Publicado por: Breno B | 20 julho, 2007

Oslo – Myrdal – Flam – Gudvagen – Voss – Bergen

Parece até escalação da seleção norueguesa. Mas o percurso entre Oslo e Bergen está mais para um tipo de viagem dos sonhos. O percurso conhecido como Norway in a Nutshell começa com um trem que parte de Oslo até a cidade de Myrdal. No caminho, o trem passa entre corredeiras, fazendinhas e plantações.

mapa2.jpg

E vai subindo. De repente, neve! No alto dos fiordes noruegueses sempre há neve, não importa se é verão. Na estação mais alta, em Finse, o trem dá uma paradinha para fotos. O frio e o vento são de amargar. O jeito é voltar correndo pra dentro do trem e continuar viagem.

finse.jpg

finse2.jpg

Após 5:00h de viagem, chegamos a Myrdal. Dali, pegamos outro trem descendo em direção a Flam ao nível do mar. São 20km percorridos em 1 hora de descida braba pelos fiordes. A paisagem é simplesmente indescritível: quedas d’agua caindo por penhascos absurdamente altos e corredeiras que parecem que vão entrar no trem de tão próximas.

myrdal.jpg

flam2.jpg

Lá em baixo, na cidade de Flam, pegamos um barco que navega entre os fiordes até a cidade de Gudvagen. A viagem é feita entre paredões que vão da água até onde a vista alcança. No caminho, mais quedas d’agua e cidadezinhas que parecem isoladas do mundo de propósito, guardando uma beleza que poucos podem sentir. São 2 horas memoráveis até terra firme.

flam3.jpg

gudv1.jpg

gudv2.jpg

gudv3.jpg

gudv4.jpg

De Gudvagen, pegamos um ônibus para Voss. A estradinha na subida é tão íngrime e estreita que os carros que descem tinham que se enfiar no mato quando o nosso ônibus fazia a curva. Deixa a estrada que vai até Valle Nevado no chinelo! Lá em cima, uma paradinha em Stalheim para fotos. Foi nesse momento que floresceu uma união dolorida entre nações: escorreguei e bati meu fiorde brasileiro no fiorde norueguês de Stalheim. Paguei em dobro por ter dado tantas risadas das video-cassetadas nipônicas em Copenhague. Fora uns arranhões e uma bunda suja de lama norueguesa – é pra quem pode viu? – tudo bem. Sorte que a máquina desceu rolando pela grama ao lado.

stal.jpg

stal2.jpg

Chegando em Voss, mais 1 hora de trem até Bergen. Depois de 13 horas de viagem, finalmente chegamos. A linda cidade de Bergen já foi a mais importante da Noruega em tempos passados e ainda hoje só perde para a capital Oslo. Vou fazer um post só pra ela já que vou ficar por aqui alguns dias.

voss.jpg

Durante todo o percurso, pegamos desde pancadas de chuva até garoa tipo “molha-trouxa”. Mas em nenhum momento essa condição diminuiu a beleza da viagem. Pelo contrário. Compunha cenários impossíveis de captar em fotos pois se expressavam além de uma simples imagem. Um misto de encantamento e paz em meio a uma natureza exuberante. Estou certo que essa viagem é uma das poucas que eu repetiria num roteiro futuro.

flam1.jpg

Vale cada arranhão🙂


Responses

  1. Ah, o verão na Europa, hein? 😆

    Mas ainda assim, que passeio lindo…

  2. Passei por Oslo no começo de Junho pra visitar um amigo no meio da minha viagem pela Europa. Tava um calor animal, mas o povo comentou que só rolava uma semana daquelas por ano, e em geral mais pra frente. Fiquei com a impressão de que ninguém trabalhava, os parques estavam lotados todos os dias. Além do perfume das flores, tinha o cheiro de churrasco daquelas grelhas descartáveis, onipresentes. Se alguém lança isso no Brasil, a desgraça é certa.
    Essa da casca de noz vai ficar pra próxima, li que o pessoal faz uns trechos de bike, inclusive.
    Parabéns pelo blog !

  3. Vim aqui “empurrada” pelo VnV e já nem me apetece sair. Que inveja (não maldosa…). Até a chuva parece encantadora. Parabéns pela escolha e continuação de boa viagem…

  4. Breno,
    fiz esta viagem em 89. So que de carro. Amei cada pedacinho! Aproveite muito!

    • Oi Lena . Meu nome eh Dilmar . Eu e minha esposa estaremos na Noruega em Marco 2014. So para confirmar se eh possivel fazer , com tranquilidade , de carro ate Bergen e regiao toda . Se lembrar de dicas e puder me envir eu agradeco . DILMAR

    • Dilmar, também estou querendo fazer esse percurso de carro, parando em cada cidadezinha destas. Você foi de carro?? o que achou??

  5. Lindas fotos. Essa cidadezinha parece um conto de fadas. Parece não fazer parte da paisagem, mas ter sido colocada nela.

  6. Oi Breno, Passei aqui para conferir e que delícia de lugar, e fico pensando como vc esta conseguindo postar tudo e com foto e tudo mais, Parabens.

    Abraços
    Pat

  7. Belíssima matéria e passeio. Vai pra minha “prateleira virtual” na seção “Destinos desejados”!

    Boa viagem e que tudo corra bem. Traga MUITAS dicas!

  8. Breno,
    ¡Qué viaje más bonito!. Está muy bien planeado.

    Quiero hacerlo más adelante, me falta tiempo y vacaciones!!!, pero cuando pueda seguiré sus “dicas”.
    Agora salgo para Lisboa-Recife. Pronto estaré en Brasil.
    Boa viagem.
    Ate logo.

  9. Parabéns pelas belíssimas fotos publicadas. Fiz a semana passada, dia 23.07, este percurso embora de forma contrária ao seu (Bergen-Voss-Gudvagen-Borgund onde está instalada a conhecida “Stravkirke”(Igreja de madeira do periodo viking) e Hemsedal.
    É realmente um passeio espectacular onde as paisagens deslumbrantes nos deixam por vezes sem palavras. Um abraço desde Sesimbra, Portugal.

  10. Breno

    Tudo bem?
    Adorei as suas fotos,pretendo ir p/Oslo o mais breve possível.
    Me dê mais dicas!!

    Bjs

    Renata

  11. Hei Breno…que lindo texto sobre nossa bela Bergen…eu sou uma privilegiada que tenho essas belas paisagens aos meus olhos todos dias..nunca me canso…nunca mesmo, pois Bergen e sempre a mesma, mas nunca cansativa…o patriotismo bergense e o mais incrivel (e as vezes exagerado) do mundo…esse povo, mais do que ninguem ama sua cidade, a respeita, a conserva…e algo lindo de se ver, que as vezes da ate inveja…
    Mas, queria dizer que as fotos estao lindas mesmo e que Bergen continua linda com sol ou com chuva…
    Abracos da terra dos trolls

  12. Breno,
    esta viagem tá nos meus planos para daqui a uns 2 anos – gostei do que li! Tenho dois amigos morando em Oslo, mais não tenho coragem ainda por causa do frio. Apesar de já ter ido a Europa muitas vezes a trabalho e a turismo, sou fresca e neve só vi de longe rsrs
    Cheguei e já li tudinho, viu?

  13. Breno,
    vou fazer este percurso dentro de 3 semanas e gostaria de saber em que mês você fez…
    pois,
    acho que vou apanhar mesmo muito frio.

    Me deixe uns conselhos ou dicas para a minha viagem, por favor.

    Adorei ler e ver suas belas fotos.

  14. Kalinka,

    Fiz esse percurso em julho. você vai pegar um frio danado mesmo…

    Mas vale a pena!

    Boa viagem!

  15. Estou fazendo hoje a minha mala para a viagem, nem sei mesmo que roupas colocar, começo ficar com receio do frio…nunca estive em lugar com muito frio mesmo…como vai ser? vou congelar.

    Sim, acredito que vai valer a pena.
    Depois conto.

  16. Não congela não… Apesar do frio nas ruas, os hotéis e as lojas estão preparadas para a temperatura.

    Minha dica é comprar uma jaqueta com capuz e uma calça impermeável para bater perna. Caso não consiga achar uma boa por aqui, compre lá.

    Essas roupas impermeáveis não esquentam muito, mas protegem da chuva e do vento. Aí é só colocar uma roupa quentinha por baixo e caminhar bastante pra esquentar.

    Boa viagem!

  17. Estou com viagem marcada para junho e gostaria de saber se vale a pena parar no caminho em algum ponto para pernoitar ou fazer direto Bergen Oslo?
    Obrigada Mylene

  18. Mylene,

    Eu acho melhor fazer tudo num dia. De ponta a ponta dá umas 12h. É cansativo mas vale a pena.

    Algumas pessoas fazem um passeio de barco mais longo pelos fiordes e acabam pernoitando em outra cidade no trajeto.

    Mas acho que essas 12h de cair o queixo são suficientes. Dica: atente para a paisagem do trem entre Oslo e Myrdal que algumas pessoas deixam passar despercebido. O trem passa sobre alguns rios maravilhosos.

    E boa viagem. Tenho certeza que vc vai adorar!

    Breno B.

  19. oi, Breno estarei em final de maio conhecendo os fiordes….já pesquisei e encontrei que nessa época o clima é ameno, mas com sou friorenta ,gostaria de saber qual a temperatura média, para levar roupas adequadas….bjs obrigada

  20. Ana,

    Pelo que andei pesquisando, a temperatura varia de 7 a 14 graus.

    Acho que você deve se preocupar mais com a chuva do que com o frio. Compre uma roupa impermeável e ande sempre com um guarda-chuva.

    Boa viagem!

  21. Eu tambem fiz essa viaje e foi maravilhosa.

  22. Oi Breno,

    Estou indo fazer essa viagem para noruega em julho. Estamos na dúvida da volta de Bergen
    para Oslo. Estaremos de carro e gostariamos de saber se ao final do cruzeiro em gudvangem existe onibus de carreira para pegarmos o carro em Voss. Explicando melhor: Queremos sair de Bergen e deixar o carro em Voss. Dai fazermos um mini cruzeiro nessa região de Voss/Flan/gusvangem. e voltando a Voss.
    Você tem idéia de como conseguirmos isso?
    Em que época vc foi? Estava muito frio?

    Obrigada.

    Lília

  23. Lília,

    O trecho entre Gudvangen e Voss eu fiz de ônibus de carreira mesmo. Dá pra ir e voltar tranquilamente.

    Fui em Julho de 2007 e não estava tão frio quanto eu imaginava. Acho que lá nos fiordes é um pouco mais frio, mas nada demais. Compre uma daquelas jaquetas impermeáveis em Bergen e vá despreocupada.

    Boa viagem e volte sempre!

  24. Breno,
    Parabéns pelo blog. Sempre damos uma olhada quando planejamos uma viagem.
    Estaremos na Noruega em julho de 2009. Estava pensando em ir de Bergen ao Cabo Norte para ver o sol da meia noite. Acho que teremos que pernoitar lá. Alguma dica?

    Um abração.

    Nilson

  25. Nilson,

    Quando eu pesquisei o roteiro da Noruega, vi que dá pra ir de ferry de Bergen ou de trem de Oslo até a Lapônia. Mas não cheguei a entrar muito no assunto já que aquele frio lá de cima num é pra mim…

    Vou dar uma pesquisada e se achar alguma coisa eu posto aqui, ok?

    Abraços,

    Breno B.

  26. Valeu. Eu também estou pesquisando.

    Um abraço.
    Nilson

  27. Faz um mes que cheguei da Escandinávia e fiquei maravilhada com tanta exuberância.Fiz o caminho descrito e posso garantir que é demais.Vale cada minuto passado ali.Parabens.Um abraço

  28. Zeli,

    Morro de saudades da Escandinávia. Quem sabe um dia eu volte para explorar melhor os fiordes noruegueses.

    Abraços

  29. Ola Breno!
    Cara viagens em seu blog e preciso de suas dicas.
    Estarei fazendo esta mesma viagem dia 29 de setembro e amanhã tiro as passagens pela internet OSLO/BERGEN (uma nota preta em torno de R$ 400,00) conhecendo Myrdal/Flam/Gudvagen/stalheim /Voss e finalmente Bergem , ai eu lhe pergutno: dá pra ver tudo , não é muito corrido? Pelo que entendi a gente anda de trem , bus e barco tudo incluso é isto mesmo? Fazendo isto qual seria um outro passeio impertivel em Bergem onde devo dormir 3 noites e depois voo direto para Londres junto com minha filha. Tem alguma indicação para hospedagem? A principio estou indo para o albergue DORM vc conheceu? Nem vou lhe perguntar do tempo, estou torcendo para não chover e que o frio não mate..rs. Muito obrigado antecipadamente César Saullo.

  30. César,

    Dá pra ver tudo num dia sim. A viagem de ponta a ponta demora umas 12h mas é tranquila. Quanto a estar tudo incluso, vai depender de como você comprou as passagens. Eu comprei os trechos lá na hora mesmo…

    Em Bergen existem saídas para outros fiordes mais ao norte que dizem ser lindos. Eu não fui. O melhor mesmo é se informar no albergue sobre como chegar.

    Não conheço esse albergue que você vai ficar. Fiquei no Marken Gjestehus, o qual recomendo.

    Estou torcendo para que haja sol para você porque Bergen é linda e vibrante quando ele dá as caras. Em todo caso, não esqueça de comprar uma jaqueta impermeável. Quebra um galhão!

    Boa viagem e volte para contar como foi.

    Abraços,

    Breno B.

  31. Olá galera. Fiz o passeio compreendido entre Flam e Myrdal. E de lá subi a pé até o alto da montanha para ver de perto a neve. Não tenho palavras para descrever o quanto a natureza foi generosa com esse pedacinho do mundo.

  32. Oi, Breno,
    Gostaria de saber se vc fez esta viagem a noruega por conta própria ou de excursão? Como foi que vc fez o roteiro e os valores ? Vale à pena ir sem excursão? Queria conhecer os fiordes noruegues , finlândia e talvez Suécia; Como vs acha que devo fazer? Vc ficou em albergue ou hotel? Como reservou? Vou em Setembro agora, 2008.
    Agradeço que se escrever
    Sandra

  33. Breno, desculpe, esqueci de perguntar se precisa de visto, tenho o passaporte da comunidade européia, preciso do visto? Qual companhia aérea vc viajou? Saio do Rio de Janeiro, eu e meu marido.
    Obrigado
    sandra

  34. Sandra,

    Foi por conta própria e não lembro dos valores. Quanto a ir ou não com excurssão, vai de pessoa para pessoa. Eu particularmente odeio!

    Fiquei em bons albergues que reservei pela internet. Os links estão no meu site.

    Não precisa de visto mesmo com o passaporte brasileiro. Viajei pela Iberia em code-share com a FinnAir.

    Boa viagem…

  35. sou marinheira de primeira viagem, peço que escreva dizendo quais albergues vc ficou. Qual o link? Obrigado mais uma vez e, valeu.

    Sandra

  36. Sandra,

    Em Oslo fiquei no Anker Hostel e em Bergen no Marken Gjestehus.

    Faça uma pesquisa de albergues no Hostebookers:

    http://www.hostelbookers.com

  37. Cheguei de lá tem 15 dias, concordo com tudo, a natureza da Noruega é bella. nika

  38. Fiz esta viagem com minha sobrinha Geórgia em Agosto. Suas fotos ilustram lindamente tudo o que vimos.

    Seguimos em frente até o final do Sognfjord e dormimos em Solvorn, vila de Sogndal. É um lugar imperdível.

  39. Olá!
    Meu parabéns pelo blog! Eu acabei de descobri-lo e é fantástico!
    Em julho desse ano viajo pra noruega e gostaria de fazer trajeto que vc fez. Eu li nos comentarios acima que vc foi sem guia e é exatamente o que eu gostaria de fazer, pois assim não precisaria ficar preso aos horarios e poderia ver td com calma no ritmo que eu quisesse. No entanto tenho dúvidas quanto as passagens para esse trajeto. Quando vc fez, vc não reservou nada? Foi comprando todas ali na hora mesmo? Vc tem alguma estimativa, msm q inexata, de quanto as passagens custaram? Eu vi esse trajeto com excursão por pouco mais de 100 euros (mais ou menos 950 coroas).
    Desde já agradeço, e mais uma vez parabéns pelo blog fantástico!!!

  40. Jorge,

    Comprei tudo na hora. Não tive nenhuma dificuldade em comprar as passagens.

    Não me lembro quanto gastei exatamente, mas deve ter ficado perto dos 50 – 60 euros por pessoa.

    E dispense o guia. A paisagem fala por si só😉

    Abraços e volte pra contar como foi, ok?

    Breno B.

  41. E ai cara? Tudo ok?
    Muito legal teu blog… olha só, eu moro na Italia e em abril vou fazer um giro la pra cima… de Berlim vou pra Copenhague… a partir dai tenho minhas duvidas…
    Esses navios (tipo Copenhague Oslo), o cara encontra passagem na hora? E nao paga muito (to viajando a la backpacker, low-cost, albergue…)? E os trens, bus?
    O que tu acha desse trajeto: Copenhague Oslo em navio, Oslo Bergen em trem (tem idéia do preço desses trajetos?), Bergen Alta (la perto de Nordkapp) em aviao… depois la de cima descer de trem pela Finlandia até Helsink e pegar o navio até Estocolmo (preço? :)…
    Quais os melhores sites pra pesquisar tudo isso (trens, bus, navios…)?
    Desculpa pelo bombadeio de perguntas ai…
    Abraço

  42. Vamos fazer essa viagem em 22/7/2009, pensei que eu era o unico Brasileiro a pensar nisso. Mas vi no seu blog que muita gente pensou igual.

    Para quem esta em duvidas sobre passagens, comprei tudo pela internet a viagem de Bergen com volta para Bergen custa 935 NOK por pessoa ( Cerca de R$ 300,00.)

    Parabens pelo Blog, vou ficar fregues

  43. Antoninho,

    Sempre tem uns brasileiros aventureiros com nós espalhados pelo mundo afora.🙂

    Volte para nos contar como foi.

    Abraços,

    Breno B.

  44. Breno,

    dormirei um dia em Bergen. No dia seguinte tenho que chegar a Oslo às 18:00hs.

    Gostaria de saber se posso ir de carro e se passarei pelos Fiordes mais bonitos ou é melhor ir de trem?

    Que horas devo sair de Bergen?

  45. Breno, estou aqui montando meu roteiro bymyself -q. será de carro. Fiquei tao feliz com tudo q li.suas dicas foram de muita valia.
    Obrigada e Parabens pelas fotos.

  46. Mig,

    Disponha… também fico feliz em poder ajuda-la!

    Abraços e volte sempre.

  47. Breno,
    estou indo para Bergen em 2 semanas e planejei nao passar por Oslo, portanto acho que nao vou fazer a viagem de trem.
    Sera que estou perdendo muito?pretendo ir para Balestrand, mas confesso que estou meia perdida…Sera que vc pode dar alguma dica de roteiro???
    Parabens pelo blog!
    Denise

  48. Denise,

    A viagem de trem de Oslo para Bergen vale muito a pena. Se eu fosse você não deixaria esse passeio de fora do seu roteiro. Vai por mim…

    Abraços e boa viagem!

    Breno B.

  49. Oi Breno, primeiro devo dar os parabéns pelo Blog !!! Vou em outubro com minha esposa, em um esquema mais light, com mala, mochila, etc,…acha que dá para fazer a viagem oslo bergen com bagagem razoavel ??? Ou torna-se um transtorno??
    Seu Hostel em bergen era bem localizado ??
    grande abraço,
    Leo

  50. Leo,

    Dá pra fazer sim. É bem menos prático, mas não deixe que algumas malas te privem de uma viagem dessas. Com certeza vale o esforço.

    Meu hostel era bem localizado sim. Mas a cidade é pequena e acredito que não haja nada muito longe do centro.

    Abraços e volte pra nos contar como foi, ok?

    Breno B.

  51. Olá,
    Estive em todos estes lugares e fiquei impressionada com a exuberância da natureza e o acolhimento dos noruegueses.Apesar da chuva que felizmente não foi constante,me renderam maravilhosas fotos.
    Parabéns pelas dicas,e para os que ainda não foram à Escandinávia,é realmente imperdível.
    Abraço

  52. Breno B
    Vamos viajar para Noruega em Junho agora. Além desse passeio de trem entre oslo e Bergen. Qual você sugere lá?
    att
    José Carlos

    • José Carlos,

      Pelo que me lembro, existem outros barcos partindo de Bergen rumo à algumas belas cidades mais ao norte.

      Existe também a opção de passar uma noite numa cidadezinha fiordes antes de prosseguir até Bergen. Eu até cogitei a possibilidade, mas meu tempo era curto.

      Logo que você chegar em Oslo, procure se informar no ho(s)tel sobre esses tipos de passeios oferecidos pelas agências e vá por conta. É bem mais barato e divertido🙂

      Abraços e boa viagem! Volte para nos contar o que achou, ok?

    • Jose Carlos e Breno

      Desculpe eu me intrometer, em Junho deste ano fiz essa viajem e achei melhor ir de Oslo para Bergem de Avião, chegando em Bergem fiz um passeio de um dia que faz exatamente o trecho mais bonito da viagem que o Breno mostra passando pela serra de trem. indo para Flan depois o Barco pelos fiordes e o Onibus.

      Com o tempo que ganhei fui até Tronso ( bem ao norte )de avião e passei 2 noites para ver o Sol da Neia Noite que é o espetaculo mais lindo que eu já vi. Vale a pena.

      O ingresso para esse passeio em Bergen comprei na Internet aqui no Brasil.

      • Antoninho,

        Bem lembrado! Teve um grupo de brasileiros que conheci por lá que fez exatamente isso e, ao contrário de mim, pegou sol o trajeto todo.

        Mas no dia em que eles foram, eu consegui subir no Mount Ulriken com o tempo claro e ver a paisagem lá de cima sem nuvens pra atrapalhar…

        Como tudo por lá é lindo, o mais importante é relaxar e curtir a viagem, não é mesmo? Tenho saudades de Bergen…

        Abraços,

        Breno

      • Invadindo seu Blog Breno para perguntar ao Antoninho
        Qual o site que você comprou esse passeio de Bergen?
        Em Bergen. Indica um hotel ou pousada barato.
        José Carlos

      • José Carlos,

        Comprei na hora. Fiquei em albergue (guest house) por lá. Não sei te dizer um hotel.

        Abs,

        Breno

      • Jose Carlos o site é http://www.jfordtours.com

        Quanto ao hotel infelismente não sei. Eu fiquei no Redson, mas é bem caro.

        Antoninho

  53. Breno, adorei as suas explicacoes, mas vou com um grupo de 12 pessoas para fazer o mesmo que vc, eu tenho de 7 a 10/6 de Oslo ate Bergen. Poderia me dar dicas como fazer esse roteiro ? de Hotel ?
    Obrigada
    Marly – RJ

    • Marly,

      É só ler o post que você vai entender como fazer. Se tiver alguma dúvida específica, me avise.

      Fiquei em albergue e portanto não posso indicar nenhum hotel específico.

      Abs,

      Breno

  54. Olá Breno, tudo bom?
    Amei seu relato sobre a viagem entre Oslo e Bergen e quero fazê-la em abril deste ano.
    Uma dúvida que tenho é: onde você comprou NOK???? Eu moro em São Paulo e não acho casa de câmbio que venda NOK….
    Outra dúvida: li em um guia que para entrar na Noruega precisa ter seguro saúde. Você fez um?
    Muito obrigada!

    • Alessandra,

      Comprei as coroas pela Cotação, uma casa de câmbio aí de Sampa. Tem que reservar com antecedência.

      O seguro saúde é obrigatório em todas as viagens pra Europa. Normalmente, um cartão de crédito ouro já oferece um seguro saúde internacional. Procure saber com seu banco se você tem direito.

      Caso contrário, saia daqui com um seguro contratado se for para países menos turísticos. Só tive problemas uma vez para entrar na Lituânia. Mas é melhor não ter dor de cabeça com essas coisas…

      Abraços e boa viagem!

  55. Oi!!!
    Muito obrigada pela resposta!!!
    Já tentei pela Cotação e não consegui NOK… como vou primeiro para Madrid, tentarei trocar lá.
    Abs!

  56. Ah, esqueci de uma outra pergunta: o trem direto entre Oslo e Bergen passa nos mesmos lugares que a viagem de retorno (Bergen – Oslo)?
    Inicialmente, tinha pensando em pegar o último trem entre Oslo – Bergen para economizar e na volta faria a viagem de manhã. Mas depois de ler seu relato, fiquei com vontade de fazer o mesmo…
    Obrigada!

    • Alessandra,

      Não sei bem se passa pelos mesmos lugares mas acredito que sim.

      Volte para nos contar como foi, ok?

      Abraços,

      Breno B.

  57. BRENO : sou casada e vou com meu marido agora dia18 de junho /2010 para a noruega e entrei no seu site procurando justamente os horarios de trem pois vou fazer bergen -oslo na volta já sei tudo mas vc fala do frio ,em junho ainda é tão frio neste passeio de trem? nacidade eu sei que é mais quente mas quero saber neste trecho que vc nos fala e retrata tão bem ,ok?Parabens pelas suas belas fotos !!!!!obrigada

    • Boa Noite

      Descuple invadir, mas nós também vamos para essa Região, ou melhor primeiro na Dinamarca, 3 noites, 3 noites em Oslo, depois pegamos trem até Andaleuse, depois ónibus para Alesund, 2 noites. Bergen 4 noites. 3 noites e, Estocolmo e 2 noite em Helsink. Precisando de Ajuda, peça.
      O site do BRENO nos ajudou muito no nosso pacote que fizemos.
      Att
      José Carlos

    • Sandra,

      Dentro do trem não é frio mas nas estações que ficam mais altas é sempre frio. O trem para em Finse por pouco tempo e se for descer pra tirar fotos, coloque um bom casaco.

      Em Myrdal é um pouco mais quente, mas eu ainda acho frio.

      Boa viagem!

  58. Parabéns Breno!

    É muito emocionante viajar vendo as fotos e o relato de quem já esteve presente.
    Vamos viajar em outubro para Oslo e de lá pretendemos conhecer esses lugares maravilhosos.
    Dúvida: Será que vale a pena conhecer nessa época do ano? Não será muito frio?
    Será que já tem neve????

    Abs,
    Lúcia

    • Lúcia,

      Acho que vale a pena sim, apesar do frio. Com certeza terá neve!

      Mas os noruegueses são preparados para encarar o frio. Tanto que dentro dos trens é possível viajar de camiseta.

      Abraços e volte para nos contar como foi!

      • Breno,
        Você tem razão. Valeu cada minuto de Oslo a Bergen! Passei no maior túnel do mundo. Fizemos essa viagem de carro. Cidades lindas que mais parecem uma pintura.
        Foi MARAVILHOSA!!!!
        Me faltam palavras para descrever tudo que vi e senti.
        Até na neve brincamos.
        AMEI!!!!
        PS. Fui em out/10

  59. Ola, Breno!!
    Estou planejando uma viagem meio em cima da hora, quero ir no carnaval!Vc poderia me dizer se consigo fazer este percurso comprando as passagens sozinha, pode me dizer onde comprou as passagens?
    Obrigada, Fabiana.

    • Fabi,

      Consegue sim. Comprei tudo nos locais mesmo. É tranquilo.

      Abraços,

      Breno

  60. Como vamos passar um dia e meio em Oslo gostaria de saber se vc sabe de algum guia que possa nos receber no aeroporto e nos dar algumas dicas, já que temos pouco tempo para quebrar a cabeça. Um abraço, Fernando

    • Fernando,

      Infelizmente não conheço ninguém que faça esse tipo de serviço.

      Abs,

      Breno B.

  61. Breno,
    adorei seu site. Muitas informações legais. Estou indo para Copenhague em junho, com meu grupo de arte de São Paulo (“Aluga-se” é o nome do grupo). Iremos fazer uma exposição em um museu em Svendborg e depois vamos aproveitar para conhecer um pouco a Scandinávia. Claro que peguei as suas dicas.
    De Copenhague iremos de avião para Bergen e de Berguen a Oslo pensamos ir de trem. Vale a pena fazer o trajeto inteiro de trem? Ele para em alguns lugares? Dá para curtir a viagem inteira de trem?
    Outra curiosidade, adorei as suas fotos, qual a sua câmera?
    obrigada pelas dicas e este site bacana.
    Rosilene

    • Rosilene,

      Dá pra fazer o trajeto contrário de trem sim. Tem muita gente que faz isso. Ele para em algumas estações mas as principais são as que eu parei pra trocar de trem ou ver a paisagem.

      Minha câmera é uma Canon SD850 IS. Já é velhinha mas dá pro gasto🙂

      Abraços e boa viagem!

      Breno B.

  62. Breno,

    muito obrigada pela atenção. Quando eu voltar lhe escrevo para falar o que eu achei. Já anotei suas dicas. Assim como todos que escrevem aqui, eu também sou fã do seu site. Viaje sempre e nos conte sempre como foi.
    Suas fotos são ótimas (independente da câmera é um ótimo fotógrafo).
    obrigada!!!!
    Rosilene

  63. OI!!!
    VOU FAZER EXATAMENTE ESSE PASSEIO EM 01/08/2011, ADOREI SUAS IDEIAS.
    ESTOU PROCURANDO SITES DE CUSTO DO BARCO MYRDAL, FLÂM VC PODE ME INFORMAR ALGUM?
    OBRIGADA cIDA

    • Cida,

      Não conheço o site da empresa que faz o trajeto de barco. Mas o preço do ticket não é tão exorbitante.

      Abraços e boa viagem!

      Breno

  64. Breno
    Estive ano passado na região da Noruega e tenho todo material, pois fiz de Oslo de trem ate Alesund, depois Bergem. Sites de compra das embarcações e no onibus que liga o tem até Alesund. Precisando para vc ou os participantes do site, e-mail kimeiske@gmail.com.
    abraços
    José Carlos
    Santos/SP

    • José Carlos,

      Que maravilha! Obrigado pela ajuda. Ela será bem-vinda aqui no nosso blog e tenho certeza que você poderá ajudar muita gente que pretende se aventurar por lá.

      Abraços e volte sempre!

      Breno B.

  65. olá Breno,
    minha mãe chegará em Oslo em 07/05 e ficará lá até 10/05. gostaria de saber se depois que ela fizer esse percurso de Oslo até a cidade de Myrdal, ela poderá voltar com o mesmo trem para Oslo? ou tem algum ônibus para o retorno até Oslo mais rápido, já que vc falou que esse passeio dura em torno de 12hs!! Ela ficará 3 dias em Oslo e depois irá para Amsterdã rever uns amigos (ela já morou lá), vc sabe se é só de avião para ir para Amsterdã? qual seria o melhor trajeto para ela fazer até Amsterdã?
    adorei seu blog e realmente esse é um passeio imperdível!!
    até mais
    Cibele

    • Cibele,

      Dá pra voltar sim de Myrdal para Oslo de trem. Acho que é a melhor opção.

      De Oslo para Amsterdã de trem eu imagino que demore bastante e tenha que fazer algumas conexões.

      Eu sugiro que você pesquise por companhias aéreas low-cost que o benefício é bem maior.

      Abraços,

      Breno B.

      • Breno, efetivamente vc sabe usar um blog para deixar comentários de viagem de maneira fácil e real. Sua descrição do passeio para bergen foi exatamente como eu gostaria de ler.Senti até o frio nas pernas e a chuva na cabeça.Meu caro, vou fazer esse mesmo trajeto agora em julho 2012 e pretendo comprar o pacote NORWAY IN A NUTSHELL que vc usou, mas tenho umas perguntas:
        1) vc comprou antecipadamente pela internet ou foi na hora, na estação de trem de Oslo?será que vale a pena comprar os trechos individuais?
        2) o trem de volta, Bergen-Oslo passou pelos mesmos locais da ida ou ele volta por outras cidades?
        3) vc indica outras cidades por aquela região?
        Te agradeço a paciência!

      • Guilherme,

        Obrigado pelos elogios! Fico feliz por ajudar com os meus posts…

        Vamos lá:
        1) tudo foi na hora. Acho que não precisa comprar antes, mas se você quiser se garantir, ok. O benefício é que vai gastar menos tempo nas estações comprando os bilhetes.
        2) o trem passa pelos mesmos lugares na volta, por cima dos fiordes.
        3) muita gente pega um barco que vai de Bergen até cidades mais ao norte. Ou até a Lapônia pra ver o sol da meia-noite e a aurora boreal. Depende de quantos dias você vai ficar em Bergen. Eu aconselho no mínimo 3 dias. Como eu não gosto de frio, Bergen ficou de bom tamanho mesmo no verão.

        Espero ter ajudado! E não esqueça de voltar para nos dizer como foi, ok?

        Abraços e boas viagens!

        Breno B.

  66. Ei Breno.
    Está sendo ótimo acompanhar seu blog.
    Pretendo ir com meu marido para Escandinávia, ano que vem.
    Adorei seus relatos sobre a Noruega.
    Como terei que dimensionar meu tempo entre alguns países e ficarei cerca de 20 dias, quanto tempo você sugere para ficar na Noruega?
    E o trajeto de Oslo para Bergen (na sua opinião vale a pena ser realizado através de carro?) Sua descrição do trajeto de trem é belíssima!
    E em relação aos fiordes? Para não perder tempo? Qual o melhor itinerário.
    Também tenho curiosidade para conhecer a Aurora boreal. O “Antoninho citou brevemente essa informaçã informação.
    Enfim, todas as dicas que você puder me enviar, agradeço.
    Um abraço,
    Mônica

  67. Olá breno, meus parabéns pelo site, boas dicas e fotos. Comprei o bilhete de Oslo a Bergen no Norway in a Nutshel e gostaria de saber de onde parte o trem em Oslo? É da estação central mesmo? Outra coisinha, caso chova em Bergen (vou em junho mas não descarto a chuva por lá rsrsrsr) é uma cidade com bastante museus? É o tipo de turismo que faria se chover, porque se der sol quero subir pelo menos uma das montanhas!

    Abraço!

    • Afonso,

      Acho que o trem para Bergen sai da estação central. Não me lembro com certeza… melhor confirmar na chegada em Oslo.

      Tem bastante coisa pra visitar sim. Fora que relação dos moradores com a chuva é diferente da nossa. Eles não ligam nem um pouco.

      Aconselho comprar um casaco impermeável no caso de ter que andar pelas ruas com chuva.

      Torça pra dar pelo menos um pouquinho de sol pois a vista lá de cima da montanha é inesquecível🙂

      Abraços e boa viagem!

      Breno B.

  68. Breno,

    Estas suas fotos me lembraram os fiordes perto de Queenstown que ví no começo do ano.
    Estou com viagem marcada para a Noruega no verão (deles). Já acertei 2 dias e 1/2 em Oslo, mas gostaria de gastar um destes dias fazendo este passeio de trem.
    Pelo que ví na internet, algumas empresas oferecem um esquema quase que bate e volta trem+barco+ônibus.
    Você comprou o pacote com alguma empresa ou foi por conta mesmo?
    Abraço.

    • Diogo,

      Fui por conta mesmo. A grande maioria dos passeios oferecidos pelas agências podem ser feitos com um pouquinho mais de organização prévia a um custo bem menor.

      Abraços e boa viagem,

      Breno

  69. Oi, Breno.

    Eu estou planejando minha viajem para fim de jan, comeco de fev. Sei que estara bem frio, e tinha pensado em fazer esse passeio de Flam. Como estarei sozinha, pensei em ir apenas direto de oslo para bergen, pois como o dia vai estar durando menos, pensei que talvez nao compensasse eu descer ateh flam, se for estar escuro. O que voce aconselha? Vou para flam? Eu consigo fazer isso com a luz do dia? As paisagens no inverno ainda compensam? Obrigada!!!

    • Alessandra
      Conheci Oslo, Alessund e Berguen. De Oslo para Alessund fui de trem e onibus.. viajamos 18 dias. tenho todo planejamento. manda e-mail para kimeiske@gmail.com

    • Alessandra,

      Se você sair cedinho de Oslo dá tempo sim.

      Mesmo que você chegue à noite em Bergen, eu acho que vale à pena arriscar.

      Abraços e boa viagem!

    • Oi, Alessandra.
      Sei que já faz algum tempo, mas vi que vc fez o Norway in a Nutshell em jan/fev. Vc poderia me dizer se, apesar do frio, valeu a pena? Estou programando uma viagem para ver a aurora boreal e não gostaria de perder a oportunidade de fazer esse passeio, já que estarei tão longe…
      Obrigada!!

