Publicado por: Breno B | 12 junho, 2007

Resumindo Santiago

No final das contas, eu acabei conhecendo muito pouco de Santiago. Só no dia da chegada eu pude conhecer um pouco da cidade ao almoçar no Mercado Central. Todos os outros dias passei fora da cidade, o que me faz pensar em voltar para conhecer Santiago e passar uns dias esquiando em Valle Nevado.

Tudo isso desde que haja bons vinhos por perto😉

Vamos aos fatos de viagem:

  • Santiago é uma cidade limpa, com avenidas amplas e trânsito fluido. Para mim é a capital latino americana mais européia que conheci, apesar de não ter o charme um pouco decadente de Buenos Aires.
  • Com a cotação favorável do dólar para nós, viajantes brasileiros, a cidade recebe muitos turistas daqui, o que acaba fazendo com que o “portunhol” e a língua portuguesa ganhem força por aqui. Acho que esse crescente respeito aos brasileiros por conta do real forte vale um post à parte.
  • Os vinhos são em média 70% mais baratos do que no Brasil. Há casos em que a diferença de preços chega a ser indigna. Por outro lado, as roupas não são baratas. Eletrônicos? Prefira o Paraguai ou o Mercado Livre. Ah… leve dólar ao invés de real pois o câmbio é melhor.
  • Caso vá fazer um tour pelas vinícolas, comece pelas mais distantes como a Viña Montes e Casa Lapostole. Mas se você não for tão chegado assim, vá direto para a Concha y Toro e Santa Rita, sabendo que estará visitando as mais populares e turísticas delas.
  • A comida chilena é 8 ou 80: ou não tem tempero ou é cheia de pimenta, páprica e curry. Vale à pena provar as empanadas e os frutos do mar de tamanhos inimagináveis aqui no Brasil. Tenho pesadelos com o tamanho das lulas até hoje.
  • Mesmo que você não fique hospedado em uma estação de esqui, vale a pena passar um dia em uma delas. Existem várias, sendo Valle Nevado a maior e mais famosa (eu acho). Não deixe para alugar ou comprar as roupas e equipamentos lá em cima da montanha. Faça isso em Santiago que o preço é bem melhor. E se possível leve comida e bebida.
  • Apesar das baixas temperaturas no inverno, a sensação térmica dá impressão de estar mais quente. Além disso, a maioria dos lugares tem calefação. Confesso que passo muuuuito mais frio quando vou para Curitiba, por exemplo.
  • Graças as nossos grandes amigos americanos paranóicos, não podemos levar nada líquido a bordo, inclusive saborosos e deliciosos vinhos chilenos. A não ser que você compra no Duty Free e seu destino não seja os Estados Unidos. A saída é distribuir as garrafas em meio às roupas e torcer para que tenham o mínimo de cuidado com suas malas. A Lan Chile, por exemplo, não despacha nenhuma bagagem como frágil. Trocando em miúdos, se quebrar, um abraço.

chilefinal.jpg


Responses

  1. Breno, que viagem bacana! Eu estive no Chile duas vezes, mas em nenhuma tive a chance de me dedicar às vinícolas o quanto gostaria… Nem ao esqui, diga-se de passagem – uma vergonha para quem tem Portilho como sobrenome…😳

  2. Sensacional! Adorei as fotos !

  3. Oi, Bruno, ficaram muito bacanas os posts do Chile! Os frutos do mar e os vinhos me deram água na boca…

  4. Breno,

    Faz um post sobre o Real forte sim, acho que vale a pena.

    Para ilustrar o post pode colocar minha impressão aqui de Amsterdã.
    Parece que há uma invasão de brasileiros pela Europa. Até no interior da Lituania encontrei um grupo de turistas brasileiros.

    Abração!

  5. Marcio,

    Eu acho extremamente positiva essa “invasão brazuca” pelo mundo. Principalmente pela atenção que nós temos despertado em lugares antes voltados somente para os países mais ricos.

    Além do post, vou aproveitar para transcrever minha teoria de que se todos os turistas japoneses voltassem para o Japão, não caberia no país!

    Mudando de assunto, alguma boa dica da Lituânia? Vou dar uma passada por lá no final da viagem de julho.

    Abraços


Deixe uma resposta

Categorias

