supermercadistas foi tudo muito perfeito , recepção boa , vistas lindíssimas , e muito mais . Pra mim , a única coisa desagradável foi a parte da internet , mas tirando isso , eu super indico o IBEROSTAR para as pessoas visitarem com a sua família . Um lugar suuuuuper bonito , muito tropical . enfim , bom demais pra pessoas que sabem aproveitar o que é bom. OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE. :)

    • Rafaelle, concordo inteiramente com vc. Meu Deeeus, porque falar tanto mal do Ibero….É maravilhoso, super receptivo, lindissimo, boa comida, piscina maravilhosa, atendimento bom, enfim….Exiastem pessoas que já saem de ferias prontas para encontrar um mero detalhe para extravazar em criticas. como dizer que o transamerica e o club med são melhores….São hoteis ultrapassadissimos, antigos, com quartos pequenos…enfim, vai entender. desarmem-se, abraços.

  152. aah , e quem tem seus filhos pequenos não se preocupem , se o problema era berço , alimentação própria pra crianças menores , e aquelas cadeiras em que as mesmas sentam está tudo resolvido . Quando fui ao IBEROSTAR no ano de 2009 estava tudo em perfeita ordem.
    Esse ano eu espero voltar ao IBEROSTAR novamente. se isso acontecer eu ficarei muitíssimo feliz. :D

  153. Estou indo para o iberostar praia do forte no mes de dezembro. Eu e minha esposa estamos perdidos em relacao ao tipo de roupa que devemos levar. Gostariamos de uma ajuda em relacao a isso. Desde ja agradeco.

  154. Breno
    Estava quase fechando um pacote para o Iberostar PF, mas estou em duvida depois desses comentários. Procuro um resosrt com all inclusive (percebi que ha um certo concenso quanto a má qualidade da comida do Ibero) e principalmente que tenha conforto (preferencia com banheira) no quarto e opções de “brinquedoteca” monitorada para crianças de 3 anos e 10 meses (idade do meu filho).
    Estou fechando a opção da suite junior, gostaria de saber se tem muita diferença para a suite superior.
    Gostaría de receber sugestões, ah, também quanto a praia, gosto de curtir praias calmas e adequadas para banho.
    Tenho certa urgencia, pois pretendemos viajar (eu, meu marido e nosso filho) agora no final de junho de 2010.
    ah, quanto aos travesseiros, não tem como pedir substituição? ou são todos iguais?
    Desde ja muito obrigada a quem puder me ajudar.

    ATT,
    Liliane T. Pereira

    • Liliane,

      Para levar crianças, eu prefiro o Transamérica Comandatuba ou, em segundo lugar, Tivoli Praia do Forte. Não tenho o que reclamar desses resorts.

      Quanto às suites e travesseiros do Iberostar, eu não tenho conhecimento.

      Boa viagem e volte sempre!

  155. Oi pessoal! Fui para o Iberoestar Bahia porque o Premium Praia do Forte estava lotado. Montei uma viagem para 7 dias mas me apaixonei tanto que fiquei 10 dias. Os funcionários do hotel são muitooooo fofos. A comida realmente não e tão maravilhosa, embora seja gostosa. Estou com vontade de morar naquele complexo, o Iberoestate, mas como nasci na plebe não poderei alcançar um sonho tão grande. Não conheci o Premium mas o Bahia é D+!!
    Bjs!

  156. Breno, fiquei curiosa para saber a qual assim como a Gisele

  157. Breno, fiquei curiosa para saber a qual Eco Resort você se refere quando disse que é o melhor que já foi. Vi que a Gisele já tinha feito esta pergunta anteriormente e não vi sua resposta. É o da Praia do Forte mesmo? ou o de Itacaré? de Arraial?
    Obrigada

    • Raquel,

      Me refiro ao Tivoli Ecoresort Praia do Forte. Tem um post sobre ele aqui no blog.

      Mas eu também adoro o Transamérica Comandatuba para viajar com a família. Os dois são os melhores que já fomos com as crianças.

      Abraços,

      Breno

      • Com todo respeito, esses dois hoteis mencionados por vc, me pareceram muito antigos, com construções ultrapassadas, fora o quesito segurança, que até mesmo os nativos da ilha, desaconselham turistas. Abraço.

  158. Vou voltar a ir de férias para o IB Praia do Forte!!! Já viajei muito e, do que conheço, para descansar, para desligar, tem de ser no IB!!!! Passado um ano, lá estou eu!!!

    Esclareci os que ainda têm dúvidas?

  159. Voltei!!!
    O 12 dias passados no Ibero Praia do Forte foram maravilhosos. A equipa de animação, os shows da noite, a comida, o quarto, tudo maravilhoso!!!
    Aconselho a todos!

  160. pessoal, vale a pena conhecer o Iberostar, gosto tanto de lá que estarei voltando com meus filhos pela terceira vez !

  161. Eu e minha esposa (Gavida de 4 meses )acabamos de chegar do iberostar praia do forte,e chegamos a uma conclusao q nos turistas nao significamos muito para eles ,nao fazem muita questão.
    Qdo chegamos fomos a recepcão ,um funcionario nos deu uma orientação muito basica p quem esta em um complexo enorme .ate ai tudo bem ,Saimos para a caça ao tesouro ou seja a procura do quarto ,com um simples mapa em mãos .Passados alguns belos minutos andando muito nos corredores e sobe e desce escadas encontramos o quarto,depois de 30minutos veio as malas .
    Durante a semana era muito comum encontrarmos pessoas q acabaram de chegar perdidas pelo complexo.
    O hotel e muito bonito mas ja conheci resorts melhores , a praia vc não aproveita nada .só nos restou as piscinas e algumas outras atividades q outros resorts tem .
    No penultimo dia recebemos no quarto um comunicado do horario do nosso voo de volta que teriamos que fecharmos nossa conta ate 12h e pagariamos uma taxa de 5 reais por dia de turismo,ate ai tudo bem .estamos acostumados a ser explorados pelos quatro quantos .O nosso voo sairia as 20:30hs e a vam iria nos buscar as 5:30hs e nos deveriamos deixar o quarto as 12h .isso eu acho um absurdo vc paga muito caro para ficar no hotel e depois vc e obrigado a sair do quarto ao meio dia e esperar na recepção mais de quatro horas sem muita conversa ,procurei um responsavel pela recepçao e ele me disse q não poderia fazer nada ,so depois de algum tempo fui informado que se eu quisesse usar o quarto teria q pagar mais 20 reais por hora .fora que quando voltamos do almoço nosso quarto ja estava bloqueado nossas chaves ja não funcionavam mais .
    Nao gostariamos que tomasse este depoimento como uma critica ruim mas sim como um alerta para quem gosta de viajar e conhecer lugares diferentes ,nos fazemos de 3 a 4 viagems por ano e isto numca nos aconteceu .mas sempre tem a primeira vez e tomamos isto como liçao ,ne sempre os lugares mais caros sao os melhores .

    • Que pena Tadeu, sinto muito pelo ocorrido. Passei 10 dias por lá e tudo correu maravilhosamente bem. Conheço muitos resorts do Brasil e do Caribe também, e tenho o Iberostar Bahia e `Praia do forte, como um dos melhores em que já estive
      .

    • desculpe tadeu , mas vc ealmente não viaja isso é uma lei no brasil ..check in 15:00 e chack out 12:00.afinal os resortes de grande pote precisam de tempo abil para efetuar a limpeza dos aptos para que outras pessoas como vc possam curtir suas férias…se informe melhor…

  162. Alguem sabe qual é a cerveja, chopp e o vinho oferecido no resort Enotel em Porto de Galinhas

    • a cerveja é skol……chopp kaiser……..vinho eu nao sei ,pois nao gosto,valeu

  163. Breno, estou procurando um resort para ir em fevereiro.
    Estive no Ibero Praia do Forte em setembro do ano passado e adorei, achei que ele oferece uma excelente relação custo-benefício.
    Não busco alta gastronomia, mas sim comida boa, saborosa e fresquinha, e busco um all inclusive pelo conforto de não ter que pagar contas após a viagem (ou pensão completa).
    Queremos descansar, mas não aguentamos ficar o dia todo fazendo nada. Queremos algumas opções de atividades.
    Dentro desses padrões, o Ibero é mesmo a melhor opção, ou vc tem alguma outra sugestão? O Club Med Trancoso é bom pra isso tb?
    Estive em Comandatuba 3 vezes e AMEI, mas, pra essas férias, não vai dar pro meu bol$$o… rs…

    • Mary,

      Eu prefiro o Club Med ao Iberostar. Mas devo admitir que o Iberostar é mais agitado.

      Se for para o Club Med, dá pra visitar a vila de Trancoso e Arraial d’Ajuda que ficam bem pertinho e considero mais interessante do que jogar um “pólo aquático micado”.

      Com um pouco mais de disposição, dá pra chegar até a famosa Praia do Espelho. Vale a pena passar o dia por lá.

      Resumindo: eu ficaria com o Club Med sem pestanejar… :)

      Abraços e boa viagem!

  164. Breno, quando eu digo “atividades”, são atividades assim mesmo, tipo Polo Aquático e hidroginástica, pq eu não curto muito sair do resort não… hehehe Gosto de ir pra realmente descansar, ficar na beira da piscina com algumas opções de diversão, mas sem ter que sair do hotel…
    Mesmo assim, sem esses passeios pra fora, o Club Med ganha do Ibero?

    • Vou dar um pitaquinho… rsrsrs
      Eu adoro os dois!!! Mas se vc busca conforto e comida: Iberostar sem dúvida!!!
      O Club Med tem uns quartinhos para quem passa o dia na praia e nas atividades… Fora que a gastronomia não é lá estas coooisaaas… Então se vc quer só se divertir e com mordomias: Iberostar Praia do Forte!!! :))
      Boa Viagem!!!

  165. Roberta… Isso… vc captou a mensagem… Busco muito conforto, pra descansar bastante, uma bela piscina e comida boa. Não preciso de exageros, mas tem q ser feita com capricho!

    E o Vila Galé GUarajuba? Alguém sabe de algo? Vi muitas críticas antigas sobre a comida ser ruim, mas em postagens recentes pela web, quase não encontrei mais esse tipo de crítica…

  166. Estive no Iberostar Bahia durante uma semana entre os dias 9 e e 16 de setembro .Vivo na Europa com meu noivo fizemos a reserva uns dois meses antes em uma agencia de viagens el corte ingles na espanha . Eu e meu namorado ja tivemos problemas quando chegamos no rio porque a mala dele ficou em Paris . Tinhamos feitouma reserva no iberostar praia do forte, chegando na recepçao ficamos decepcionados a principio quando a recepcionista do hotel nos dice que nao havia nenhuma reserva em nosso nome e que o hotel estava lotado porque haveria um evento de uma empresa no fim de semana ou seja na sexta feira. eu e meu namorado nao estavamos entendendo nada como nao tem uma reserva se pagamos tudo a mais de dois meses e a mulher que nos vendeu a reserva dice que estava tudo confirmado. ligamos para o corte ingles e confirmamos a reserva mesmo assim nos deixaram mais de uma hora sentados na rececpçao sem nos dar nenhuma explicaçao.imagina viajar mais de 10 horas e ainda ficar esperando com se fossemos uns ze ninguem. Eu e meu namorado que e espanhol ja estavamos ficando desesperados pelo descaso. depois de quase uma hora sentados sem saber o que fazer a rececpsionista veio e nos dice que ali nao era possivel estar mas que poderia nos dar uma reserva no iberostar bahia que fica ao lado . eu achei um absurdo paguei gato por lebre. nos levaram ao outro iberostar bahia onde entramos o recepcionista nos deu a chave as pulseiras e um guia com a programaçao e nos dice que a suite era so seguir em frente e virar a a esquerda eu e meu namorado ficamos totalmente perdidos sem saber onde ir ja que o hotel era imenso cheio de jardins e corredores tivemos

  167. que perguntar a uma camareira onde estava nossa suite chegando la o quarto estava perfeitoso um detalhe, o banheiro esta sujo e com umas tres garrafas de agua em cima da pia.o cafe da manha perfeito , chopp da marca kaiser e sol comida regular porque nao gostei da qualidade da comida dos restaurantes tematicos. a piscina se vc quiser ficar em um bom lugar tem que despertar as oito da manha porque depois das nove o que vc encontra sao toalhas e mais toalhas ocupando quase todos os lugares.eu acho que pelo preço que foi pago poderiam melhorar mas a qualidade no etendimento em todos os sentidos.

  168. Olá bom dia a todos.
    Quero deixar aqui meu relato, pois passei 8 dias no ibero star Bahia em 2009 e simplesmente amei. Conheço o tivoli, e francamente não chega nem perto da comida e instalações do Ibero Bahia. Estou voltando em janeiro com a familia toda para o ibero bahia Uma dica para todos, e a seguinte: Não se deixem levar nunca pela opinião dos outros a ponto de deixarem de ir viajar para esse ou aquele lugar. Até porque o dono deste site ja foi e voltou varias vezes para verificar se é bom ou não. de repente existe quem goste de camarão e quem não goste. olhem, presenciem e não se deixem levar por opiniões negativas e preconceituosas. parao oque compramam pacotes para o Ibero, sugiro que vão e divirta~-se. Enquantpo voces deixam de ir por opinião alheia, o alheio está indo e se divertindo com tudo isso.Abraços.

  169. Gostaria de obter informações sobre o Enotel em Porto de Galinhas.

    Estive no carnaval no Iberostar Praia, e gostei muito queria saber se o Enotel tem o mesmo padrão de qualidade.

    Abraços a todos

    • rogerio eu detestei o enotel….as piscinas são lindas…a estrutura fisica é linda mas o atendimento é péssimo..a comida era horrorosa….mas fui as uns dois anos atras talvez tenha melhorado
      da uma olhada no summerville é um espetaculo em todos os sentidos

  170. estive no iberostar bahia por tres vezes..ja fomos pro ibero de punta cana…jamaica…e pretendo agora ir ao ibero de cancun…
    eu não posso reclamar de nada..ja passamos natal e reveillon…acho que o espirito de férias deve sempre ser acrescetando a alma das férias…nesse periodo tão mágico…não sou clica com faxina de quarto …de banheiro….viajo pra relaxar..tomar sol…ver gente bonita…feinhaaa…dançar…aproveitar o máximo que a vida e a saude nos proporciona…em relação a comida…nenhum dos iberos é um five stars..mas acho que pelo valor pago…não deixa nada a desejar…pra quem vai pra comer…escolha outro resort- como o comandatuba…eco resort da praia do forte que é mara..palma real em punta cana…ou a rede riu palace em cancun..não se preocupem com os valores…. é as vezes bem mais barato….

  171. Breno
    Vou viajar com meu marido e 2 filhas 2 e 6 anos, quero ir para um resort no nordeste
    estou em duvida quanto ao iberostar e club med trancoso qual vc indicaria para ir com crianças??
    Um abraço
    Paula

    • Paula,

      Qualquer um dos dois você estará bem servida. Porém acho que o Iberostar mais adequado para filhos dessa idade por ter uma estrutura maior e mais atividades.

      Mas, como eu disse, vale a pena visitar os dois.

      Abraços,

      Breno B.

  172. Passei minha lua de mel no Iberostar Bahia em 2006 e fiquei apaixonada pelo lugar. Lugar lindo, comida e bebida boa, funcionários atenciosos, quarto e banheiro limpos, não tive uma reclamação.
    Ano passado, eu, meu marido e minha filha de 2 anos, resolvemos fazer uma viagem para algum resort, na hora meu marido já mencionou o Iberostar, fiz algumas buscar no google sobre o resort e vi muitas reclamações, inclusive aqui. Ficamos muito em dúvida, mas resolvemos arriscar, já que tínhamos gostado tanto da outra vez.
    Em Outubro de 2010 passamos 7 dias maravilhosos no Iberostar Praia do Forte. Drink para recepcionar os turistas, funcionários super atenciosos, inclusive na chegada já solicitei o carrinho de passeio para minha filha, me levaram até o quartinho para escolher qual eu queria. As bagagens chegaram super rápidas no quarto.
    Realmente o quarto era bem longe da recepção e andamos bastante, no primeiro dia a gente se perdeu, depois a gente se acostumou com a distância e começamos a aprender os caminhos. Ficamos no bloco 5. Até a gente brincava que era para queimar a comida que a gente comia.
    A comida continua muito boa, camarão todo dia, vatapá todo dia, muita água de coco gelada, não faltou absolutamente nada. Não tenho do que reclamar.
    Quarto sempre limpinho, minha filha sujou o lençol de noite com chocolate, no outro dia sem precisar pedir, fizeram a troca.
    O bom, é que em todos os blocos, possui uma copa baby, recebemos o cartão logo na chegada, e lá tem papinhas, frutas, leites, toddy, microondas, … tudo para um bebê e uma criança.
    Minha filha não ficou com monitores, pq. ainda não tem idade suficiente (4 anos), mas brincou demais no kids club comigo ou meu marido, nas piscinas e na areia, realmente o mar é mto forte e não arriscamos. Mas ela curtiu demais e até hoje canta as musiquinhas e eu pego ela cantando “animação é mto bom” e batando palma.
    O resort estava cheio, quem acordava tarde, não conseguia lugar na piscina principal, mas nas piscinas próximas sim. Café da manhã, almoço e jantar tb. foi tudo tranquilo, sempre tinha mesas disponíveis.
    Enfim, não tenho o que reclamar. Esse ano faremos uma viagem para o exterior, mas ano que vem, queremos voltar para o Iberostar Praia do Forte e levar meu pai para conhecer.

  173. Já estive 1 vez no Iberostar BA e 2 vezes no Ibero Praia do Forte, depois do Ibero
    fica difícil encontrar um resort com tantos pontos positivos …. alguém poderia postar à respeito do Gran Palladium Imbassai ?
    Tenho lido boas recomendações, já em relação ao Breezes Búzios, conhecidos meus dizem que o Ibero dá de 10 a O.

  174. Para muita gente isto é um paraíso ,mas eu e minha familha com uma filha de apenas 1 ano e 6 meses ,comemos no próprio restaurantes deles e a comida estava estragada ,seria no próprio hotel entoxicaçao alimenta cronica ate hoje não me ligaram e passei no ambulatórios deles e foi confirmado como uma virose forte fomos para ai em 28/11/2009 o infermo que vivemos ….fique no INPS mais de quatro meses o Gerente André penna falou que iria me ajudar com os email com laudos médicos que mandei nunca tive um retorno deles

    • simplesmente impossível, você ter comido algo estragado no hotel. Eles têem um padrão muito eficiente de contrle de qualidade. Sequer, nem uma única vez, eu vi algo com pelo menos suspeita de não estar em condições de consumo. Acredito que este blog, em suas postagens anteriores, possam dar a quem precisa, informações que facilitam a vida de turistas em busca de bons momentos de lazer. Já vi muita frescura(gente metida a besta), reclamação boba, de gente que acha que está pagando um resort e acha que está na ilha da fantasia(onde tudo é possível). Mas essa da comida estragada foi DEMAIS pra mim!!!

  175. Se vc conhece um pouco de hotel e quer realmente um hotel 5 estrelas, fuja do Iberostar (qualquer um dos dois do brasil)… FALTA MUITO para chegar em 3 estrelas. TUDO é MUITO RUIM… serviço, limpeza, bebidas, comidas, TUDO! Nao caiam nessa!

    • Esse aí é maluco mesmo!não deve conhecer o Iberostar pra falar isso. Já fui inúmeras vezes e considero o Ibero o melhor resort do Brasil.

      • realmente as pessoas que falam mal do Ierostar , ou nunca viajaram ou realmente não entendem o que é um all inclusive…
        um resort bem localizado que possui uma equipe funcionarios solicitos e sempre dispostos a atender.lembrando que all inclusive e aquele estilo…sirva-se , portano os preguiçosos de plantão relamente não gostam,,,mas podem ter certeza estar de frente para aquela praia paradisiaca e depois descansa naquela bela suite …não tem preço !!
        nota 100000 para este lugar

    • Devo dizer que concordo em genero, número e grau. Acabei de voltar do Iberostar Praia Do Forte, e passei por situaçoes muuuito desagradáveis e vale ressalatar que conheco vários resorts, sou uma pessoa viajada, conheci lugares maravilhosos e impecáveis muito mas muito mais simples com comida honesta e decente, e lugares deploráveis que se dizem resorts 5 estrelas, portanto não sou dada a extremos luxos mas considero importante a atenção que é dada ao hóspede e aos pequenos detalhes que fazem a diferença. Irei listar alguns dos meus problemas que tive no hotel e acho que sao erros inconcebiveis para um 5 estrelas.

      1- Quando chegamos no primeiro dia, uma das camas do quarto estava simplesmente sem dois pés, já que se trata de uma cama box ela teria que ter 6 pés, aí depois de 3 horas mandaram um rapaz arrumar a cama, é lógico que ele nao conseguiu, e lá se foram mais duas horas e aí esolveram mudar a cama. Aí depois que a cama estava arrumada, a camareira entrou no quarto pra arrumar a cama, entrou com o cabelo todo desgrenhado, uniforme sujo e ainda por cima arrastando suas sapatilhas “moleca”. putz ao ver essa cena nao contive o riso..hahahahah

      2- Reservei o restaurante Maresia para 12 pessoas jantarem e assim comemorarmos o aniversário do meu filhinho. Uma pessoa ficou sem o prato que foi solicitado porque faltou camarao, e so soubemos disso porque a minha amiga foi na cozinha pegar o que tinha, depois disso, chegou a hora de cortar o bolo, agora imaginem um menino de 4 anos cortando um bolo sem vela? Isso mesmo, eu pedi o bolo junto com uma vela aí meu filho comecou a chorar, qunado arrumaram uma vela usada, pedi pratos de sobremesa pra servir o bolo ai a moca me pergunta “Ah tu vai querer éh? meuuuuuuuuuu

      3- Fui no buffet de massas e solicitei um espaguete que foi feito do jeitinho que eu queria, sentei e comecei a me deliciar, aí na segunda garfada me aparece um belo fio de cabelo. Pronto meu jantar acabou ali mesmo.

      4- Na manha seguinte fomos tomar cafe da manha, o suco de laranja tinha gosto de podre, o suco de manga era tipo clight, e pra completar minha dieta baiana minha amiga achou uma lesma na tapioca dela.

      5- O buffet de saladas é muito pobre, tomate cortadinho em rodelas? Ah isso minha filha de 9 anos faz qdo nao estou em casa.

      É por essas e outras que no fim do ano iremos a um hotel delicioso, cozinha maravilhosa e im-pe-ca-vel, turma de recreacao fantastica, tem babás a tirar a rodo e o melhor nao se considera um 5 estrelas mas bem que poderia ser um.
      Jumana Osman

      • Olá J. Osman, gostaria de saber qual é o hotel a que vc se refeeriu no final do seu comentário, pois pode ser a dica para as férias de muita gente. Obrigada.

  176. estive 2x no ibero Praia do Forte e 1x no ibero Bahia, este ano queremos conhecer o Gran Palladium Imbassaí, alguém pode me dar alguns conselhos, tipo , qual a melhor vila para crianças com 4 anos ?

  177. alguém teria informação do iberostar bahia após as últimas reformas? Vi também notícias de um novo parque aquático que está para ser inaugurado. Alguém já o conheceu? Quem está no ibero bahia pode utilizar toda a área de lazer(piscinas) do ibero praia do forte? Muito obrigado.

  178. Acabei de chegar do Iberostar Praia do Forte….não gostei…os armários do banheiro estavam em situação bem ruim, achamos insetos no quarto, o suco do restaurante aguado, o atendimento demorado (não tente pedir um vinho no restaurante Pelô…vai demorar pelo menos 20 minutos). O transformador em situação bem ruim, até dá medo de usar. Não volto mais.

    • Estive no Iberostar Praia do Forte entre 18 e 25 de setemebro (hoje) e fui muito bem atendido no restaurante Pelô…tanto nos cafés da manhã, quanto nos almoços e jantares…as bebidas eram farta e continuamente servidas. As madeiras nas laterais da pia do banheiro são em estilo rústico e por isso tem a parência de “situação bem ruim”. A tomada transformador do banheiro emite uma campainha enquanto está sendo usada, para alertar ao usuário que ela está em uso…há um pequeno botão verde e um desenho na face da tomada que indicam isso…mas tudo normal. De fato algumas aranhas entram no quarto à noite, sendo aconselhável colocar uma das toalhas na soleira antes de ir dormir.

  179. Estivemos hospedados no iberostar bahia, no mes passado. E gostaria de registrar alguns desagrados que tivemos.

    Esta foi a terceira vez que estivemos hospedados no hotel, e sem dúvida foi a pior de todas…

    vamos enumerar o que nos desagradou:

    1) A qualidade da comida servida tanto no restaurante principal (meu rei) quanto nos restaurantes tematicos estava muito, mas muito pior que das outras vezes. Achamos muita falta das comidas típicas no meu rei, o jantar na churrascaria foi horrível.

    2) O Snack não foi aberto nenhum dia, durante os 7 dias que estivemos hospedados. Tinhamos que sair da piscina principal, até a outra piscina para pegar alguma coisa pra beliscar.

    3) O quiosque de comidas especiais, na piscina 2, nao foi aberto nenhum dia, das outras vezes sempre tinha algo especial lá. Alguma comida típica.

    4) A academia de ginastica esta uma vergonha, onde já se viu num hotel desse porte haver lista de espera pra usar a esteira?!?!Absurdo

    2) A limpeza dos quartos também foi péssima. Todas as vezes que pisava no chão, este estava melando e com muita areia. Mesmo depois de ter sido limpo. O banheiro estava com a banheira imunda, bem velha, com marcas de remendos. Muito nojento.

    3) Os funcionários muito desmotivados, alguns passaram 7 dias sem dar nehum sorriso se quer. Foi a marca que trouxemos dessa vez: ninguém gosta de trabalhar lá… ninguém sorria!

    4) Os funcionários que pilotam os carros elétricos parecem que estao em uma corrida de F1. Dirigindo acima do limite seguro. Por várias vezes quase atropelam hóspedes.

    5) Nas piscinas, houve um dia onde tinha um cidadão exibindo feridas enormes nas costas, saindo pus! uma coisa repugnante. Este senhor ficou o tempo todo na frente do garçom da piscina, que nada fez. Nem ele nem ninguém… Eu e minha família fomos obrigados a sair de lá, pois estava nojento. Deveria haver algum tipo de exame antes de liberar o uso da piscina. Algo simples, mas que garanta a higiene…

    6) Na nossa saida, ocorreram diversas falhas no atendimento dos carregadores, quase perdemos o transfer por isso. Pois estava chegando um gurpo enorme no mesmo horário, e tudo se complicou. Um caos!!!

    7) A frequencia do hotel esta com a média de idade de seus frequentadores muito avançada. Não tem clima de animação e sim de sono! As atividades estão sempre vazias… horrivel! Alguém do marketing tem que trabalhar pra trazer mais jovens e familias para o hotel…

    Em resumo, não voltaremos nunca mais!

    Obrigado

    Eduardo

    • estive no iberostar praia do forte de 11 a 16/11/111, tenho mais reclamações do que elogios………….quarto mal limpo, piscina suja, comida ruim……….o melhor foi o resturante mediterrâneo que nem fica dentro deste resort fica no resort bahia…..etc.
      os funcionários provavelmente recebem um péssimo salário pois não atendem bem……..os únicos simpáticos são a turma da animação e as garçonetes do rest. perlo.

      • Concordo Plenamente Eduardo!

  180. Acabei de chegar do Iberostar Bahia e concordo com o comentario acima. Funcionarios desmotivados, nunca dao nenhum sorriso (na Bahia ??? geralmente estao sempre alegres …) ; e a comida estava pessima, principalmente do restaurante Meu Rei . Acho que o Iberostar Praia do Forte deve ser melhor, fiquei decepcionada

  181. Juroo que tô morrendo de medo!!Já reservei minha lua de mel 12/11/11 p lá!! Vamos ver o que vai acontecer!!!

  182. Acabei de chegar do Iberostar Praia do Forte, e posso afirmar que estou arrependida de ter ido a esse resort. Os funcionários estão desmotivados e comentam com os hóspedes, sobre os maus tratos da direção e gerente com os fucnionários. salários de fome e punições quando os mesmos cometem falahas, um verdadeiro rod´zio semanal de funcionários que estão passando e ficando por lá. As piscinas neste final de semana estavam vazias e sujas com muito óleo, a comida racionada e visivelmente reaproveitada de um dia para o outro. A carne servida era sem dúvida de 2ª, peixe o mais barato, um absurdo. mais para quem gosta de salsicha, nuggets e hamburguer, é uma beleza. A bebida servida era também das mais baratas, vodka rayska(dor de cabeça na certa), whisky sei lá o nome, cerveja Sol e kayser simplesmente horríveis, sem contar os refrigerantes sem gás e xarope. nem meu filho bebeu. Os quartos limpos aparentemente, sendo que caiu um papel no chão e ele ficou no mesmo lugar durante as 7 noites. O serviço de concierge debochado e ineficiente. Pedi para falar com o diretor do hotel e me informaram que o nome dele era Davi ( espanhol) por sinal arrogante e sem educação)tive a nfelicidade de falar com esse espanhol mal educado na recepção que sequer ouviu minhas críticas construtivas. ele deve se lembrar que não é cidadão brasileiro e aqui deve tratarmos muito bem, diferente ao tratamento que recebemos quando estamos naquele país decadente economicamente. Vi uma situação ridícula. Um casal com um filho alérgico a leite, pediu algum outro alimento em substituição, então vi a concierge que me atendia rir de tal situação, e debochar junto com uma pessoa que que chamava Pascoal, dizendo que aquele hóspede eava enchedo o saco desde a hora da chegada. No banheiro do apartamento, cabelos no box, e banheira, verduras mal lavadas, e o pior, ÁGUA DA TORNEIRA, no teatro e restaurante. Quem compra, um pacote com o transfer inclúido, ainda deve sair do hotel em direção ao aeroporto com 4 horas de antecedência. O motorista da van que nos transportou contou-nos que foi uma solicitação do tal diretor davi, junto a Grou(cia de transfer) para que o hotel ficasse com os quartos livres mais rapidamente, Nota-se que o tempo até o aeroporto é de 1h e 30m. Não recomendo portanto esse hotel. Fuja do iberostar Praia do Forte.

  183. Gostaria de dizer que fiquei decepcionado com a comida servida no Iberostar Bahia. Quem vai a um resort à beira da praia está esperando comer frutos do mar, mas lá isso é difícil. Muito hamburger, muita batata frita, nuggets e até salsicha, porém camarão, lula e etc… quase nada! Não vou negar, teve paella com muitos mexilhões e vôngoles, peixe, pouquíssimos camarões, sem lulas,enfim não estava boa. Teve moqueca no mesmo estilo. Mas prá encurtar o assunto quero dizer que um resort com a estrutura do Iberostar deveria ter um cuidado especial com a alimentação, todos os dias os pratos servidos são os mesmos (no restaurante principal: Meu Rei), e os hóspedes que já conheceram os resorts da Costa do Sauípe (como o Premium) acham que no Iberostar é até melhor (porque Iberostar é mais caro) e quando conhecem o Iberostar Bahia ficam decepcionados, como eu fiquei! O lugar é lindo, a estrutura perfeita, mas a comida deixa a desejar!!!!!

  184. Nossa, fui ano passado no Iberostar praia do Forte e não tenho reclamação nenhuma a fazer, talvez era até outro gerente..Estou assustada com as reclamações que vi!!!
    Pra vcs terem noção o quanto gostei do hotel que eu e meu marido estamos voltando agora no Iberostar, só que desta vez em Punta Cana…
    Fui em maio do ano passado, foi tudo mil maravilhas, não tenho reclamações do Resort..

  185. Sempre que retorno de um Resort All Inclusive, deixo minha experiencia:
    Desta vez, passamos o Reveillon 2013 no Enotel Porto de Galinhas, em relação a estrutura (quarto, banheiro ), limpeza, shows, recreação infantil, posso dizer que Iberostar ainda continua sendo minha indicação, se comparado com o Gran Palladium e Enotel.
    O complexo aquático do Enotel, é ótimo pincipalmente para crianças, a comida é variada, farta, e um bom sabor, há camarão diariamente, paella diariamente, muito peixe, refrigerante , cerveja self service, sucos naturais ! e água de coco, aguardo ansiosamente no Enotel que está sendo construido ao lado, serão 906 apartamentos, toboágua, piscina com onda….

  186. Ola,
    Estive no Iberostar Bahia (exatamente ao lado do PF) em Julho de 2011 e Julho de 2012 por uma semana com esposa e filha de 12 anos.
    O Resort é realmente fantástico e você tem as duas opções agito ou descanso. Nos dois anos que estive só aconteceu um fato que considero que não foi bacana, em Julho de 2012 o Iberostar Bahia estava 80% fechado e mesmo assim nos venderam sem informar este detalhe só fiquei sabendo no dia que cheguei para nos hospedar em contrapartida deram os voucher’s para os jantares do Praia do Forte. Não entendi porque não informaram que estaria fechado no dia que solicitei a reserva, se fosse avisado eu teria comprado o Praia do Forte. Para as férias de Julho 2013, infelismente não iremos pelo 3º ano consecutivo devido esta falha.

  187. Eu , minha esposa e filho de 8 anos estivemos no Iberostar Bahia no final de julho e começo de agosto e gostamos muito do resort, muitos pontos positivos tais como os monitores que brincam muitos com as crianças com atividades o dia todo eu acabava sentindo saudades do meu filho que se divertiu muito e até aulas de circo ele teve com uma monitora muito dedicada , as piscinas são ótimas , todas com no máximo 1,40 de altura, e piscinas para crianças menores e bem rasas , a parte de jardins tbem muito bem cuidadas e bonitas, tem até macaquinhos . As comidas em muita quantidade, mas eram mais bonitas e não muitos gostosas , algumas até com sabor duvidoso quanto a validade , as bebidas tbem boas refrigerantes linha coca cola, chope Kaiser e sol poderia ser Brahma os vinhos nota 6, e no resto drinks muito bem preparados , os sucos tbem deixaram a desejar. Os quartos com bom tamanho e um elogio para a camareira faz toda a diferença, realmente a água sai com uma cor amarelada mas nao tem cheiro é bom ficar de olho. Todas os noites no teatro a brincadeiras realizadas com os hospedes que sao muito boas e logo após , shows musicais com ótimos cantores.

  188. Parabéns! Gostei muito do seu blog.

    Temos um blog com relatos de viagens também e gostaríamos de convidar para dar uma “viajada” por lá… é Muita Viagem! =)

    Muita Viagem – blog com relato de viagens


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 32 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: