Publicado por: Breno B | 19 junho, 2007

Missão Europa 2007: circulando

Desceu do avião ou do trem? Ache um mapa da cidade pois normalmente os guias de viagens não têm um mapa muito detalhado do local. Existem quiosques de informações nos aeroportos e estações onde os atendentes falam inglês. É só procurar uma placa com um a letra “i” (de information) e perguntar sobre como chegar no hotel ou albergue. Aliás, sair do aeroporto pra mim é o primeiro bom momento de uma viagem. É o primeiro contato com a população, as primeiras placas incompreensíveis, o primeiro ônibus errado pra num sei onde…

Outra fonte inesgotável de informações são os atendentes dos albergues com seus milhões de mapas, flyers e catálogos espalhados pelo balcão. Sabia que existem pessoas contratadas que vão de albergue em albergue organizando essas informações diariamente? É possível comprar tickets com desconto, saber de festas e shows que vão rolar enquanto você estiver pela área.

circ02.jpg

Imbatível mesmo é o bar do albergue, o motivo da minha preferência por eles em comparação aos hotéis. É ali que você encontra pessoas do mundo todo. Uma comunhão em torno do álcool, da fumaça dos cigarros e do espírito viajante. Viajens são planejadas, as dicas são passadas e amizades são formadas. E quanto mais álcool, mais fumaça e mais gente… melhor. Ainda que, no dia seguinte, você tenha a impressão de que deixou suas roupas de molho um cinzeiro.

Eu costumo planejar minhas andanças de acordo com a distribuição das atrações. Traço um caminho lógico entre elas para economizar tempo e energia. Mas muito cuidado com os horários de funcionamento e os dias em que elas ficam fechadas. Por um descuido no horário, tive que fazer cooper dentro do Louvre.

Ao contrário do que Mel Lisboa anda falando por aí, ficar numa fila imensa só pra ver uma torrezinha em Paris vale muito a pena sim. Afinal de contas, você está passeando e absorvendo uma cultura diferente da sua. Como último recurso, pense no quanto você gastou para estar ali e que não voltará tão cedo. Se depois desses argumentos a sua cama no albergue ainda parecer mais tentadora do que a vista noturna da Cidade Luz, o cara de trás na fila agradece.

circ01.jpg

Depois de andar a pé o dia inteiro, sair pra balada fica difícil. Mas se sobrar pernas, vá. Pense que não adianta acordar muito cedo porque lá os trabalhadores já atingiram o Nirvana e fazem questão de abrir o comércio só depois das 10:00h. Como diz Marta Suplicy, relaxa e goza!

E por último, evite os táxis pois eles não te deixam se perder pela cidade🙂


Responses

  1. Breno,

    Também recolho todo tipo de folder com informações diversas nos hostels, hotéis e restaurantes quando viajo e sempre consulto o “What’s on” geralmente o site de turismo da cidade tem um desse.

    Ah, quanto a subir ou não na torre, é a mesma coisa de visitar o Rio e não ir ao Cristo ou não passear nos bondinhos do Pão de Açucar.
    Não dá né!!

    Se não gostar de fila, vá para Paris no inverno, mas vai preparado porque o vento lá no alto é gelado e forte.

    Abs!!

  2. Creo que Europa hay que hacerla en Primavera.
    Mayo y Junio son los mejores meses. La gente trabaja y puedes ver como funciona un país sólo observando a los trabajadores yendo hacia su lugar de trabajo. Es una explosión de actividad y color.
    Además, hacer de turista resulta entretenido, tu estás de ocio y los demás no. Así que puedes conocer a muchos otros turistas de países muy diversos. De esta manera se forma una comunidad muy divertida y ociosa.
    Hay que disfrutar el viaje.!!!
    Ate logo.

  3. Eu peço informação o tempo todo, para atendentes, recepcionistas, motoristas de taxi.
    Assim que descobri o que fazer na noite de reveillon em BsAs.
    Todos diziam para eu ir para Porto Madero, mas dei a sorte de perguntar ao taxista – a pessoa mais simpática que encontrei por lá naquela viagem. Ele me disse sobre o conserto que teria na 9 de Julho, com a Sinfônica do Colón e o Baremboim regendo.
    Foi lindo!
    Ah, eu também guardo os mapas das cidades quando retorno, com minhas setas, marcações, roteiros, etc. É uma ótima lembrança…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: