Publicado por: Breno B | 12 julho, 2007

Bruges – Damme – Gent

Depois de aproximadamente uma hora de trem de Bruxelas, chegamos a uma pequena cidade medieval chamada Bruges (ou Brugge). Em pleno domingo, uma multidão circulava entre barracas de antiguidades e bugigangas, parando aqui e ali pra comer um hotdog de salsichão com um aspecto duvidoso. Duvidoso ou não, eu comi. Diga-se de passagem, delicioso. Reza a lenda que essa feira de antiguidades é a maior da Bélgica. Eu iria mais além pois nunca vi tanta quinquilharia junta!

praca_tarde.jpg

igreja_feira.jpg

A cidade de Bruges pode ser considerada um dos principais motivos para visitar a Bégica. Claro que Bruxelas tem seu valor, mas como competir com uma cidadezinha medieval tão charmosa, entrecortada por canais de águas calmas onde os cisnes podem nadar à vontade sem nenhum barco por perto? Isso sem contar a beleza das torres medievais, da arquitetura preservada das construções e, claro, das cervejas.

torre_igreja.jpg

A visita à Church of Our Lady (Igreja de Nsa. Senhora) vale pela escultura de Michelângelo. Logo ali perto, no centro, fica a Torre Campanário Belfry: um posto de observação muito útil nos dias de guerra e nos dias de hoje aberta para visitação onde dá pra ter uma visão magnífica da cidade. Lá em cima, uma engenhoca igual ao daquelas de caixinhas de música (só que gigantesca) movimenta vários sinos que tocam música durante o dia todo. Interessante e, em certos momentos, um pouco ensurdecedor também.

engenhoca.jpg

Do outro lado da cidade fica o Begijnhof, um quarteirão fechado onde moram algumas beatas. Muito mais bonito porém é o parque em volta dele. E como ninguém é de ferro, fui de lá direto para o Bruggs Bertje, um pub antigo da cidade (leia paraíso) onde sào servidos cerca de 300 tipos de cervejas diferentes! Não preciso nem dizer que voltei mais uma vez para “absorver” mais do local. Minha dica é a Mad Bitch, cerveja artesanal com aproximadamente 10% de álcool. Um gole, um tapa. A dica da minha mulher é tomar a Kriek, um tipo de cerveja aromatizada com frutas, da marca Liendemans. Se a fome bater, atravesse a rua e entre no De Hobbit que serve costelinhas de porco à vontade por 17 euros!

cerva_costela.jpg

No outro dia de manhã, alugamos uma bicicleta e fomos passear em Damme, a meia hora de pedalada de Bruges. Chegando lá, o feijão (subir trocentos degraus de uma torre) com arroz (visitamos uma igreja). Vale o passeio pela paisagem bucólica do caminho, com direito a moinho e vacas belgas. Na saída, um belo chocolate quente para esquentar a volta porque, não fosse suficiente o vento que gelava a alma, começou a chover já perto de Bruges.

bruges_noite.jpg

Na volta, entre Bruxelas e Bruges, paramos no meio do caminho para conhecer Gent. Também medieval, Gent é uma cidade universitária que fica agitada no mês de Julho por conta de um festival. Sabe o que fiz em Gent? Feijão com arroz… uma torre (essa graças a Deus tinha elevador) e uma igreja.

bruges_canal2.jpg

Seja em Bruges, Damme, Gent ou qualquer outra cidadezinha medieval charmosa com centenas de marcas de cerveja disponíveis, o importante é relaxar e andar pela cidade sem aquela correria entre museus e monumentos das grandes cidades. E de sobremesa, um chocolate belga qualquer. Todos são irresistíveis!

Não esqueça seu indispenável mapa das ruazinhas estreitas de Bruges e perca-se à vontade. Au revoir.


Responses

  1. Olá, Breno.
    Seu blog é um show. Adorei as fotos, os lugares, a forma deliciosa como descreve suas viagens. Parabéns e obrigada por me dar carona.🙂
    Cheguei através do Viaje na Viagem.
    Boas viagens!

  2. Eu vim de carona com palpiteira e adorei rever Bruges, lugar que amei conhecer e pretendo voltar.
    Parabéns pelo blog informativo e recheado de lindas imagens e lembranças.
    beijos

  3. Oi Breno,

    Meu irmão estará na Belgica daqui uma semana, e ficará três semanas, já passei o seu link para ele pegar umas dicas.

    Abraços.
    Pat

  4. Parabéns pelo blog, vi no blog do ricardo freire…Boa viagem, daqui há 2 meses estarei em Bruges pra conferir suas dicas…por favor fale mais mais sobre cervejas e vinhos (isto tb muito me interessa…li sua viagem do chile..aliás país maravilhoso…fiquei encantado com o Concha y toro..apesar da minha esposa ter tido “voce bebeu demais” !!! Pois é, ela bebeu “demenos”. Boa viagem!! Salut !!

  5. Oi Breno, espero que você tenha curtido esses 3 dias em Copenhagen… mesmo com esse tempinho de m**** que nós estamos tendo, e isso é o nosso verão!

    Eu AMEI Brugge, não visitei Gent, e odiei Bruxelas.

    Também aluguei bike e pedalei pelo interior (paisagens completamnete rurais) de Brugge. Lindo!!!

    Vale a dica! Quem for a Brugge, alugue uma BIKE!!!

  6. Breno,
    Buenas fotos y excelente texto.
    Bruges es una magnífica ciudad.
    Bruges resulta um nome muito misterioso, en español decimos “Brujas” supongo que en portugués será “Bruxas”. Todo muy medieval.
    Tchau.

  7. Suas fotos são incríveis!!!!
    colocarei teu blog nos meus favoritos!
    um espetáculo…
    até breve

  8. O conteúdo do Blog é de tirar o chapéu! E ler sem erro de Português, então… uma maravilha.
    Parabéns!
    Estou indo em março para Europa. Vou passar de 30 a 40 dias rodando. Quem estiver disposto a bater perna, andar de trem e de bicicleta, degustar a culinária local… que me acompanhe!

  9. Prezado,

    Vou a Bélgica com a minha esposa em agosto/08 (temos 28 anos) e gostaria de saber:
    1º como chegar a Brugge saindo de Bruxelas?
    2º Posso ir pela manhã e voltar no fim do dia?
    3º é caro?

  10. Flavio,

    1º como chegar a Brugge saindo de Bruxelas?
    Vá de trem. A viagem demora 1h.

    2º Posso ir pela manhã e voltar no fim do dia?
    Pode. Mas não vai conseguir ver tudo…

    3º é caro?
    Não.

    Abraços,

    Breno

  11. Olá.. parabéns pelo site e pelo serviço prestado…pois foi através dele que me encantei com essa cidade e já fiz uma reserva para conhecê-la !!!

    Quantos dias em bruges eh o ideal?

    Obrigado e mais uma vez parabéns !

  12. Guga,

    Eu ficaria uns 2 ou 3 dias completos. De qualquer jeito vai dar saudades!

    Abraços,

    Breno

  13. Valeu mesmo ! fechei em 2 dias ! Bruges, ai vamoss !!!

    Abraço!

  14. Parabéns pelo Blog. Cidade linda realmente !!!!!

    Se passar por qualquer lugar na Bégica beba uma Deus por mim.

    Abraços !!!!!

  15. parabens pelo blog, vou sair de amsterda até paris e gostaria de visitar bruxelas e bruges, o que devo fazer?

  16. Pablo,

    De Amsterdã para Bruxelas dá pra ir de trem tranquilo. Bruges está a uma hora de Bruxelas.

    Consulte os destinos e os horários dos trens no site: http://bahn.hafas.de/bin/query.exe/en

    Abraços e boa viagem!

  17. Amigo, parabéns pelo blog !
    Preciso de uma dica. Gostaria de conhecer Bruges num domingo saindo de Paris e voltando domingo mesmo ! Qual a tarifa de trem mais em conta. Qual site posso ver. O site da Thalys e TGV estão altíssimos.
    Um gde abraço

  18. Arnaldo,

    Veja se existem outras possibilidades de ir de trem pelo site: http://bahn.hafas.de/bin/query.exe/en

    Tente também o SkyScanner sobre vôos de companhias low-fare: http://www.skyscanner.net/

    Eu acho um domingo em Bruges muito pouco para curtir a cidade, mas já dá para tomar umas cervejas e comer um chocolate.. ô saudades…

    Abraços e boa viagem!

  19. Olá Breno em primeiro lugar parabéns pelo blog… divina suas fotos… nossa amei… agora já estou até mais empolgada com a viagem rs!
    Bom querido acho que preciso de uma ajudinha sua ???
    Vou com meu noivo passar 1 semana na Belgica em Bruxelas… ele vai a trabalho e eu claro que vou ficar passeando rs! aonde posso ir ??? lugares, cidades ali próximos que posso conhecer tb ???
    Gostaria por gentileza de algumas dicas!!!
    Desde já muito obrigado e parabéns viu!!!
    Abraços… aguardo seu e-mail ok!

  20. Eliane,

    Obrigado pela visita! Eu tenho um post aqui no blog falando exclusivamente sobre Bruxelas. Dá uma olhadinha lá que tem algumas dicas legais.

    Com certeza vale dar um pulo em Bruges. Fica a 1h de trem de Bruxelas e é realmente linda. Mesmo se você não gostar de cerveja, vale a pena andar pelas ruas e sentir o aroma que sai das chocolaterias! É imperdível…

    Gent tbém vale uma passadinha. Tem uma catedral enorme no centro e a cidade tem um ar jovial. Tome uma cerveja por lá na volta para Bruxelas.

    Fora essas duas cidades, tem algumas cidades holandesas perto da fronteira entre os países que têm o mesmo espírito de Gent. Pena não ter dado tempo de ter ido.

    Espero ter ajudado! E boa viagem…

    Abs,

    Breno B.

  21. Sabe dizer quanto custa a passagem de trem Bruxelas – Bruges?

    Estou indo pra lá essa semana.

  22. Oi Breno

    estarei em Bruges nno meiado de Julho/2009. Achei por acaso seu blog e amei.
    Poderia me passar algumas dicas de souvenirs por lá? Muito obrigado, meu e-mail é: usmarcio@gmail.com

  23. Marcio,

    Traga muito chocolate belga e beba muitas cervejas!

    Comprei uma miniatura da catedral só pra me lembrar do que comi e bebi.

    Abs,

    Breno B.

  24. Oi Bruno,

    estarei em Paris em setembro e tenho 2dias livres para ir a qq lugar proximo – vc me indica Bruxelas, Bruges ou Amsterda ? Nao sou de balada, mas sou de paisagens, passeios, flores, parques, historia e uma boa comida.
    Obrigada e parabens pelas dicas !!!

  25. Oie Breno,
    Estou com dificuldade de encontrar companhias de trem que façam Bruxelas – Bruges – Bruxelas. Você poderia me ajudar?
    Estou indo de Bruxelas – Bruges – Amsterdam.
    Teria como eu fazer bruxelas, bruges e amsterdam ou teria que voltar para bruxelas para ir para amsterdam,
    att,

  26. Rafaela,

    Veja os trens e horários no site:
    http://bahn.hafas.de/bin/query.exe/en

    Mas pela localização de Amsterdã em relação à Bruges, você com certeza vai ter que passar por Bruxelas.

    Abraços!

  27. Oi
    adorei seu Blog!!! como ir de Paris para Bruges! Ficaremos 1 dia só…
    outra coisa tem dicas para o Vale Loire? obrigada!!!

  28. Breno.
    Tenho 3 noites, em Outubro, para dividir entre Gent e Bruxelas, pois já reservei 2 em Bruges. O que você me aconselha?
    Abraços,
    Suzana

    • Suzana,

      Eu ficaria 2 noites em Bruxelas e 1 em Gent. É mais lógico fazer assim pelo tamanho das cidades.

      Abraços,

      Breno B.

  29. Breno,
    estou indo final de setembro para bruxelas e gostaria de visitar bruges, voce acha que terei problemas em comprar ticktes na Central Station de Bruxelas – na hora de ir para Bruges – ou tenho que comprar antecipado aqui do Brasil

    Abraços
    Edna

    • Edna,

      Nenhum problema. Os trens partem de Bruxelas para Bruges a cada meia hora.

      Abraços e boa viagem!

  30. Breno, primeiramente, parabens pelo blog!! Adorei!
    Tenho somente 1 dia para passear na Belgica e estou em duvida se vou para Bruxelas ou para Bruges…. o que faria no meu lugar? o que me sugere fazer?
    Estarei em Aachen a trabalho e tenho somente o sabado para aproveitar um pouco, e pensei em conhecer Bruxelas ou Bruges.
    Acho que visitar os dois lugares eh quase impossivel… (ou sera que consigo, rs!)
    Eu nao encontrei horarios de trens a noite entre as cidades, eh isso mesmo? nao tem trem a noite entre Bruxelas – Bruges ?
    Aguardo suas sugetoes!
    Abracos,

    • Camila,

      Com certeza eu iria para Bruges.

      Não me lembro até que horas tinha trem entre Bruxelas e Bruges. Mas pelo que eu pesquisei, tem trem de noite sim.

      Dá um olhada nesse site: http://bahn.hafas.de/bin/query.exe/en

      Abraços,

      Breno


Deixe uma resposta

Categorias

