Publicado por: Breno B | 10 junho, 2007

Más viño? No… nieve!

No meu último dia em Santiago fui conhecer a tal da neve. Alugamos uma van e lá fomos nós Cordilheira acima, em direção a Valle Nevado. Mas mesmo com neve suficiente nos picos para a prática de esportes, as estações de esqui só abrem daqui a seis dias. Paciência.

A estrada que liga Santiago a Valle Nevado é relativamente curta com cerca de 50Km. As curvas absurdamente fechadas e íngremes, a inclinação vertiginosa, a largura ínfima da pista e, de quebra, gelo no asfalto, fazem da viagem uma experiência única.

Na subida, tivemos que parar quase na chegada para que retirassem um carro que caiu ribanceira abaixo por causa do gelo na pista. Só pudermos continuar a viagem após colocar correntes nos pneus da van, que teimava em escorregar de lado na beira do precipício.

Mais 13Km de curvas e chegamos a Valle Nevado, um conjunto de hotéis luxuosos no topo da montanha, rodeado de neve por todos os lados e com uma vista de babar. Estava tudo fechado com exceção da lanchonete que atendia todo mundo com somente dois caixas abertos. Não tinha teleférico, aluguel de equipamentos… nada!

Logo chegaram vários ônibus e vans trazendo brasileiros, que trataram de achar uma caixa de papelão para improvisar um “ski bunda” na frente do restaurante mesmo. É o jeitinho brasileiro a 12.ooo pés de altitude! Alguns tombos depois, resolvemos subir a montanha para apreciar a vista lá de cima.

Confesso que subir uma montanha naquela altitude não é nada fácil. Ainda mais que não estávamos com roupas apropriadas para o frio, o que quase congelou meus pés. Mas apesar das dificuldades a vista valeu o esforço.

Prometi pra mim mesmo que volto. Com mais tempo e menos frio.


Responses

  1. aceitei a indicação do ricardo e vim parar aqui, rever a minha viagem ao chile.

    realmente você merece mais dias na capital, (todos nós merecemos!) mas todo o chile é lindo e merece atenção.

    por isso programo uma viagem de carro, sem problemas pra carregar vinho no porta-mala (rs).

    mas não concordo com seu ponto de vista da comida chilena, comi muito e muito bem
    (da próxima vez peça o chupe de centollas e deixe o picoroco pra ser comido numa marinada)

    e por último: não tomou um café com piernas?

    abraços e não deixe de postar sua viagem à europa (muito me interessa)

    até!

  2. oi Breno, seu site é muito bacana, sempre venho aqui me inspirar pra uma nova viagem. Essa sua de Santiago você fez esses passeios a vinícolas com alguma operadora? lembra o nome dela?

  3. Gabriela,

    Não fiz com nenhuma operadora. Fechei uma van para nos levar até os vinhedos lá em Santiago mesmo. Mas, infelizmente, não tenho mais o telefone.

    Abraços,

    Breno B.

  4. […] providenciam transporte diretamente de Santiago. Os mais conhecidos por perto da capital sao Valle Nevado (como fez o Breno), Chillan e […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: