Publicado por: Breno B | 18 abril, 2007

Não vá para Lisboa

No início de 2005, comecei a pensar meu primeiro roteiro de viagem para Europa. Como era a primeira vez que eu viajava ao estilo mochilão-anti-CVC, fiz um roteiro feijão-com-arroz pra não ter erro: Londres, Paris, Barcelona e Lisboa. Pesquisa daqui, sugere de lá, e o grande consenso entre os viajantes era de que Lisboa não valia a visita. Ora pois! Relutei em deixar Lisboa de lado e lá fui e minha mulher, companheira indispensável na minha desorientação espacial proposital. Resumo da história? Lisboa foi a nossa melhor surpresa da viagem.
 
O Mosteiro dos Jerônimos, a Torre e os Pasteizinhos de Belém são passagem obrigatória óbvia pra quem visita Lisboa. Mas quase ninguém se dá conta do Museu do Design, dentro do Centro Cultural de Belém, bem na frente do Mosteiro. Muito bem organizado, o museu possui uma coleção de objetos e mobiliários mostrando de forma resumida as tendências entre as décadas de 40 e 90, divididas em três segmentos: Luxo, Pop e Cool. Parada obrigatória pra designers, publicitários e curiosos.

museu.jpg
 
Subindo em direção ao Rossio, outra surpresa. O Convento do Carmo. A igreja mais linda entre as milhares que eu já visitei na Europa (essa minha devoção merece um post à parte). Em estilo gótico, foi ao chão depois de um terremoto que devastou a cidade em 1755. Apenas uma pequena parte da estrutura do teto resistiu, tornando-se uma igreja ao ar livre. Para lá foram levados objetos pré-históricos e túmulos achados após escavações na cidade, além de peças romanas e visigóticas, transformando a igreja num pequeno e interessante museu a céu aberto. Simplesmente lindo.

carmo.jpg
 
Pra matar a fome com estilo, nada melhor do que um belo naco de bacalhau. Não antes de subir a ladeira em direção ao Bairro Alto. Lá de cima, o restaurante Bota Alta mostra o que a culinária portuguesa tradicional tem de melhor. A decoração é típica das tascas portuguesas e as fotos de artistas conhecidos que ali se esbanjaram servem como prova de que o restaurante é dos melhores. E que me desculpem os amantes dos molhos brancos mas bacalhau pra mim é frito com cebola e azeite. A volta é ladeira abaixo, graças a Deus.

bota_alta.jpg
 
Cansado de subir e descer ladeiras? Vá ao Parque das Nações Expo 98 e perceba que Lisboa ainda pode surpreender. No local foram construídos diversos pavilhões modernosos para abrigar, como o próprio nome diz, a Exposição Mundial de 1998. Uma programação cultural intensa agita o local, perfeito para relaxar numa Lisboa futurista. Minha dica é andar de barriga cheia pela margem do rio até a Torre Vasco da Gama e voltar de teleférico.

expo.jpg
 
Além de surpreender, Lisboa me ensinou a deixar de lado as dicas de pessoas que se limitam a transmitir um consenso geral sobre um local sem ao menos ter visitado. Sendo assim, com conhecimento de causa, digo: Vá para Lisboa!


Responses

  1. […] Breno explica como vale a pena desobedecer conselhos de […]

  2. Breno, conozco Marruecos, Francia, pero muy poco Portugal.
    Me apetece ir, también a Madeira y las Azores, pero como está tan cerca siempre lo dejas para más adelante.
    Son nuestros vecinos como Francia y Marruecos (seguro que tenemos más puntos en común con Portugal que con los otros), pero…iré no sé cuándo.

    Espero ir algún día a Lisboa y también hacer alguna visita a esas pousadas tan maravillosas que tienen.

  3. Eu adoro Lisboa! Estive lá a semana passada, é uma cidade que me encanta…E o Porto é a cidade mais poética que conheço. Coloca no seu roteiro da próxima viagem, é uma cidade linda.

    bjs

  4. Passei apenas 24 hs em Lisboa, mas andei muito pela cidade velha(não lembro se chamam cidade baixa ou alta…putz!)… subi e desci ladeiras entre prédios antigos que parecia estar viajando no tempo…além de ser interessante ver ao vivo as origens da arquitetura das cidades mais antigas no Brasil, origens de nossa cultura… achei interessante e divertido até observar roupas estendidas em varal nas janelas como vemos no Brasil, impossível ser visto na Escandinávia, p.exemplo… aaahhhh… e o bolinho de bacalhau… e o restaurante típico ‘Cervera'(+-este nome… sou péssima p guardar nomes)com apresentacão de fado ao vivo, comigo gostosa, ambiente bonito, atendimento 10… amei!

    Vá, sim, à Lisboa!!!

  5. Apreciei muito os seus comentários sobre Lisboa, cidade que amo, apesar de não ser de lá nem lá habitar. Conto ir para o Norte da Europa para o ano. Vou guardar as suas dicas cuidadosamente

  6. Caro Breno, concordo consigo!Lisboa é uma cidade maravilhosa que vale muito a pena visitar. Não é por acaso que neste momento Lisboa é a 3ª cidade mais procurada pelos europeus para fins de semana alargados( de 5ª a domingo).
    Além de Lisboa ser uma cidade bastante alegre, e culturalmente rica, é também uma cidade moderna que tem tudo para oferecer a qualquer cidadão que a visite.É por isso que Lisboa se tornou um destino cada vez mais procurado.
    Dizer que a cidade não justifica uma visita só poderá partir de pessoas que nunca a visitaram e que desconhecem por completo a sua realidade.

  7. “Lisboa velha cidade. Cheia de encanto e beleza…” Quando criança, o fado já havia me contado, mas eu não o levei a serio. Conhece-la depois dos 50 foi uma das melhores experiências que tive em terras estrangeiras. Ouso afirmar que um brasileiro só se entende como tal depois de conhecer Portugal (a rima veio ao acaso).

  8. Sou Lisboeta hà 27 anos. Nem acredito que te disseram que lisboa n valia a visita. Conheço inumeras cidades de 15 paises do mundo e continuo a achar Lisboa a mais bela das cidades. Luz, alma, comida, cantos e recantos… tudo.
    Enfim… gostei do blog… vi cá parar porque pesquisava por relatos de Estocolmo. É a proxima viagem já em Dezembro.
    Tudo de bom. Marco.

  9. Oi,gostaria de um dica de onde ficar em Lisboa.Tudo de bom

  10. Mais uma vez… vou seguir alguns conselhos…
    Estou indo para Lisboa hoje meio que de última hora :0).
    []s

  11. Condordo com o Marco e com o José Gil.

    Como é que lhe disseram que Lisboa não valia a pena!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Com “bons” conselhos desses mais vale ter maus conselhos!!!!!!!

    Lisboa é ÚNICA!!!!!!!

    Não há LUZ como a da minha cidade!!!!

    Não há RIO como o meu TEJO!!!!!!

    Ainda bem que gostou, mas Lisboa tem tanto, tanto, tanto, para ver que talvez um mês não chegasse!!!!!!!

    Boas Viagens!!!!

  12. Bem dito! Não há nada como seguir a velha máxima de “ver para crer”!
    Aliás, nem percebo como é que alguém possa ter dito tão peremptóriamente para pôr Lisboa de parte! Só mesmo por ignorância!
    De entre as 4 cidades: Paris, Londres, Barcelona e Lisboa, não exitaria em colocar de parte Londres, uma das cidades europeias mais feias e cinzentas que conheço. É claro que tem contrapartidas: vasta oferta cultural e muito cosmopolita.
    Em tudo existem prós e contras, mas não há como confirmar com os próprios olhos em vez de confiar no chamado “senso-comum”, que de comum não tem nada e de senso menos ainda.
    Saudações do Roadrunner!

  13. Breno, eu fiz questão de colocar Lisboa no roteiro da 1ª vez na Europa, não me imaginava indo ao velho continente e não conhecendo a terra dos patricios. Nosso roteiro, que não é CVC, Lisboa/Porto/Coimbra/Paris/Praga, contruido com a juda do pessoal do VnV e outras dicas. Anotei mais 02 dicas: Convento do carmo e o restaurante Bota Alta. Valeu!

  14. Oi Xará!

    Coisa rara encontrar gente com o nosso nome, né?

    Pois é. Depois de muitos anos de espera, finalmente pude passar uns bom dias em Portugal e ver que aquele país é tudo de bom!

    Aos poucos, tenho escrito posts essa viagem e já relatei muita coisa sobre o país e sua capital. Ainda estou em processo de escrever sobre várias outras cidades que visitei. Podendo, dá uma passadinha por lá e me diz o que achou.🙂

    Portugal: (http://www.viajanteamador.com/search/label/Portugal)

    Apenas Lisboa: http://www.viajanteamador.com/search/label/Lisboa

    Abraço,
    Breno.
    Viajante Amador.

  15. Venha a Lisboa sim! Venha a Portugal! Venha acredite que vá gostar! já pensou num país somente com cerca de aproximadamente 92 000 km quadrados que consegue ter mar, serra, campo, praia, neve, cidade, cultura, história, tudo concentrado em tão pouco espaço.. meus amigos, quem acha que Portugal não vale a pena foi porque nunca visitou! Ok podemos ter os nossos defeitos, mas acreditem que em questões de turismo, temos de tudooo, mas tudo mesmo! não acreditam?! venham ver, e depois digam-me se não concordam!

  16. Embora tenha começado a ler as suas publicações por algumas das cidades que ainda não conheço, por curiosidade e como forma de aferição da qualidade das suas opiniões, fui ler a de Lisboa. Fiquei estupefacta ao ler o início do seu texto: só mesmo por ignorância é que alguém poderá sugerir deixar de fora o mais antigo estado-nação europeu! Mesmo sendo Portuguesa, considero que Portugal é um óptimo país para se conhecer, dado que congrega bom clima, boa comida, bons preços, bons transportes e segurança; combina a monumentalidade, com os vários estilos e escolas, com o moderno; possibilita a serra, o campo e a praia. Aconselho também o Porto, “a mui nobre, sempre leal e invicta cidade do Porto” – da próxima vez, venha descobrir porquê🙂

    • Cláudia,

      Concordo com as suas palavras e pode deixar que não deixarei de visitar Porto na minha próxima viagem à Portugal!

      Abraços,

      Breno B.

  17. Moro em Lisboa desde julho de 2010 e já havia visitado a cidade antes a turismo em 2006. Valhe muito a pena conhecer Lisboa… é lindo! Venha que não vai se arrepender!

  18. é pena as pessoas etiquetarem os locais sem nunca os terem visitado! Lisboa é um excelente local para turismo, e prova disso é a crescente de turismo que têm ocorrido nos últimos anos…
    Ainda bem que gostou, e espero que volte!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: