Publicado por: Breno B | 22 julho, 2008

Bratislava

Bratislava, capital da Eslováquia, está a menos de 100km de Viena. Mas não se engane. Apesar da pouca distância que as separa, a diferença entre elas é enorme!

Enquanto Viena cresceu e prosperou economicamente, por aqui as coisas andaram um pouco mais devagar. Nada disso tirou o aconchego da capital eslovaca que considero um destino fácil para quem procura aquele ar “nostálgico-soviético“ sem ter que sair do roteiro.

O centro histórico de Bratislava é pequeno e dá para ser explorado a pé. Pouco da muralha que cercava o centro está preservada e apenas um – o de São Michael – dos quatro portões que protegiam a cidade está de pé. Hoje em dia funciona como museu de armas antigas e lá de cima dá pra ter uma boa visão do centro antigo e do castelo ao fundo. É também no centro histórico que se concentram a maioria das igrejas, os prédios históricos e museus da cidade.

Próximo ao Danúbio e no alto do morro fica o Castelo de Bratislava (Bratislavsky Hrad) com suas quatro torres consideradas símbolos da cidade. Vale a vista da cidade e da modernosa Novy Most – Nova Ponte – sobre o Danúbio. Na outra margem, ao sul da cidade, dá pra ver os conjuntos de prédios soviéticos perfeitamente iguais e alinhados como uma cidadezinha de brinquedo.

Para viajar pela culinária eslovaca, vá ao Prasná Basta, ao lado do Portão de São Michael. O restaurante tem uma ótima localização, boa comida, cerveja gelada e cobra pouco por tudo isso. À noite, existem vários barzinhos espalhados pelo centro e algumas danceterias. Tente o Circus Barok, um barco ancorado na margem do rio com a pista de dança subaquática. Desaconselhável aos claustrofóbicos.

Venha logo, antes que esse ar provinciano da capital eslovaca seja “comprado” pelo investimento ocidental.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: