Publicado por: Breno B | 23 junho, 2007

Český Krumlov

Como faltam poucos dias para minha ida à Europa, estou dando mais uma conferida no roteiro. Lendo sobre a já conhecida e achocolatada Bruges, logo veio a minha mente uma cidadezinha medieval que acabei incluindo de última hora no roteiro do ano passado e que faço questão de deixar registrada como uma bela dica de viagem: Český Krumlov – tão charmosa quanto esses estranhos acentos no seu nome.

cesky01.jpg

Krumlov fica ao sul da República Tcheca, lá pros lados da Áustria. De tão linda e pitoresca, faz parte do Patrimônio Histórico da Humanidade da Unesco desde 1922. E como se não bastasse as lindas construções num vale em meio a um rio sinuoso, ainda tem um castelo encravado num morro de pedra e uma torre, visível de toda a cidade.

cesky05.jpg

cesky04.jpg

Diferente de Praga – entupida de turistas – Český Krumlov é bem tranquila e acolhedora. Mas chegar lá foi uma longa e divertida viagem que valeu cada segundo. Segundo o guia era bem simples: pegar um trem por 3 horas até České Budějovice e de lá um ônibus para Krumlov. Chegando em Budějovice, seguimos as pessoas ao sair da estação com a certeza de que elas estavam indo para a rodoviária. Que nada.

cesky09.jpg

cesky03.jpg

Dentre milhares de placas tchecas indecifráveis, acabei achando uma bendita agência de viagens. Entrei e mandei logo um good morning. Sem resposta… Sentada à mesa, a moça da agência começou a balbuciar alguma coisa. Logo saquei que ela não falava inglês mas, muito prestativa e um pouco desesperada para se fazer entender, ela levantou e nos levou de volta para a calçada. Depois de um minuto de conversa tipo surdo-e-mudo, ela aponta no sentido da rua de onde viemos e diz algo como um hilário: TRACA-TRACA! Até hoje eu não faço idéia do que seja TRACA-TRACA, mas pela mímica acabei finalmente achando a merda da rodoviária. É nessas horas que eu fico pensando na mímica como matéria obrigatória em todas as escolas primárias. Aliás, se alguém souber que raios é TRACA-TRACA, escreva um comentário por favor.

cesky08.jpg

E a volta não foi muito diferente. Basta dizer que um tcheco mandou um AGIP-AGIP quando eu perguntei onde ficava a rodoviária de Krumlov. Como eu já estava íntimo da língua tcheca, desci a rua até achar um posto de gasolina de bandeira AGIP e finalmente encontrei a rodoviária🙂

cesky07.jpg

Segundo estatísticas, os tchecos disputam com os alemães o título de maiores bebedores de cerveja. Dizem que os americanos “criaram” o nome da cerveja BUDweiser a partir da cerveja tcheca BUDvar produzida em České BUDějovice. Entendeu? Eu entendi e bebi… várias. Posso dizer que dá de goleada na aguada Budweiser americana.

cesky02.jpg

cesky06.jpg

Český Krumlov é um dos poucos lugares que visitei onde as fotos não conseguem transmitir a beleza do lugar. O jeito é ver ao vivo e guardar num cantinho especial da cachola, bem longe das Budweisers originais. TRACA-TRACA à todos!


Responses

  1. Breno,

    belíssimas fotos!! me deixaram de boca aberta !!!

    estou indo pra um intercâmbio na rep. tcheca em outubro, então como estou com meu livrinho de tcheco aki do lado, fui procurar seu TRACA-TRACA !!!

    o mais próximo q achei, relacionado à transporte, foi zastavka, que significa ponto de onibus… pq a estçào msm, segundo meu livrinho, é stanice… bom, vai saber !!! qm sabe em outubro eu te responda com mais propriedade !!!

    abraços e parabéns pelo blog!

  2. Breno, que lugar é esse??? Fiquei babando aqui com as suas fotos, maravilhoso…

  3. Breno,

    Traca-traca ??? Hum… vai sabe… hehehe… Muito boas as fotos, seu blog ta demais. Minha prima começou o mochilão ai pela Europa, ja passei seu blog para ela pegar umas dicas. Qlq dia desses vou la toma essa cerveja, deu agua na boca…

    Abços e fiquei admirado de ver esse seu lado q naum conhecia.

    Parabéns!

  4. Breno,
    Qué fotos más espectaculares!!!. Qué sol más radiante, un día espléndido!!!.

    Me gusta la composicón tan angulada de ciertas fotos. Algunas parecen tomas aéreas.

    Parabéns e obrigada por issas fotos tan lindas.
    Beijos e ate logo.

  5. Fantasticas!
    Que lugar…
    Parabens!

  6. […] direto do leste da Ásia para o Leste Europeu: o Breno B. do Vem Comigo postou sua visita no ano passado a Český Krumlov, uma cidadezinha de contos-de-fada na República […]

  7. Adorei!!!!🙂

  8. Breno,

    Passei já passei por Český Krumlov e adorei!! Ah, a última notícia que li é que os tchecos são os maiores bebedores de cerveja do mundo (litros por pessoa por ano). Eles sabem mesmo como fazer uma boa cerveja.

    Chegou a ir na pequena cervejaria que fica próxima ao castelo?

    O blog está ótimo!! Abs!!

  9. Traca-traca é uma das primeiras expressões que a gente aprende nas aulas de tcheco. Significa “vai que vai”, ou “vamo que vamo”, dependendo da inflexão. Gip-gip, se vier acompanhado de nheco-nheco, quer dizer exatamente isso: “gip-gip, nheco-nheco”. Tõ linkändô o seu blog. E traca-traca…
    PS.: em que diabo de teclado você encontrou circunflexo de ponta cabeça?

  10. Cidade de brinquedo, muito bonitinha!
    Achei que TRACA-TRACA poderia vir de TRAK, trem, estação ferroviária (lembrei da AMTRAK), mas vc disse que era a rodoviária…

  11. Fala Breno,

    Passei por Tallinn agora em Junho tinha ficado de te dar umas dicas…
    Pois bem, na verdade lá na Old Town é tudo muito fácil e perto. Vale a pena fazer um walking tour (6 euros) pra se situar e aprender um pouco da história. Depois, você pode voltar sozinho nos lugares.
    A vida noturna é bem legal, muitos bares, restaurantes e baladas. Um programa que achei imperdível foi o restaurante Olde Hansa, que recria com perfeição um festim medieval, com atendentes vestidos com roupas da época e um cardápio bem exótico.
    http://www.oldehansa.ee/
    NO geral, Tallinn não é uma cidade cara, mas na Old Town os preços são turisticamente inflacionados. Mas até aí não há muita razão pra sair de lá. Nas imediações ficam o porto e o museu da ocupação, que valem uma visita.
    Me passa o albergue que você vai ficar (eu chuto que é o Summer’s Backpackers, pelos quartos duplos) e se você precisar de mais alguma informação é só pedir.
    Tenho certeza que você vai curtir, a Old Town é tida como a cidade medieval mais bem preservada da Europa.

    Abraço.

  12. Beto: copiei da internet mesmo. Vai saber como se faz esses acentos estranhos…

    Miguel: belas dicas! Vou ficar no City Guesthouse (http://www.booking.com/hotel/ee/city-guesthouse.html?aid=304142)e aproveitar as dicas. Valeu!

  13. Breno, você poderia me dar mais luzes sobre Český Krumlov? Gostaria de saber mais dicas de como ir de Praga para Krumlov, quantos dias você recomendaria passar na cidade e em que hotel você ficou. Depois de seu post fiquei MUITO interessado em conhecer a cidade. Qualquer dica é bem-vinda. Agradeço desde já.

  14. Paulo,

    Eu peguei um trem (3 horas) até Budejovice e de lá um ônibus (40 minutos) até Krumlov. Na volta, peguei um ônibus direto para Praga.

    A opção mais rápida é ir de ônibus direto de Praga, mas você deve se informar com o pessoal lá sobre os horários dos ônibus.

    Fiquei num albergue da rede Traveller´s. Mais info no site aqui.

    Acho que 3 dias são suficientes para conhecer a cidade. O melhor programa é andar pela cidade e curtir o visual.

    Espero ter ajudado🙂

  15. amigo, onde posso encontrar um livro de tradução do tcheco para o portugues. No mes de janeiro de 2008 vou fazer um curso na rep. tcheca e não sei nada sobre esse idioma, se puder me ajudar te agradeço muito

  16. Breno,

    no começo do mês fui finalmente visitar essa jóis de cidade! É demais mesmo, apesar do chá de cadeira no trem!

    Amei, mesmo não tendo pego um dia tão aberto com os que você pegou por lá!

    Abraços e boa passagem de ano na Bahia!

  17. Breno, as 3 horas de trem você vinha de onde?
    traca traca para todos
    sds
    Stocco

  18. Marcelo,

    São 3 horas de trem de Praga + 1 hora de ônibus.

    Abraços,

    Breno

  19. Breno, quero morar e estudar em Cesky Krumlov, entretanto procuro uma agência que faça intercâmbio. Por gentileza, pode me indicar uma??? Muito obrigada!!!
    Belli

  20. ah! meu e-mail:claudeliza@hotmail.com ou claudelizabelli@uol.com.br…Obrigada mais uma vez!!!

  21. Belli,

    Infelizmente não conheço nenhuma agência de intercâmbio que trabalhe com a República Tcheca.

    Abraços,

    Breno

  22. É pq vc disse que estava indo em outubro p um intercÂmbiO. Estou olhando no consulado, mas dizem que pelo fato de ser uma cidade pequena é possivel que nao tenha intercambio…Por isso resolvi te contactar. Talvez tenha que morar numa cidade q fica ha 15km de lá…de qualquer forma, obrigada!!! Abrçs…
    Obs: Seu texto é maravilhoso! Parabéns!

  23. Breno,
    fiquei muito satisfeito em ler seu texto sobre Cesky Krumlov. Estive lá em janeiro de 2001 por recomendação de uma brasileiro que estava trabalhando no bar do albergue que me hospedei em Praga (realmente bares de albergues são imbatíveis na arte de dicas de vaigens e pessoas interessantes).
    O que eu sempre comento você escreveu… Não tem como explicar Cesky Krumlov por fotos, por melhor fotógrafo que você seja, a foto não consegue captar a beleza e a magia do local. Eu ia ficar apenas uma noite por lá, mas acabei ficando três noites e comemorando o meu aniversário tomando várias cervejas tchecas.
    Abraços,
    Haroldo

  24. Haroldo,

    Só estando lá pra entender né? Saudades de andar pelas ruazinhas medievais embriagado de Budvar…
    😛

    Abraços e volte sempre!

  25. Olá!!
    Eu e meu marido vamos agora já , já .. em 10 de setembro para Suiça ( Zurique , Interlaken, Lucerne,Engelbergue, Praga, Cesky krunlov, e Budapest.
    Bom , estamos correndo com tudo e as dicas de vcs seria “uma mão na roda”.
    Adoro esses bate papos , pois só que já foi contaminado pelo virus do viajante sabe como é importante essa troca.
    Valeu mesmo pela atençao de vcs
    Beijos Elaine

  26. Olá Breno, tudo bem?

    Viajarei para Praga em setembro e planejo conhecer Cesky Krumlov. Você disse que pegou um trem e um ônibus para chegar lá e gastou 4 horas nessa viagem…Você acha que fica muito cansativo ir para Krumlov e voltar para Praga no mesmo dia? Dá pra conhecer muita coisa em um dia só, sem dormir lá???

    Obrigada pela atenção!

    Júlia =)

    • Júlia,
      dá tempo de conhecer tudo em um único dia, apesar de ficar muito cansativo. O que não dá é para aproveitar a cidade. Veja se consegue passar pelo menos uma noite por lá. Você não irá se arrepender.
      Boa viagem.

    • Júlia,

      Concordo com o Haroldo. Dê esse presente para você mesma e passe uma noite por lá. Garanto que você não irá se arrepender…

      Abraços,

      Breno

    • Nossa, vou tentar dormir pelo menos uma noite lá então…. Tenho que reservar um hotel/hostel por agora porque uma amiga minha que vai mês que vem já disse que não se acha mais acomodação na cidade…

      Haroldo e Breno, obrigada pela dica!

      PS: E Budapeste, algum de vocês conhece??? Também ficarei 4 noites lá =)

      Beijos.

      Júlia

      • Conheço Budapeste sim.
        Fiquei três dias lá, no inverno e com muuuita chuva.
        Aproveitei mesmo os banhos turcos e o banho do hotel Gellert (arquitetura e astral imperdíveis). O prédio do parlamento é fenomenal. Comi muito bem também, gulash e cerveja. Mas estava muito frio e molhado, portanto são estas as dicas que posso lhe passar.

      • Julia,

        Também fiquei 4 dias em Budapeste. Aproveite os banhos turcos, o mercadão e a parte do alta da cidade (Buda). Agora no verão é bem quente e tomar um goulash é como comer uma feijoada no deserto.

        Mas nada que uma cerveja bem gelada não resolva…

        Abs,

        Breno

  27. Haroldo e Breno,

    Muito obrigada pelas dicas! Estarei lá em
    setembro, então acho que a cidade não estará quente nem chovendo. Legal vocês terem comentado sobre os banhos, porque era algo que eu não pensava em fazer e já mudei de idéia =)

    Também gostei da dica do gulash!

    Abraços!

    PS: Assim que voltar conto minhas impressões 😉

    Júlia

  28. Caro Breno
    Estou em fase de roteiro da minha viagem do ano que vem, e mesmo passando dias a fio (não é exagero) na net, ainda não consegui descobrir como ir de Viena a Cesky Krumlov e daí para Praga no mesmo dia. Ou seja, gostaria de sair de Viena de manhã (com malas), passar o dia em CK e seguir para Praga no final da tarde. Já sei que ir de ônibus é melhor do que de trem e até já mandei e-mail pra uma empresa, mas tá difícil achar os horários certos. Vc tem idéia de como me ajudar? Obrigada.


Deixe uma resposta

Categorias

