Publicado por: Breno B | 14 julho, 2008

Ljubljana & Bled

Enquanto Veneza transpira romantismo por suas vielas, Ljubljana é puro charme. Às margens do rio que corta o centro da cidade – relativamente inexplorada por bandos de turistas – ainda é possível observar os costumes dos moradores e desfrutar do estilo de vida esloveno.

Ainda que seja relativamente pequena, Ljubljana (lê-se Liubliana já que o “J” tem som de “I”) não é uma cidade para ser vista. É para ser vivida entre seu castelo e as histórias milenares que envolvem dragões, entre o pacato estilo de vida matutino e a pulsante vida noturna às margens do seu rio.

Uma mistura de diversas culturas vizinhas forma a culinária eslovena. Espere comer desde massas, passando por frutos do mar e embutidos, chegando à famosa carne de cavalo. Deliciosa! Mais do que recomendo o restaurante Spajza, atrás da igreja St. James.

Se preferir uma viagem mais profunda pela culinária eslovena, vá a Gostilna Sokol e beba uma cerveja fabricada na própria cantina. Não deixe de provar o Gibanika, uma sobremesa típica com diversas camadas de doce pecado.

Nossa visita não estaria completa sem passar por Bled, considerado o cartão postal da Eslovênia. A 70km da capital está o lago Bled, formado por águas cristalinas que descem dos Alpes. Em cima da colina, um castelo que parece perigosamente perto demais do penhasco de pedra. No meio do lago, uma estratégica ilha guarda a igreja, acessada por barquinhos a remo.

A paisagem é simplesmente deslumbrante. E a cor da água do lago é única. Se planejar uma visita por aqui, fique pelo menos por uns dois dias para pegar um sol nas praias artificiais ou nos piers de madeira às margens do lago.

Depois de subir ao castelo e andar pelas margens do rio, pare para tomar uma pivo gelada para relaxar. Afinal você está no lugar perfeito para fugir das filas, dos bandos de turistas e dos seus próprios problemas.

Hvala Ljubljana!


Responses

  1. MARAVILLOSO POST!!!
    É uma boa lição de fotografía. Bonitos cores e uma boa perspectiva. As fotos do lago Bled são pura poesia. Eu gosto muito. PARABÉNS!!!

  2. Parabéns pelos posts em direto. Eu fiz algumas entradas enquanto viajava e realmente é complicado! Mas em contrapartida para quem lê é uma delícia! Boa viagem

  3. Que coisa LINDA!

  4. Nossa!esse lugar é realmente fascinante.O lago bled com certeza é um dos lugares mais incríveis do mundo….sem sombra de dúvidas qualquer pessoa se sentiria livre aí…Seria um sonho acordar e,ver de cara esse lago todos os dias…Não há palavras que possa descrever a imensidão desse lugar….


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: