Publicado por: Breno B | 16 julho, 2008

Zagreb & Samobor

Não. Você não vai morrer de amores por Zagreb à primeira vista. Mas aos pouquinhos, com a simpatia dos moradores e com a mistura certa entre oriente e ocidente, ela vai te conquistar.

Zagreb, assim como outras cidades que visitamos, era dividida em duas partes: a parte alta e mais antiga e a parte baixa e mais nova. Na parte alta se concentram a maioria dos museus e igrejas enquanto que a parte baixa é recheada de galerias e lojas. Mas dá pra visitar tudo a pé.

O coração da cidade é a praça Bana Jelacica. De lá, uma escadaria leva ao Dolac, um famoso mercadão a céu aberto. A leste fica a Catedral, com suas belas torres, e o Kaptol. Mais acima, passando pelo Portão de Pedra, chegamos à cidade alta. Interessante observar o teto da igreja de São Marco (em reforma) adornado com os escudos da Croácia.

Desça pela rua Tkalciceva, onde estão concentrados a maioria dos cafés e bares do centro, e peça uma pivo de fabricação própria na cervejaria Medvedgrad. Pra acompanhar, uma porção de cevapcici, bolinhos de carne fritos acompanhados de cebola crua e pão. Ou então um apimentado goulash de carne. Mas não coma os dois juntos… vai por mim.

Nossa inexplicável aversão por museus até o presente momento, nos levou a passar uma manhã em Samobor, cidadezinha ao pé do morro bem perto de Zagreb. Lá o tempo parece ter congelado. Vale passar uma tarde por lá. Se tiver disposição, suba morro acima através da mata até as ruínas do castelo medieval.

Enfim, Zagreb é para aqueles que gostam de viver a cidade. Aqui, aprender com a cultura do povo é mais valioso do que visitar museus. Dê um tempo a Zagreb e, de algum jeito, ela vai acabar te conquistando.


Responses

  1. Adorei os lugares por onde vcs passaram!Um dia faço uma viagem assim.abraços

  2. Um lugar muito lindo. Eu não sabía que Zagreb fuera tan formoso, tan cheio das cores. Vocês sempre fazen excelentes viagens!!!
    Parabéns por o post.

  3. parto para essas paragens no inicio de agosto. não perderei Samobor quando estiver em Zagreb!

  4. minha vida inteira eu comi cevapcici e nunca soube com escrevia, rs……meu pai é croata e sempre faz isso nos churras em casa…alias…qdo vc quiser experimentar outra comidinhas croatas é só falar……adorei as fotos e um dia quero conhecer meu pais de origem….

  5. Sou tia da Marcela, nascida croata de zagreb com coraçao brasileiro, e fico feliz em saber que voces adoraram zagreb e samobor. Nos acabamos de passar por la tambem e comemos em Samobor mil folhas ate nao poder mais, sao muito conhecidas e enormes. Seria um sonho um dia poder levar a Marcela e irmas para conhecer estas e outras cidades lindas da costa Croata e Monte Negro tambem. Eis uma dica para sua proxima viagem. Abraços da Tia Ivana

  6. voçe e muito mavilhoso

  7. O Cevapcici é um prato muito típico em restaurantes croatas no exterior, como na foto….


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: