Publicado por: Breno B | 9 julho, 2008

Milão & Verona

Chegamos cedo ao aeroporto de Guarulhos sem a certeza de que iríamos embarcar pra Milão. Explico: nossas passagens não têm lugar garantido no vôo. Ficamos na fila de espera até os 45 minutos do segundo tempo torcendo por um lugar no avião. Em compensação à emoção, o preço que pagamos pela passagem é tão ridículo que tenho vergonha de divulgar!

Mas… após longuíssimas onze horas de vôo, chegamos a Milão. Na Missão Europa 2006, eu já tinha passeado alguns dias aqui. Dessa vez, usamos Milão somente como ponto de partida. Ainda assim, com tarde livre, fomos agradecer os lugares no avião lá na Duomo. E pra dizer a verdade, continuo com a mesma opinião: a igreja é bem mais bonita por fora do que por dentro. São cerca de 3 mil imagens sacras que adornam a fachada exterior enquanto que por dentro, apesar da imponência das colunas, é escura e sem graça.

Ao lado da Galeria Vittorio Emanuele II, nos abastecemos com panzzerotis de prosciutto e mozzarela no famoso Luini. Uma delícia por 2,50 euros, o que é bem barato para os padrões daqui. No jantar, ainda deu tempo de provar um rissotto e osso na Trattoria La Milanese. O famoso restaurante fica em um bairro antigo de Milão que mais parece uma mistura entre as vielas do Bairro Alto de Lisboa (mas sem as roupas penduradas) e o bairro gótico de Barcelona. No prato, risoto de açafrão e osso buco cozido com primor. Tudo acompanhado de um bom vinho para nos embalar de vez num sono merecido, na esperança de nos acostumar o mais rápido possível com as 5 horas a mais do relógio.

Passada a ressaca do avião, pegamos um trem para Veneza. Mas antes, desembarcamos em Verona para um almoço. Saindo da estação de trem, uma bela caminhada à frente e chegamos à Arena. Construída no século I, já serviu para os mais variados propósitos e hoje em dia é tão somente uma casa de shows. Espere ver um mini-coliseu de Roma e, assim como tal, mais bonito por fora do que por dentro.

Continuando o passeio, paramos na Casa de Giulietta onde, supostamente, morava a tal Julieta do seu eterno amado Romeu. Se isso é verdade ninguém sabe mas por via das dúvidas resolvemos seguir a tradição dos visitantes e deixamos nossos recadinhos de amor da parede. Quem conseguir achar esses recadinhos no meio da parede ganha uma cerveja.

Logo ali atrás da Julieta, paramos para almoçar na Osteria al Duca onde também, supostamente, foi a casa do Romeu. Se é verdade ninguém sabe mas se antigamente o indivíduo cozinhava como seus descendentes cozinham hoje em dia, aposto que ganhou a Julieta pela boca.

Pra pagar os pecados da gula, uma subidinha nada amigável pela colina San Pietro. Mas a vista lá do alto compensa o esforço. Vale os degraus…

De volta à estação, ficamos com a sensação de que Verona merece mais. Mais que um dia e mais que apenas um almoço (claro!). Eu voltaria… vem comigo?


Responses

  1. Muito interessante o que fala sobre Verona mas como foi apenas para um almoço, onde deixou a mala? A estaçao de trem tem guarda volumes?
    Ficarei muito grata se me responder pois pretendo fazer essa viagem só que em sentido inverso. Veneza, Verona , Milão

    • ola breno gostei de ler seus comentarios eu vou a verona para ver industria de panettone vamos comprar maquinas quero ir de trem de milao vou so tenho 70 anos sera que serei bem tratado por la sou um pouco nervoso acho que vou mandar os paisano tomarrrrrrrrrrr oque voce acha.

      • Abilio,

        Vai ser bem tratado sim. Inclusive se não fosse a ajuda de um italiano muito prestativo que encontramos na estação, eu teria perdido o trem para Verona.

        Abs

      • tomara bruno obrigado quem sabe eu encontro uma italianinha para me levar a passear e ver os equipamentos

  2. Breno, eu estive em Vernoa com minha mulher no dia 24 de junho. Adorei a cidade, achei encantadora e com uma coleção de monumentos impressionante. Pretendo em breve escrever uma matéria sobre a cidade e publicar minhas fotos também.

    Parabéns!

  3. Delfina,

    Deixei na estação. Tem guarda-volumes sim!

    Abraços e boa viagem…

  4. Breno..Mto legal o q vc escreveu!!!
    Eu pretendo fazer esse trajeto antes de3 descer para Roma…

    Mas fiquei curioso.. qto foi que vc pagou pelo voo???

    Abraço
    Carlos

  5. Carlos,

    R$550,00 ida e volta!

    Abraços,

    Breno B.

  6. Caro amigo

    Também pretendo fazer exatamente este percurso porém, como você está falando que Verona merce masis pretendo ficar uma noite por lá.
    Voce sabe o valor da passagem de trem e o horário do mesmo de milão para verona?
    Tem que comprar com antecedência o bilhete?
    Abraços

    Valmir

  7. Valmir,

    A passagem não é cara pois a viagem é curta. E também não é necessário comprar antecipadamente.

    Acho que os trens saem de 1/2 em 1/2 hora.

    Abraços e boa viagem!

  8. Caro amigo,
    estou pensando em fazer o mesmo trajeto agora em julho. Posso comprar a passagem de trem ate veneza e descer em verona ou preciso comprar os trechos separados?

    um abraço,
    Leia

  9. Leia,

    Infelizmente eu não sei te responder. O melhor a fazer é se informar no guichê da estação de trem.

    Volte para nos contar como foi…

    Abraços e boa viagem,

    Breno B.

  10. Breno,
    Gostaria de saber como voce conseguiu comprar essas passagens sem alugar garantido por esse preço super bacana. Tem alguma dica?
    Obrigada
    Gisele

    • Gisele,

      Na época eu conseguia pegar umas passagens a preços ridículos com uns amigos meus da TAM – a tal da passagem RIP (acho que é assim que se escreve).

      O problema é que não há lugar garantido no voo. Você tem que ficar aguardando no check-in e torcer pra sobrar um assento pra você.

      Mas como o barato sai caro, na volta eu fiquei 4 dias a mais em Milão e não consegui embarcar de volta. Tive que comprar uma passagem pela TAP com escala em Lisboa e Rio para voltar para São Paulo.

      Abraços e volte sempre…

  11. Olá Breno,

    tudo bem? Por acaso sabe-me dizer o preço em Euros do comboio de Milão para Verona?

    Em relação à cidade de Verona, por acaso não sabe os preços dos autocarros para andar por lá nao?

    obg
    Diana

    • Diana,

      Não me lembro de quantos euros eu paguei para ir até Verona e não utilizei carro por lá.

      De qualquer forma, dá pra conhecer a cidade toda a pé. Alugue um carro somente se quiser visitar lugares próximos.

      Abraços,

      Breno B.

  12. Moro em Verona e essa cidade è maravilhosa mesmo!!! fez muito bem de ter vindo conhecer.

  13. Olá Breno! Irei fazer uma viagem ano que vem e já estou estudando as possibilidade de roteiro. Aí, surgiu uma dúvida. Terei que pegar um trem de verona para milão. Em qual site posso pesquisar e vc tem idéia do valor da passagem? Ou seria melhor ir de avião? Se puder dar um retorno, ficaria muitissimo grata. Um abraço

    • Janaina,

      De Verona para Milão é trem na certa.

      A passagem é barata e a viagem dura cerca de 1:30h. Há vários horários durante o dia e a noite. Não se preocupe e compre na hora.

      Boa viagem!

  14. ola pessoal, vi que muitos estao perguntando sempre a mesma coisa, quanto custa o bilhete de trem, onde me informo, coisa e tal..
    o modo mais ràpido de sanar todas essas dùvidas è, entrando diretamente no site
    da companhia ferroviaria italiana, a:
    http://www.trenitalia.com/
    boa viagem!

  15. Olá gostei muito dessas informações estou querendo ir para verona, mas não sei direito qual lugar primeiro descer milão ou roma qual seria mas perto de verona de trem?????

    peço ajuda..

    meu email alexandre.albano@uol.com.br

    Brigadão

    • Alexandre,

      Verona é muito mais perto de Milão do que Roma. Fica a uma hora e meia de trem de Milão.

      Abraços,

      Breno B.

  16. Olá Breno, boa noite. Vou estar com a família por dois dias em Milão e Verona. Estando em Milão, de qual estação saem os trens para Verona? Central ou Cadorna?
    Obrigado pela ajuda.
    Marcos Muniz

    • Marcos,

      Da estação Central. Mas dê uma confirmada antes pra não haver surpresas, né?

      Abraços e boa viagem.

      Breno

  17. Breno, como a R.I.P como fez para comprovar a passagem de volta, se não há data marcada? Consegui no mesmo dia vôo de volta?

    • Eu não consegui😉

  18. oi..preciso da sua ajuda !!! URGENTE!! rssss

    vou para milao amanhà, e não estou conseguindo comprar a passagem de trem para chegar em verona, pois entro no site da trenitalia e não consigo digitar o dia 7 como opçào de compra. Será que nào tem mais nada nessa data? será que na hora consigo comprar?

    • Simone,

      No site do Ricardo Freire (http://www.viajenaviagem.com) tem um tutorial de como comprar passagens de trem na Itália.

      Mas relaxe… é bem provável que você ache uma passagem no dia sim. Existem vários trens que saem de Milão pra Verona a cada dia.

      Abraços e boa viagem,

      Breno B.

  19. obrigadaaaaaaa!!
    Simone

  20. Esses lockers de estações de trem são confiáveis? Vocês pagaram quanto em Verona para deixar a mala (se é que lembraão, rs). Queria fazer o inverso e seguir para Milão, alguém sabe se há em Milão?

  21. Oi pessoal, vi os post anteriores sobre o locker… estou vendo no site da Trenitalia e vi somente locker nas estaçoes: Roma Termini, Firenze S.M.N., Bologna Centrale e Milano Centrale. Breno voce conseguiu deixar sua mala em Verona? obrigada.

    • Margareth,

      Tem locker em Verona sim. Eu deixei minhas malas lá quando estava a caminho de Veneza.

      Abraços,

      Breno B.


Deixe uma resposta

Categorias

