Publicado por: Breno B | 8 julho, 2007

Bruxelas: un jour

Com ajuda de Nsa. Sra. dos Controladores e depois de uma “over-doze” horas de Iberia, cheguei são e salvo na Bélgica. E acabo de escolher o chuveiro do Ibis como a nova maravilha do mundo. Pobre Cristo Redendor.bruxelas.jpgChega de papo furado e vamos ao que interessa. Antes de chegar aqui, vi muita gente dizendo que não valia a pena visitar a cidade ou que a cidade poderia ser conhecida em apenas um dia. A primeira informação é completamente falsa, enquanto que a segunda, bom… dá-se um jeito. A cidade de Bruxelas não tem grandes atrações. Na verdade, a cidade é a grande atração principal. Assim como Amsterdã, Bruxelas é uma dessas cidades com gente do mundo todo, de todas as raças, credos e cores. Basta dizer que o idioma “quase-oficial” do Hotel Ibis aqui, na Gare du Midi (Estação do Sul – valeu Ricardo), vem de algum lugar da África.palacio.jpgSe você está de passagem e tem um dia inteiro em Bruxelas, deixo aqui minhas dicas. Antes de mais nada, reserve com antecedência – por causa do preço de da disponibilidade – o Hotel Ibis “Off Grand’ Place” que fica exatamente no meio da cidade. Garanto que, mesmo que seja um pouco mais caro do que os demais, dá pra economizar uns euros de transporte. Feito isso, um roteiro legal seria começar pela Cathedral of Saint Michael and Gudule. De lá, suba sentido Palais de la Nation (Palácio das Nações), passando por dentro do Parc de Bruxelles e saindo em frente ao Palais Real (Palácio Real). Continuando reto na mesma rua, existem alguns museus interessantes para visitação como o Museum of Ancient and Modern Art.

cat_grand.jpg

De lá, desça à direita sentido Gare Centrale e passe por dentro das Galeries St.-Hubert. São três galerias interligadas e, na saída lateral no meio delas, existe umas ruazinhas estreitas perfeitas para uma parada no almoço. Peça um Moules Frites (mariscos com batatas fritas) e uma Stella Artois para companhar. Na verdade, ao contrário🙂moulesfrites.jpgDepois do almoço, conheça o Manneken Pis Fountain que, a parte de toda lenda que o cerca, nada mais é do que a estátua de um menino fazendo xixi e um monte de gente tirando fotos! Mas vale a pena. Ou não? Só indo pra descobrir…moules_manneken.jpgSiga o fluxo de pessoas em direção à Grand Place. Essa praça no coração da cidade é considerada por muitos como a mais bela praça da Europa. É realmente linda, mas eu ainda fico com a de Krumlov ou a de Praga. Ali num canto da praça, existe uma escultura de bronze encravada na parede onde as pessoas passam a mão supostamente pedindo proteção ou boa sorte. Como a Stella não me deixou entender o que se passava, fiquei com medo de fazer algo errado e arruinar meu mochilão. Deixa pra próxima.

grandplace.jpg

estatua.jpg

Saia da praça sentido estação Bourse – bolsa de valores – e aprecie a arquitetura do prédio que dá nome a estação. Entre na estação e pegue um Tram (bonde) sentido Gare du Midi. Descendo na estação, peça informações sobre a Cervejaria Cantillon ali perto. Essa é a última cervejaria artesanal em funcionamento na cidade e oferece um tour rápido por 4 euros com direito a degustação de cervejas no final.

cantillon.jpg

Cansou de tudo ou seu tempo na cidade acabou? Não se desespere. Pare em uma das milhares lojas de chocolate a adoce até a alma. Mas ee ainda restarem algumas horas livres, vá até o Atomium. Considerado como símbolo de Bruxelas, foi construído em 1958 para a Feira Mundial de Bruxelas e representa um átomo de cristal de ferro aumentado 200 bilhões de vezes. É interessante, porém dispensável devido à distância do centro e do fato de funcionar mais como um observatório da cidade.

atomium.jpg

E assim foi-se Bruxelas.


Responses

  1. Olha, já que vc está em Bruxelas, ok, aproveite, mas a única coisa que achei mesmo que valeu a pena aí foi a Grand Place. Ela é mesmo maravilhosa, eu devia ter dito a vc que esse Atomium é um “embuste”. Fica bonitinho na foto, mas lá dentro é velho e feio… Manda ver na Stella Artois que vale mais.

    Boa viagem… Estive em Estocolmo há duas semanas, achei demais!!!! Vou postar, vou postar!!!

  2. Oi Bre. Acabei de receber a revista Viagem e tem uma matéria legal sobre a Estônia. Se vc conseguir acessar o site deles daí, lê que vale a pena. bj e saudades. Jan

  3. Otimas dicas… vou passar uns dias em Bruxelas em Outubro e vou seguir seu roteiro. Espero seus comentarios sobre Gent e Bruges… Vou passar 1 noite em Bruges. Vale a pena trocar uma das noites em Bruxelas por uma em Gent?

  4. Uau! Blogueiro ao vivo! Vou linkar lá no VnV. (E o chato: “midi” significa “sul”. Não me pergunte por quê. O sul da França também é “Le Midi”.) Boa Escandinávia procê!

  5. Achei Bruges simplesmente encantadora. O passeio de barco por aqueles canais e as casinhas lindas, ainda guardo na minha tela mental. Comi o melhor omelete da minha vida aí.
    E os chocolates, ai nem me fala. Fora as cervejas que são consideradas as melhores do mundo.
    A Grand Place é um tesouro !
    Boa viagem

  6. Breno,
    Las fotografías me han asombrado gratamente.
    Pasé por allí un día de lluvia gris y triste, camino hacia Holanda, y no me pareció nada del otro mundo.
    En cambio en sus fotos parece otra cosa, las casas son alegres y bonitas. El sol luce y la gente pasea por las calles plácidamente.
    Parabéns, boas fotos!!!

  7. […] Breno B. continua viajando e blogando, viajando e blogando. Depois de Bruxelas e Bruges (que caiu na charada da semana passada), ele já passou por Copenhague (ou Copenhaga, […]

  8. […] Bruxelas: un jour02. Bruges – Damme – Gent03. Copenhague04. Gotemburgo05. Oslo06. Oslo – Myrdal – Flam – Gudvagen – […]

  9. Mas que soudades da minha linda terinha !

    Onde nasci e onde ja pasei ferias ,o onde fiz pela minha primeira arvore da pascoa !

    Adorei as pescina das bola quando tiver outra oportunidade e para la que eu escolherei ir !

    E quando tiver vida propria levarei pa aí a minha mae !

    É o meu maior sonho até agora!

    Até la vou matamdo soudades por imagens lindas como estas!

  10. […] Europa 2007: Bruxelas – Copenhague – Gotemburgo – Oslo – Bergen – Estocolmo – Vilnius – Tallin – […]

  11. Olá! Estive agora na passagem de ano em Bruxelas e amei! Bruges é lindo, parece que recuamos no tempo! Oostende, vi neve na areia algum que nunca pensei ver, maravilhosa a natureza!
    Antuérpia com os seus diamantes! e Bruxelas com o seu encontro de culturas! Senti-me no meio da Europa, literalmente!

  12. Que legal seu blog…adorei o bom humor dos comentários…vc é dos meus…cervejas e passeios…Bruxelas é legal sim né?
    Abraços

  13. Daniel,

    Bruxelas é legal sim. Mas se você é um dos meus, vai ter que dar um pulinho em Bruges pra tomar as melhores cervejas da sua vida.

    Isso sem contar a beleza da cidade…

    Abraços e obrigado pelos elogios🙂

  14. Amei, adoro viajar, e quando encontrei essas fotos, fiquei muito feliz, pois estou ído a Europa em 2010, e com certeza Bruxelas está no meu roteiro.

    Obrigada, se todos, tivessem essa ideia, seria muito legal, viajar e depois colocar algos assim na internet.

  15. olá, adorei seu blog
    estou indo pra Bruxelas agora em março de 2010 – qual a cidade mais prx q tem pra conhecer e da pra ir de trem?? pode me dar essa dica?
    abraços

    • Sandra,

      Tem Bruges a 1h de trem. Lindíssima. Vale dormir por lá um ou dois dias.

      Se a pressa for muita, vá até Gent a 1/2 hora de trem. Tem uma catedral maravilhosa no centro.

      Procure aqui no blog que têm posts sobre as duas cidades.

      Boa viagem!

  16. Olá Breno,
    adorei seu post. Estou programando chegar em Bruxelas, quando estarei retornando de Londres p/ Amsterdã. vou dizer o que pretendemos, e se possivel nos responda o que achas?
    Domingo (23/05) : Londres / Bruxelas : almoçamos e turistamos. No final da tarde Bruxelas / Bugges – pernoitamos
    Segunda (24/05) : turistamos por Brugges, almoçamos e retornamos a Bruxelas. Pegamos último trem p/ Amsterdã (nosso vôo é 25/05 as 10:10)
    ou
    vamos direto a Brugges (23/05), retornamos a Bruxelas no domingo mesmo para dormirmos e passeamos por Bruxelas (24/05).
    Amsterdã é só p/ pegar o avião p/ retornar ao Brasil.
    Agradeço por irnofmações, sds

    • Silvânia,

      Sinceramente, é pouco tempo pra conhecer Bruges e Bruxelas. De qualquer forma, eu daria prioridade para Bruges que na minha opinião é uma das cidades mais charmosas que eu já fui.

      Tente fazer um roteiro para ficar uns 2 ou 3 dias passeando por lá…

      Abraços e boa viagem!

  17. Parabéns pela página. Viajar é uma paixão minha e de minha esposa.
    Temos 8 dias para ficar na Bélgica, 2/1 em Bruxelas, 2/1 em Ghent (onde minha minha bisavó nasceu e é por isso que quero visitar) e 2/1 em Bruges. Pelo que você escreveu, 2 dias e meio em Bruxelas é muito. Se conseguirmos ver tudo num dia e meio, qual cidade você aconselharia a irmos? Não precisa nem ser na Bélgica.

    Obrigado,
    Guilherme

    • Guilherme,

      Eu aumentaria minha estadia em Bruges e passaria menos tempo em Bruxelas. Mas minha opinião pode não ser a mesma que a sua. Portanto, acho legal deixar em aberto essa possibilidade e avaliar se vale a pena ficar mais um dia quando você estiver em Bruxelas, ok?

      Abraços e boa viagem!

      Breno B.

  18. Estou indo em abril para Amsterdam e voltando por Paris. Penso em alugar um carro e visitar as cidades pelo caminho, o que você recomenda, Tenho 2 semanas. É melhor carro ou trem? Não conheço Londres, vale a pena desviar, ou deixa Londres para a próxima viagem. Tenho interesse por natureza, espaços abertos e cervejas.
    Vou com meu marido temos espírito aventureiro, mas pelo que pesquisei, é melhor reservar os hoteis.

  19. Ótimo Blog! Obrigada pelas dicas!


Deixe uma resposta

Categorias

