Publicado por: Breno B | 25 julho, 2007

Estocolmo & Uppsala

Estocolmo é sem dúvida a mais bela capital escandinava. Ao todo são 14 ilhas que formam a capital da Suécia. Portanto não espere explorar a cidade em um dia, mesmo que as principais atrações fiquem concentradas em meia dúzia delas. Os preços são mais camaradas do que na Noruega, mas não dá pra sair da linha. Por aqui, seu melhor amigo continua sendo o supermercado.

estoc011.jpg

Deixamos nossas mochilas no hostel e fomos caminhando pelo canal em direção à Stadshuset (prefeitura). Do alto da torre, recheada de estátuas e histórias, da dá para ter uma ótima visão da cidade. Existem também visitas guiadas ao interior da prefeitura com destaque para o Blue Room onde são entregues os prêmios Nobel.

prefeitura.jpg

prefeitura2.jpg

Atravessando a ponte está ao centro da cidade chamado Gamla Stan, que significa Centro Antigo. São casas construídas em meio a ruazinhas estreitas que fizeram lembrar o Bairro Alto de Lisboa. O programa ali é se perder por elas e sentar num pub antigo para tomar uma cerveja. Para pagar os pecados, um passeio pela Storkyrkan, igreja onde o príncipe Gustaf se casou com a rainha Silvia, filha de mãe brasileira. No fundo, ao lado do altar, você pode conferir São Jorge matando o dragão de cima de seu cavalo. Uma bela escultura do século XV que simboliza a vitória dos suecos diante da invasão dinamarquesa.

saojorge.jpg

Subindo mais um pouquinho, chega-se ao Palácio Real, residência oficial do rei da Suécia. Com um bilhete geral é possível visitar os dormitórios reais, o tesouro, uma exposição de estátuas e um museu que conta a história do castelo. Tudo um pouco água com açucar. Mais interessante e de graça é a troca de guarda que acontece pontualmente ao meio dia e quinze, com direito a banda montada sobre cavalos e engraçados passinhos laterais que os guardas dão ao se enfileirar.

palacio01.jpg

palacio02.jpg

Mais uma ponte e mais uma ilha à frente, fica o Nationalmuseum, com várias pinturas interessantes, incluindo Rembrandt, Renoir, Gauguin e esculturas de Rodin. Na exposição temporária, um belo passeio pela evolução do design sueco. Mais uma ponte e mais uma ilha à frente, mais um museu: o Moderna Museet. Possui uma vasta exposição de arte moderna e de quebra obras de Picasso, Munch, Matisse e Mondrian. Vale a visita pois ao contrário do Nationalmuseum, aqui a entrada é na faixa. Vai entender esses suecos…

nationalmuseu.jpg

modernamuseet02.jpg

modernamuseet01.jpg

Na manhã seguinte, pegamos um trem de manhã para Uppsala, onde está a maior igreja da escandinávia. É uma bela cidade universitária e uma opção de passeio fora da capital, distante apenas 40 minutos de trem. Resolvemos voltar mais cedo para Estocolmo e tentar conhecer Birka. Mas acabamos perdendo a barca.

uppsala01.jpg

uppsala02.jpg

O jeito foi conhecer o Vasamuseet, o museu mais visitado da escandinávia. Dentro, o navio Vasa, retirado do fundo do mar após 333 anos. Foi a pique por motivos desconhecidos ao fazer sua viagem inaugural em 1628. Dá pra ver o navio em detalhes por fora e acompanhar a reconstituição das cores originais utilizadas na sua pintura. Impressiona pelo tamanho e pelo estado de conservação. Um belo museu.

vasamuseet.jpg

Motivos não faltam para visitar a bela Estocolmo. Talvez falte sim algumas coroas suecas no fim da viagem.

estoc02.jpg


Responses

  1. Breno, as fotos são suas, né? Lugar muito lindo, quero conhecer. Então, só pra avisar, surrupiei seu São Jorge. Quando eu usar, coloco crédito.

    • è são Jorge mas sim o cavalheiro real ,(Riddaren )S:T Göran

  2. As fotos são minhas mas pode surrupiar quando quiser…

  3. Meu, só pra te dar o toque que té mto bacana os relatos e fotos.

    Acompanhamento real-time contigo.

    Keep on this way bro!

    Abração Destemperado, Diogo

  4. Breno, estou acompanhando passo-a-passo a sua epopéia e estou viajando contigo…lindas fotos e texto muito bem-humorado!
    Um abraço e boa continuação de viagem!

  5. Eu estou falando sobre Estocolmo também. Fiz um bate volta de fim de semana, mas o sábado peguei um tempo péssimo. Lindas fotos.

  6. Lindas as fotos. Realemente uma cidade pouco usual…acho que não tinha visto por outros blogs e revistas a capital da Lituania.

  7. Lindas fotos, Breno. Parabéns!

  8. […] foto é linda, embora aqui tenha perdido resolução. Foi tirada por BrenoB., que esteve lá, bem pertinho, na igreja Storkyrkan, em […]

  9. Estive lá há uma semana mais ou menos. Visitei tudo isso e algo mais. Estive lá 5 dias. Fiquei apaixonada. o Tempo estava óptimo. O chato era ficar dia às 4.30 da manhã. Tornava-se difícil dormir e baralhava um pouco. Beijos.

  10. Concordo com quase tudo o que a matéria afirma. Apenas a informação do Vasamuseet esta errada. As causas do naufrágio daquele que era na ocasião, o maior navio já construido na Escandinávia, é conhecida sim: O rei da Suécia, achou que entendia do assunto e meteu o bedelho no projeto, alterando o original. Resultado: o navio emborcou na viagem inaugural, matando muita gente. Isso está explicado em detalhes com audiovisual tudo. O mais incrível é o fato dos suecos erigirem um monumento à sua própria incompetência e a autocracia de seus governantes. Se a moda pega aqui, ia ser museu que não acaba mais…

  11. Olá será que alguem pode ajudar em um trabalho sobre a Suécia.

  12. Breno, embarco para Estocolmo dia 4 de abril e peguei muitas dicas da sua viagem. Uma pergunta: as passagens de trem são caras? Vc lembra qto gastou com transporte lá? abs,
    P.S A foto do São Jorge é sem comentários! Quero uma igual…

  13. Priscilla,

    Não me lembro direito o preço mas não é tão caro assim, pelo menos para ir até Uppsala.

    Só tome cuidado ao tirar foto do São Jorge pois não é permitido. Mas sabe como nós brasileiros somos né? Vai no jeitinho…

    Boa viagem e volte para dividir com a gente como foi!

  14. Oi Breno
    também vou estar em Estocolmo, me dê umas dicas, p.f.

  15. Kalinka,

    Minha dica é levar muita roupa e muito dinheiro!

    De resto é só relaxar e invejar um pouquinho o padrão de vida deles.

    Abraços!

  16. Procurando informações sobre Estocolmo, encontrei as suas. Belas fotos e comentários entusiasmados. Que bom !! Minha esposa e eu, estaremos embarcando dia 16/01/2009. Imagine a ansiedade até o embarque e o quanto de frio a gente vai encarar !!?!! Há, á !!

    Sergio – Rio do Sul, Santa Catarina.

  17. Vou para Estocolmo, mes que vem,este periodo é muito frio?um casaco de couro é suficiente, pois afinal é primavera?

    • Oi Amélia! ainda está em Estocolmo? Bjs. Alessandra.

  18. Olá Breno!!

    Primeiro de tudo, adorei teu blog!! Sou turista profissional também e tô sempre fazendo uma viagenzinha aqui e ali, o importante é aproveitar bem quando o tempo sobra!

    Estou pensando em ir para o Báltico e foi por esta razão que cheguei ao seu blog. À princípio temos como roteiro chegar em Estocolmo, de lá ir à Helsinki, Tallin, Riga, Vilnius, Cracóvia, Varsóvia, Viena, Bratislava, Budapeste e parte da Romênia… uma viagem bem grande. Penso em fazer tudo de trem, exceto as travessias por mares, assim como vc fez. Mas, o que eu queria te perguntar é como é que vc fez o Báltico e deixou de ir à belíssima Riga?? Alguma dica negativa para me contar de lá??

    Aguardo!

    Abraços e felicidades com os trigêmeos!

    Fê Costta
    Viaggio Mondo

  19. Fê,

    Que inveja desse roteiro! Pelo jeito você também gosta mais da parte oriental da Europa como eu.

    Acabei deixando Riga de fora porque não daria tempo para uma visita.

    Pelo que me lembro, no roteiro original eu tinha incluído a Letônia, mas acabei tirando porque não daria tempo de ir de trem e não haviam vôos disponíveis saindo de Vilnius. Ou se haviam eram muito caros (se não me engano).

    Acabei optando por passar por cima e deixar Riga pra próxima.

    Volte pra nos contar como foi. Ainda não tive oportunidade de dar um pulinho até a Romênia, mas posso afirmar que todo o resto do seu roteiro é realmente encantador.

    Abraços e boa viagem!

    Breno B.

    • Olá Breno. Estou indo a Estocolmo em janeiro de 2010. Gostaria de conhecer brasileiros e brasileiras que vivem lá. Se puder me ajudar eu agradeço muito! Bjs. Alê Barbie.

  20. Desejo conhecer brasileiros e brasileiras que vivem em Estocolmo! Bjs.

  21. Opa! Estou em estocolmo o tempo é ótimo e as dicas 100%. queria saber dicas de que ilhas do arquipelogo visitar… abcs

  22. Eu gostei mto desse post, assim como gostei mto de Estocolmo!
    Tudo verdade: muito dinheiro é imprescindível para modesta sobrevivência na capital escandinávia. Porém, vale o preço.

  23. Gostaria de saber se vc sabe de algum guia brasileiro ou espanhol para nos receber na estação de Estocolmo vindo de Oslo, nos levar ao hotel e nos dá algumas dicas? Abs. Fernando

    • Fernando,

      Infelizmente não conheço ninguém que faça esse tipo de serviço.

      Abs,

      Breno B.

  24. Gostei muito do post.
    Passarei dois dias e meio em Estocolmo, gostaria de perguntar-lhe em que parte da cidade, se você voltasse para lá como turista novamente, você se hospedaria? O que você faria ou visitaria novamente? Grata.

    • Sandy,

      Eu me hospedaria mais ao centro para caminhar um pouco menos. Mas nada demais também. Não me importaria de voltar lá e ficar mais afastado porque eu adoro andar – e me perder – pelas cidades que visito.

      Se votasse, gostaria de conhecer Birka, uma cidade viking que foi recomendada por uma amiga tcheca que conhecemos por lá.

      Abraços e boa viagem! Volte para nos contar como foi, ok?

      Breno B.

  25. Hey Breno, estou me programando para ir em Julho para Suécia, aproximadamente, qual o valor ideal para se levar para o país ? Obrigado.


Deixe uma resposta

Categorias