  70. Breno….Voce encanta nossos corações com tantas dicas maravilhosas,parabens!!! No inicio de junho estarei em Bergen para fazer o passeio nos fiordes…me interessei pela viagem de trem Bergen- Flan- MYrdal. A minha pergunta é a seguinte..dá pra fazer este passeio num bate e volta em um dia..o que voce aconselha??? Quanto tempo é a viagem de trem de Bergen a Myrdal.Muito obrigada!!

    • Isabel,

      Obrigado pelo carinho🙂

      Eu não aconselho fazer um bate-volta. Esse roteiro é longo e tão lindo que deveria ser feito beeeeem devagarzinho.

      São 2h de Bergen a Myrdal de trem.

      Boa viagem e volte para nos contar como foi, ok?

      Breno B.

  71. Oi Breno
    Gostei muito do seu relato. Porém, pretendo fazer essa viagem agora em agosto e de carro. Existe pouca informação sobre viajar de carro. Existe algum problema? As estradas são ruins? Os locais bonitos não são vistos das estradas?
    Um abraço Alvaro

    • Alvaro,

      Não faço idéia. Sei que muita gente faz esse percurso de carro pois, quando estava pesquisando sobre essa viagem, li alguns relatos.

      Mas garanto que os locais são bonitos de qualquer lugar, viu?🙂

      Abraços,

      Breno B.

  72. Breno seus comentários são interessantes e uteis! Vou para Oslo agora dia 17 de maio e quero ir até Bergen passando por Flan. Entrei nos sites que você recomenda para ver custo de trem e ônibus. Há necessidade de comprar antes os tickets de trem e onibus, ou posso comprar em Oslo?
    Muito obrigado
    Marcelo

    • Marcelo,

      Pode comprar em Oslo mesmo. Fui na alta temporada e consegui comprar na hora.

      Abraços e boa viagem!

  73. Breno,

    Em quantos dias vc fez este roteiro? Vc só pernoitou em Oslo e Bergen?
    Obrigada.

    • Renata,

      Fiz o roteiro em 1 dia. Fiquei alguns dias em Oslo e em Bergen.

      Abs!

  74. […] passando por Flåm, em um post do Ricardo Freire no blog “Viaje na Viagem” e no post do Breno. É o Norway in a Nutshell, um percurso que pode combinar ônibus, trem e barco e que é um resumo […]

  75. Bruno, eu só quero dizer obrigada, do fundo do coração. Sua narrativa minuciosa e, ao mesmo tempo, sintética e estimulante, respondeu com a maior clareza a pergunta que eu estava me fazendo: como ir de Oslo a Bremen de trem, passando por Flam e usando a “combinadinha” barco/ônibus da qual só ouvira falar.
    Valeu!

  76. Não foi a Bremen que eu quis me referir, é claro… Bergen, Bergen!
    Perdão. É a hora tardia!

  77. Bruno,

    Vou fazer uma viagem de 23/06 a 02/07, começando em Bergen e terminando em Copenhagen. A idéia era fazer Oslso e Estocolmo.
    Qualroteiro você suferiria para essa viagem.
    De antemão obrigado.

  78. Olá Breno eu vou para a Noruega na metade de janeiro de 2015 e o trajeto Bergen – Oslo quero fazer de trem, e adorei este seu roteiro que tem uma ida para Flam. Como você fez a compra das passagens? Pois foram destinos separados certo? Por quais cia você comprou? Como vou em janeiro deve ter muita neve, será que este passeio de barco funciona?

    Obrigada

    • Bom dia Priscila
      Peguei umas dicas do Breno, mas sai de Oslo, fui de trem até Bombás, linha normal e lá peguei um trem Cénico e cheguei a Andalsnes. A viagem é linda. De Andalsnes peguei um ônibus e desci até Alesseund. Pernoitei em Albergue, muito bom. De Alessund peguei um vôo e fui a Bergen. Em Bergen fiquei no centro,. Albergue, para baixar custos. 4 noites. passeio de trem e navio.
      Depois fui de avião para Suécia, ai segui.
      Caso queira minha planilha de passeio inclusive com os hoteis e albergues, envia e-mail para kimeiske@gmail. com

  79. Olá, vou para Noruega em julho, pretendo fazer este tour, poderia informar horário de partida de Oslo e quando vou chegar em Bergen? Há necessidade de um pernoite para os de mais idade?
    desde já grato.

  80. Parabens pelo blog. Vou fazer essa viagem agora em junho e gostaria de saber como vc comprou os seus bilhetes: trem, onibus e barco.
    Comprou com antecedencia? Em qual site? Obrigada

  81. Olá Breno estou pensando em comprar os trechos de trem on line OSLO- FLam e VOSS-Bergen. mas estou em dúvidas sobre onde comprar o barco ao fiorde e o trecho de onibus de Gudvagen a Voss.

  82. BRENO, tenho umas dúvida: posso pernoitar em Flam e contunuar a viagem no dia seguinte com o mesmo bilhete?

    • Rosa, pode sim. Eu já fiz esse passeio 2 vezes uma em 2009 com minha esposa e agora em Julho com meus 4 netos. Para você ficar numa cidade e depois continuar a viagem entre no site da Norway la vendem as passagens e todas as opções.


Deixe uma resposta

Categorias

